O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

86 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Na capital da Dinamarca, em Copenhague, iguaes, esforços se fazem no mesmo sentido, dando-se habitações baratas a 1:554 familias, compostas de 7:523 individuos
[ver tabela na imagem]
Sociedades Typos das casas Numeros das habitações Uma e cozinha Duas casas e cozinha Total Numero de familias Rendas annuaes Habitação maior Habitação menor Numero de pessoas Preço de uma habitação
Na Belgica as commissões de beneficencia começaram em 1860 o seu bello trabalho em favor das classes desvalidas. O bairro Stuivenberg, proximo de Antuerpia (Anvers), tinha, em 1868, 167 casas em magnificas condições (numero mais tarde elevado a 297) na sua quasi totalidade independentes e com jardim, que custaram cêrca de réis 216:000$000.
Em 1852, dos 10.000:000 de francos,(1:800:000$000 réis) applicados pela França para beneficiar as classes operarias, 360.000$000 réis foram empregados na construcção de 17 casas para operarios no boulevard Mazas, e cerca de 384:000$000 réis foram concedidos em subvenções a companhias e a individuos constructores.
No grande centro industrial de Mulhouse formou-se em 1853 uma sociedade constructora de casas economicas para operarios.
As primeiras casas construidas por estas sociedade custaram entre 360$000 réis a 540$000 réis, sommas engrossadas depois pelo augmento de preço de materiaes e de commodidades.
Esta sociedade tem construido mais de 1:000 pequenas casas nas melhores condições technicas e hygienicas, que importaram em 720:000$000 réis e são habitadas por mais de 7:000 pessoas.
Em vista do bom resultado da tentativa o governo francez subsidiou tarde esta sociedade com 54:000$000 réis, que foram empregados em melhoramentos de interesse commum, taes como banhos lavadouros, escolas , etc.
Um grande numero de cidades francezas patrocinou a construcção das casas baratas, já subvencionando directamente as companhias, já tomando a seu cargo as obras das ruas, canalisações, etc., etc.
Seguindo este movimento das nações da Europa, vê-se que nem uma só d´entre as mais civilisadas tem deixado de pesar este problema e de tentar alguns esforços, mais ou menos proficuos, mais ou menos corôados de bons resultados em favor de um principio, que constitue um dos melhores elementos da ordem publica, da salubridade e da riqueza das grandes cidades ou centros de população. A propria iniciativa particular tem-se distinguido, e alguns dos grandes industriaes comprehenderam a vantagem de se cercarem de operarios são e instruidos. Salt, um grande e rico industrial de Bradfort, A Kroid e Crossley, de Halifax, deram em Inglaterra o primeiro impulso á construcção das casas para os operarios das suas fabricas.
Em França, como exemplo do que póde conseguir a iniciativa particular, quando dirigida pelo louvavel empenho de contribuir para o bem estar das classes pobres, citaremos apenas o familisterio de Guise.
Godin, proprietario de grandes officinas de fundição de metaes proximo de Guise, emprehendeu a construcção vastas e commodas habitações para os seus operarios.
As construcções, situadas na margem do rio Oise, compõem-se de tres grandes edificios principaes, rectangulares e de quatro andares.
Na parte central de cada um d´estes edificios um vasto pateo, especie de clausto coberto por grande vidraças, dá luz e ventilação aos differentes andares; servindo ao mesmo tempo de salão e de logar reservado para as creanças brincarem em dias humidos e chuvosos.
Estes tres grandes edificios albergam cerca de 1:200 pessoas, ou de 400 familias, em excellentes condições de salubridade, commodidade, segurança e economia.
As escadas construidas de ferro e beton, perfeitamente incombustiveis, a abundancia de agua, levantada do Oise por grandes machinas, a disposição interior das divisões separadas de espaço a espaço por grossos muros, tudo contribue para a completa segurança dos numeros locatarios de cada um dos edificios.
As substancias alimenticias e indispensaveis para a vida são fornecidas aos inquilinos pelo preço da sua producção; o gaz, a agua são-lhe facultados gratuitamente, bem como os remedios e os cuidados de um medico, que duas vezes por dia visita o familisterio.
Duas especiaes do alojamentos existem para arrendar : os maiores formados por quatro quartos e dois gabinetes, os menores por dois quartos e um gabinete; variando os preços segundo o andar, mas conservando-se sempre muito baixos:

Francos Réis

Aluguer de 1 metro quadrado (mensal)
Subterrancos 0,10 18
Rez do chão 0,26 47
Primeiro andar 0,.29 52
Segundo andar 0,26 47
Sotão 0,10 18
As construcções principaes são acompanhadas por um grande numero de annexos: edificios para banhos frios e quentes, bibliotheca, theatro padaria, talhos, armazens de todas as especies, e, finalmente, tudo quanto se póde imaginar mais perfeito e completo para a creação e desenvolvimento physico e moral das creanças, filhos dos locatorios.
Casas (nourriceries) em que durante o trabalho as mães guardam os filhinhos em excellentes berços, sob a vigilancia de uma inspectora; outra (bambinats) para as creanças de seis mezes a dois annos, e de dois a quatro annos; escola graduadas para creanças de quatro a seis annos; de seis a oito annos, de oito a dez annos e de mais de dez annos.