O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(18)

Appareceu mais uma certidão da acta geral, passada, a requerimento de José da Costa Sousa Pinto Basto, pelo Secretario da Mesa do apuramento, donde se vê, que José Gregorio Lopes da Camara Sinval obtivera naquelle Circulo 3:002 votos para Deputado. Desta votação não ha vestigio algum na acta apresentada á Commissão; mas tendo esta examinado as actas parciaes para verificar o numero dos votos do Circula, achou que realmente o mesmo José Gregorio Lopes da Camara Sinval fôra votado com o mencionado numero de votos.

Viu igualmente a Commissão um requerimento do Conde da Taipa, pedindo ser admittido a disputar a preferencia da sua eleição neste Circulo com outros candidatos. Pareceu desnecessario deferir a este requerimento.- Inserto na acta geral vem um protesto contra anullidade da eleição das Assembléas comprehendidas no Concelho de Fafe por falta de remessa de listas de votados no prazo da Lei; o Presidente da Camara declarou que só as tinha recebido no dia do apuramento geral.

4.º Circulo = Porto. - Dá 8 Deputados - O numero dos votantes foi de 10:995.

Não foram presentes as actas parciaes; e por isso não póde a Commissão declarar o numero dellas. Consta da acta geral que as de Santo Thirso e de Mafamude foram annulladas: a primeira porque não era mais do que uma lista dos votadas, e declaram os portadores respectivos em resposta ao officio que a Mesa do apuramento lhes dirigio, não terem recebido outro algum papel pertencente áquella eleição. A segunda por constar da acta, e outros documentos, que houvera uma irrupção na uma aonde lançaram listas tumultuariamente muitos cidadãos não recenciados; verificando-se que sendo os recenceados 1243, appareceram 353 listas na urna. Foram tomados em separado os votos da Assembléa da Povoa de Varzim, e d'Alfena, a primeira por defeitos na organisação da Mesa, e insuficiencia na outorga dos poderes; e a segunda por absoluta falta desta.

Apparece uma reclamação com 2:114 assignaturas, na qual se allegam factos de violencia praticados na Cidade do Porto, durante o tempo das eleições, e por motivo dellas, increpando as Auctoridades; e bem assim accusando a Mesa da Assemblea geral pela rejeição de certas actas.

Para justificação da regularidade das actas eleitoraes, enviou o Administrador Geral do Porto com Officio de 20 de Novembro do corrente anno 44 documentos, que são contas, e informes das Auctoridades Administrativas, e Presidentes das Mesas eleitoraes, sobre os factos occorridos, durante o tempo da eleição, e motivos que a elles deram logar.

Ha mais uma declaração de 162 cidadãos das Fre-guezias da Sé do Porto, e de Santo Ildefonso, affirmando terem votado aos candidatos, que ficaram em minoria.

4.° Circulo - Penafiel. - Dá 5 Deputados - Votos do Circulo 4:204.

Neste Circulo vê a Commissão 34 actas parciaes, e nenhuma dellas annullada pela Mesa do apuramento. Acharam-se irregulares as de Sande, Barrosa, Toutosa, Folhada, Rio de Galinhas, Teixeira, Villa Cova de Lixa, Santa Maria do Zezere, S. João da Varzea, Concelho de Amarante, e S. Tiago de Fonte Arcada, por não declararem numero do votos por excesso tios mesmos, falta de assignaturas, folha dos votados intermettida na da acta, e omissão da outorga de poderes.

Na acta vem inserto um protesto de José Pinto Monteiro de Almeida e Azevedo, e Gabriel Antonio da Cunha Guimarães contra as nullidades da Assembléa de Sande, e outras do Circulo respectivo.

6.° Circulo - Villa Real. - Dá 6 Deputados - Votantes 8:340.

Neste Circulo houve 69 actas no primeiro escrutinio, e no segundo 6 - Não foram annulladas actas algumas parciaes. Acharam-se irregulares, por falta de expressão de numero de votos, e de poderes especiaes, as de Santa Maria de Souto, Soutello, Lobrigos, Ervededo, S. Estevão de Facões, S. Tiago de Ouro, Santa Maria de Cedielos, e Nogueira, alem da de Monforte, omissa na outorga de poderes.

7.° Circulo - Bragança. - Dá 5 Deputados - Votantes 6:582.

Como consta da acta geral. Não se annullou acta alguma parcial.

Neste Circulo foi inutilisado o primeiro escrutinio em virtude do roubo da urna, e papeis pertencentes á eleição. O Governo mandou em 12 de Setembro, ou restabelecer a eleição, ou, se faltassem os elementos necessarios, proceder a nova - Faltaram tres relações de votantes nas Assembléas de Cardenha, Gouvea, e Alfandega, o que não obstou á approvação das actas respectivas - Os portadores das actas da Torre de D. Chama, Alfandega, e Mirandella as enviaram com um protesto, allegando falta de segurança pessoal. Na acta geral contradiz-se esta asserção.

Foi presente á Commissão a acta a que procedeu a primeira Mesa de apuramento, em que se declara ser impossivel conseguir verificar-se a primeira eleição, por absoluta falta de documentos legaes donde constasse a votação. Ha mais duas Certidões passada e pelas Mesas das Assembléas de Chacim, e Agrobom, confirmando a falta de taes documentos. E em ultimo logar uma reclamação com 359 assignaturas contra os procedimentos eleitoraes do Circulo.

8.° Circulo - Aveiro. - Dá 4 Deputados - Votantes do Circulo 9:366.

Actas parciaes 31, nenhuma das quaes foi annullada.

As tres de Oliveira do Bairro, Angeja, e Salreo são irregulares por não se conter nellas o numero dos votantes. - Apparece um protesto contra a eleição de Eixo, que na acta vem recopilado; mas que rsão foi remettido com os demais papeis. A Commissão achou um attestado com 20 assignaturas de cidadãos daquella Villa, e varias certidões da Administração Geral respectiva.

9.° Circulo - Feira - Dá 4 Deputados - Votantes do Circulo 4:154.

Faltam as actas parciaes desta eleição, mas na acta do apuramento se refere o numero de votos do Circulo, os quaes tambem constam de uma lista geral dos mesmos, que foi remettida juntamente com os demais papeis.

Na acta faz-se menção de uma irregularidade commettida na eleição de uma das Assembléas de Ovar. - A acta desta Assembléa appareceu na Junta do apuramento com grande numero de votos a alguns candidatos, quando na primeira e segunda via das listas dos votados, entre si conformes, e mostrava haverem tido muito menor votação. A Mesa deci-