O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

m

cia de vinte pensSes e Mm laudemio, conforme a disposição primeira da, citada portaria. O preço da arrematação será satisfeito dentro de trinta dias depois, em inscripções de assentamento, pelo valor do mercado que constar no ultimo boletim offioial, ou em dinheiro corrente, nos termos da terceira disposiçEo da mesma portaria; ficando os arrematantes, no caso de falta, responsáveis pelo prejuízo que resultar á fazenda do hospital da nova praça a que os foros serEo levados, e inhibidos de lascar n'ellesj tudo na conformidade da respectiva legislft^So»

LISTA N.* g

AERBMATAÇlO NO HOSPITAL DE S. JO&É KO DIA 88 D» DE 1881, ÁS OKZ» SOBAS

CONCJKLHO DE BELÉM

KREStJBZIA DO SANTÍSSIMO KOMB DJf JESBS DB O9I

66 Foro de cento trinta e dois alqueires de trigo, cento trinta e dois alqueires de cevada e um carneiro, pago por dia de Santa Maria de agosto, imposto em um casal no sitio de Trigach® da Granja, que constituo um praso em vidas com laademio de quarentena. Emphyteuta Domingos Alves Pereira, sendo o dito foro captivo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro vencido em agosto do corrente anno — 2:829$615.

JTBE0UEZIA BB NOSSA SBHHOKA DO AMPARO BE BEMFICA

67 Foro de 2$QOO róis e duas gal linha» e dois terços, pago por dia de Natal, imposto em umas terras denominadas as Panasqueiras, que constitue uni praso em vidas com laudemio de decima» Emphyteuta a Sereni&sima Senhora Infanta D, Isabel Maria, «endo o dito foro captivo de decima e maia impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro do corrente anno — 26]$âOO.

68 Foro de cento e deze^ete alqueires e meio de trigo, sessenta alqueires de cevada e duas gallinhas e dois terços, pago no dia 15 dó agosto, imposta no casal, sito na Da-maia, limite de Bemfica, que con^titue ura praso em vidas com laudemio de decima, Emphyteuta Domingos Duarte, sendo o dito foro eaptivo de decima e mais impostoa para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro vencido em agosto do corrente anno-— 2:28o$195,

69 Foro de seis alqueires de trigo, pago por dia de Nossa Senhora de agosto, imposto em umas terras e casas no 10-gar de Calham, que constitue um praso em vicias com quatro ?ub-emphyteu8es, que rendem 12$1QQ réis para o em pjjyteuta principal Francisco António Pereira de Sousa Pé-rés, e laudemio de quarentena para o senhorio directo, sendo o dito foro captivo de decima e mais impostoa para o senhorio directo e pertencendo ao hospital o foro do corrente anno — 95$025.

FBEG0EZJCA D« S. LOTIRENÇO D3 CAB^IDB

70 Foro de 2$935 réis pago por dia de Natal, imposto em o pomar e casas no sitio de Carnide, que consíitue una pra^o em vidas com laudemio de decima. Emphyteuta o padre Manuel João, e possuidor José Street de Arriaga e Cunha, sendo o dito foro captivo de decima e mais impostor para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro do corrente anno — 4Q4$29õ.

C02ÍCEI/HO DE TOKIiES VEDBÁS

FHEGUEBIA DB 8. PEDKO DE DOIS FOBTOS

71 Foro de lõ$000 réia pago por dia de Natal, imposto em uma azenha, horta e vinha, que constitue um pra^o era-phatheosim eorn laudemio de decima. Emphyteuta Marcos da Costa, sendo o dito foro captivo de decima e mais irn postos para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro do corrente anno — 305$135.

FBEGDB2IA DB S. PSDBO

72 Foro de 1$327 réis, pago por dia de Natal, imposto em a terra e horta nas Alrnoinhas Redondas, que constitue um praso em vidas com laudemio de decima. Emphyteuta Jo^é Francisco Capote, e possuidor Manuel do Sobreiro, sendo o foro captifo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao hospital o foro do corrente anno

secretaria da direcção desde o dia 25 do corrente, das dez horas da manha até ás tre^ da tarde.

