O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Transporte .... 1.503:342$160

E como o orçamento de despeza do ministerio da fazenda apresenta no seu conjuncto um augmento, como acima de .... 1.369:617$081

Ha assim nas demais despezas d’este ministerio uma diminuição effectiva de, .... 133:725$079

No ministerio da guerra o augmento de despeza provem principalmente da melhor dotação do serviço extraordinario da defeza de Lisboa e seu porto; no dos estrangeiros dos encargos com a defeza dos nossos sagrados direitos na Africa; e no das obras publicas, de melhor dotação de alguns serviços, ainda assim muito áquem do que elles reclamam, como vereis da nota preliminar que acompanha o respectivo orçamento.

De certo deveria esta exposição ser muito mais desenvolvida, apreciando largamente os recursos com que podemos contar e os encargos impreteriveis que temos de satisfazer. Não o permitte agora a estreiteza do tempo: o governo deseja com essa larga exposição apresentar-vos tambem o resultado da gerencia financeira até ao fim do anno civil de 1895, em que terminou a gerencia do exercicio de 1894—1895 da mesma denominação, acompanhada de todas as considerações e propostas que d’esses resultados derivam e que desde já, felizmente, póde dizer-se nos animam a proseguirmos com perseverança no caminho, nos ultimos annos encetado com proveito publico da reorganisação financeira do paiz. Esses resultados estão sendo coordenados de fórma a que, dentro em breve, vos possa dizer mais circumstanciadamente o que pensa e o que julga, na actualidade, impreterivel para que todas as despezas indispensaveis da nação possam ser custeadas com recursos proprios do thesouro. E por isso, por emquanto, chama a esclarecida attenção do parlamento para a adjunta proposta de lei em que são fixadas as regras geraes para a arrecadação das receitas e despezas totaes do estado na metropole no exercicio de 1896-1897.

Ministerio dos negocios da fazenda, aos 18 de janeiro de 1896. = Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro.