O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

cotn 44, Sousa Guedes com 43, José Maria Esteves com 42, e Frederico Gomes com 44.

Não tendo obtido maioria absoluta mais nenhum'

Sr. Deputado, procedeu-se a segundo escrutínio

para a eleição d'u m Membro, que faltava; e, tendo

entrado oa urna 75 listas, saiu eieito o Sr. Pestana

,com 43 votos.

O Sr. Fonseca Magalhães: — A Commissão de Corumercio e Artes acha-se instaliada ; nomeou para Presidente o Sr. Lourenço d'O!iveira Grijó, a nVim para Relator, e os Srs. Passos (José) para Secretario. — A Camará ficou inteirada.

O Sr. Alberto Carlos: — Tenho a participar á Camará que a Commissão de Fazenda se acha ins-tallada , tendo nomeado para Presidente o Sr. Silva Carvalho, para Secretario o Sr. Tavares de Macedo, e a miai para Relator. •=. A Camará ficou inteirada.

O Sr. José Estevão:—Tenho igualmente a participar que a Commissão encarregada de redigir a Resposta ao Discurso doThrorio se acha instaliada, e nomeou para seu Presidente o Sr. José Caetano de

Campos, e a mim para Secretario e Relator.—^ Camará ficou inteirada.

O Sr. Ferrer: — Eu participo lambem que a Commissão d'Inslrucção Publica nomeou para seu Presidente o Sr. Bispo Conde, Secretario o Sr. Celestino Soares, e a aiini para Relator. — jí Camará ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — Passa-se á eleição da Commissão de Guerra, que é de sete Membros.

Recolhidas as listas, verificou-se terem entrado na urna 75, e apurado o escrutínio saíram eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. César de Vasconcellos com 66 votos, Silva Costa com 60, Celestino Soares com 59, Luna com 54, Fontoura com 47 , e Silvedo com 47.

O Sr. Presidente: — Não alcançou rnais nenhum Sr. Deputado a maioria ; e por isso falta um , para o que amanhã ha de haver segundo escrutinio. A Ordem do dia para a Sessão seguinte e' a continuação da eleição de Com missões.— Está levantada a Sessão — Eram 4 horas e um quarto da tarde.

14 te

Presidência do Sr. J. C. de Campos.

.bertura—Depois do meio dia.

Chamada — Presentes 75 Srs, Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Cândido de 'Faria, Mimoso Guerra, Costa Carvalho, Ávila, Bispo Conde, Varella, Celestino Soares, J. G. Pina Cabral, J. A. de Magalhães, Moniz , \ c Midosi.

Acta — approvada.

Sr. Secretario Rebello de Carvalho participou á Camará que o Sr. Deputado M i IDOSO Guerra não podia comparecer á Sessão, por moléstia.

O Sr. /lguiar : — Leu e mandou para a Mesa unia declaração de votos; assignada igualmente pelos Srs. Pestana , Barreto Ferraz, Cardoso Cas-teílo Branco, Pauio de Moraes Leite Velho, Borges Peixoto, Teixeira d'Agui!lar, Manoel Bento Rodrigues, Lobo de Moura, e António d'Oliveira Marreca.

Depois de lida ua Mesa pediu a palavra sobre dia

O Sr. M. *4. de Vasconcellos: —Eu tenho sempre muita repugnância a impedir que se lancem na Acta as declarações de voto, mandadas para a Mesa ; mas não posso deixar de me oppor a que esta declaração seja lançada da maneira, por que está redigida , porque no rigor da palavra e uma declaração motivada, e não só motivada, mas ate' raciocinada; e se deixarmos passar este precedente, daqui hão de resultar gravíssimos inconvenientes. Esta matéria e', parece-me, de clara intuição; não irie demoro em dernonstra-la, nem insistirei na minha opinião ; faço somente esta declaração p.ara mostrar a razão, porque voto contra a inserção desta declaração.

O Sr. Aguiar : — E-u entendo que a rainha declaração de voto não e motivada ; o mais que pôde dizer-se e' que expendi um pouco mais extensamente a opinião 5 que emitti: entretanto também não

qnero tomar o tempo á Camará; preenchi o meu fim, sendo lida essa declaração , e então convenho em que se reduza a estes termos como agora amando para a Mesa.

O Sr. Presidente :-— A declaração do S,r. Deputado reduz-se agora a isto. Na sessão de 12 decorrente foi o meu voto a respeito do chamamento d'um Substituto pelo Algarve, que o Parecer dado para Ordem do dia voltasse á Commissão, e ven-•cendo-se o contrario rejeitei o Parecer da Commissão. J. A. d'Aguiar. — Foimandado lançar na *4cta.

O Sr. Sevretario Rebello de Carvalho deu conta da seguinte correspondência :

1.° Um Officio do Exm.0 Bispo Conde D. Francisco, em data de 14 de Janeiro corrente, incluindo uma representação á Camará, na qual depois de ponderar o máo estado de sua saúde, nascido dos últimos trabalhos parlamentares, desiste da sua cadeira de Deputado, e supplica que esta desistência lhe seja acceita, sendo chamado o seu Substituto.

Esta Representação foi mandada á Commissâo de verificação de Poderes.

2.° Ura!.Orneio do Cidadão Sebastião Xavier Botelho , em data de 12 de Janeiro, no qual perten-dendo tomar assento nesta Gamara pela Província de Goa, em virtude da lei de 4 de Julho de 1837, deseja que os papeis concernentes á sua eleição sejam remettidos á Commi&sâo de verificação de Poderes.— Assim se resolveu.

3.° Um Oíficio do Ministério do Reino, acompanhando uín requerimento dos Alumnos da Casa Pia , praticantes de Tachigraphia nas Cortes desde 1835, e informações, que sobre os mesmos se houveram, e os documentos, que lhe pertencem — Foi remettido á Commissão .Administrativa.