O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

e de que citou um exemplo, pôde dar-se em todas as Coro missões: quem quer que seja o encarregado d'u,ma redacção pôde por descuido, ou por qualquer outro motivo apresentar um caso similhante; portanto não evita o Sr. Deputado esse mal com o rneio que propõe. Agor,a, Sr» Presidente, o que e verdade, é que convém , quanto for possível , que as leis tenham uma forma a mais análoga que for possível em todas as suas partes, conservando unia uniformidade de eslillo, como já disse uro Sr. Deputado ; e então para que isso se consiga é necessária a Gommissão de redacção, e em consequência voto porque seja eleita.

Posto á votação o requerimento do Sr. Ávila foi rejeitado. ^

Passou-se á eleição da Còmmissâb de redacção, e tendo entrado na urna 79 listas só obteve maioria absoluta o Sr.

José Caetano de Campos com 47 votos.

O Sr. Ferrer: — A Comasissâo Ecclesiastica acha-se installada , tendo nomeado para Presidente o Sr. Cardoso Castello Branco, Secretario o Sr. Lacerda, e a m i m pa.ra seu Relator.

Passou-se ao 2.° escrutínio para a eleição de dois Membros para a Cominissâo de redacção, e tendo entrado na urna 77 listes saíram eleitos os Srs.

Paulo Mido^i com 39 votos.

António Luiz de Seabra 34.

O Sr. Pice- Presidente : —-A segunda parte da ordem do dia é a eleição da Commissão de redacção do Diário das Cortes ; não está resolvido que a Camará proceda a este eleição, e pôde a Commissão ser nomeada pela Mesa como o foi a sessão passada (vozes: — pela Mesa,).

Resolveu-se que esta nomeação fosse feita pela M-isa*

O Sr. Tavares de Macedo : — A Commissão de .'Cotmiíercio e Aries acha-se instaílada, e "nomeou para seu Presidente o Sr. Grijó, Secretario o Sr. Passos (José) e a mi m para Relator.

.A Camará ficou inteirada.

O Sr. Sá Nogueira:—Sr. Presidente, eu pedia que V. Ex.a propozesse á Camará, se acaso queria que subsistisse a Commissão que foi eleita na Sessão passada, encarregada de propor meios, que obviem ao .trafico da escravatura branca, que se está fazendo nas J l hás dos Açores: todos nós sabemos que está saindo uma immensidade d-e Cidadãos Portuguezes

para o Brazil; que vão ali ser vendidos, e ser escra* vós dos Brazileiros, substituindo os logares dos negros; e então ao passo que todas as Nações da Eu* ropa estão empenhadas em evitar o trafico da es-cra* vatura negra, parece-me que mais direito temos cie tractar de evitar o trafico da escravatura branca; de escravatura de Cidadãos Portuguezes!.. Peço portanto á V. Ex.a'que proponha á Camará, se quer que subsista a^Commissão que foi nomeada o anuo passado, para tractar deste objecto (apoiados).

O Sr. Ávila: — Eu quando pedi a palavra foi unicamente para dar algumas explicações ao nobre Deputado, e não entrarei na segunda parle do sen requerimento visto que tive a honra de ser membro dessa Cotnmissão. No intervallo da Sessão fui aos Açores, e posso affirmar ao nobre Deputado que esse horroroso trafico, que ali teve logar , e que em algumas Ilhas foi tão escandaloso, não tenho difficulda-de nenhuma em o dizer, pela criminosa conivência de algumas auctoridades, conivência que tive a honra de fazer ver ao Governo, e que lhe provei cora documentos irrefragavei?, que tinha tenção de trazer a esla. Camar$, quando fosse necessário, esse desgraçado e ominoso trafico está consideravelmente dimi* nuido, Não posso por esta occasião deixar de dar os devidos louvores aos differentes cavalheiros qua têem estado no Ministério; porque todas as Administrações tomaram-a este respeito as mais enérgicas-providencias, as- quaes se em algumas partes, não produziram todos os resultados, de que eram susceptíveis, foi, torno a dizer, porque "os Funccionarios, encarregados de as levar a effeito não cumpriram o seu dever. Uma prova é que na ilha do Fayal , por exemplo, logo que tomou posse do logar de Capitão do Porto o honrado L° Tenente Chautard cessou a emigração. Por outra parte os povos também se vão desenganando de que são illusorias as vantagens, que lhes prometleram : entretanto não me opponho á nomeação da Commissão porque talvez .que alguma medida seja ainda necessária — (vozes — a mesma).

O Sr. Almeida Garrett: -—Eu proponho que. V. Ex.a consulte a Camará sobre se quer confirmar os poderes da antiga Co.rnmissão — (apoiados).

Assim se resolveu.

O Sr. f^ice-P residente:— A ordern do dia para. amanhã e a leitura da correspondência , e depois resolver-se-ha a Camará em Commissões.

5 í*

Presidência do Sr. Guilherme U enrique s.

.bertura — Pouco depois do-meio dia. Chamada— Presentes 83 Srs. Deputados, entraram depois inais alguns, e faltaram os Srs. A. Car* los, Gallafura, Motia Pirrientel, Gorjâo, Corrêa de Sá , Águillar , feiga , Sonsa Guedes , Dias cf yjzevedo, Qiteiroga , Mascarenhas Neto, Luna , Castro .Portugal, Galeão Palma, f^elloso da Grita, 13orges Peixoto, Sonsa Pinto Basto. Marecos^ Ferreira de ('astro, tí enriques ferreira^ Fontoura* Silva Pereira,, Pinto Soares ^ Mauzinho da Silveira, Pimenta,) Colmieiro, Manoel Ferreira Cabral,

Marques Murta, Pairiarclia Eleito, Leite Sebastião Xavier Botelho.

Participações. — O Sr. Marreca participou que a Sr. Gorjào continuava a estar doente.-—A Câmara ficou inteirada,

yícta — A p provada sem discussão. Correspondência — Teve o seguinte destino» Um OSficio do Sr. Deputado J. A. de S. Queíro-ga, participando que não tem podido concorrer á Camará por falta desande, e pelo rigoroso inverno; mas que o fará brevemente, logo que o tempo melhore. — Inteirada.