Secretaria da direcção em Santarém, 17 de janeiro de 1862. =s O director, José Xam&r da Silva.

PBIMEIRO REGIMENTO BE ABT1LIIERIA

O primeiro regimento de artilheria pretende comprar 600 de bu^ para as praças do inesmo regimento: (pj€sm pretender por arrematação o mencionado forneci-

mejito, queiiiueomparecer na secretaria do conselho administrativo dafÉferido corgo,, pelas onze horas da mankS do dia 10 c|e fetfteiro proxítoflfujujfo, á Cruz dos Quatro Caminhos, a fipçde effectuaí § âsripetente contrato

•*- " " *

aos Reis e

e anero f Costa } 2.° tenente.

;O secretario, Manuel

•1DHIIN18TAAÇAO CENTRAL BO COBREIO

----- - - mm

CORBESPONBENCI4, EETIDA PQJB FAI/TA DE SELLOS Para Lisboa

Barbara da Trindade Correia — Francisco Pedro da Costa Ramos — - Manuel José Guedes Horta Silva, Manuel Mar-Maria Lúcia — 8ert0rio,Lobato.

André Mendes Ferreita, António Joio Magalhães Basto, Ajoíonid Maria Fontes Pereira Mfillo> Abbadea&a do convento do Bom Successo — Hermeuegildo Augusto de Faria Blanc — Joio de Deus Antunes Pinto, Joaquim Dias Torres, José Maria do Casal Ribeiro—- Luiz da Cunha Barreto — Manuel Maria Rodrigue» Bastos, Ministro da fazenda, Ministro do reino — Procurador geral da fazenda — Ramiro Coutinho. -, - - -.,-.-...

RETIDA, ÍOR JPALÍPA DE FRANQUIA Para a Bélgica

CAETâJ

A. B. Aajulien — Antuérpia Jaeob Fucho - — Anvers,

Administração central do correio de Lisboa, em 20 de janeiro da 1862.

DEPUTADOS

SESSÃO DE 18- DE JANEIRO DB 1862 PRKSIDBIíCIA DO SB. AJCTONIO LOIZ DB BBABHA

í Miguel Osório Cabral Joaé

73 Foro de 3$448 2/a veia, e cinco gallinhas e um terço, paço por dia de Natal, imposto na quinta denominada da Horta do Rego, que constituo um prai»o em vidas com laudemio de decima. Emphyteuta D. Anna Violante Leonor de Campos, sendo o dito foro captivo de decima e roais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do corrente anno — 142^090.

Declara-se que os foros em géneros «Ho entregues em Lisboa livres de impostos, ou pagos a dinheiro peío preço médio da alfândega municipal na epocha do vencimento. Todos os mais esclarecimentos de que fie carecer se prestam na contadoria do hospital de S. José.

Contadoria do hospital nacional e real de S. José, 21 de dezembro de 1 861.= O official maior, Manuel Gesario de Araújo e Silva.

DIRECÇÃO DAS OBRAS PUBLICAS BO BISTRICTO

BE SANTARÉM

Pela direcçlo das obras publicas do districto de Santarém, e perante o administrador do respectivo concelho, se pretende dar de empreitada mil e quinhentos a dois mil metros cúbicos de alvenaria do muro de supporte, que se pretende conttruir junto á estaçto do caminho de ferro na ribeira de Santarém,

As pessoas a quem convier deverão apresentar-se no ear-torio da administraçlo do dito concelho com as suas propostas ern carta fechada no dia 17 de fevereiro próximo futuro, ás onze horas da manha, em que terá logar a abertura das mesmas, e em seguida ae procederá á licitação para se adjudicar a obra a quem melhores condições offe-recer.

As condiçOes para esta arrematação estarão patentes na

o . . beevetarira os

Chamada- — Presentes 63 srs, deputados.

Presentes á abertura da sessão — Oa srs. Aífonso Botelho, Braamcamp, Soares de Moraes, Ayres de Gouveia, Bernardo Ferreira, Sá Nogueira, Quaresma, Eleuterio Dias, Gomes Brandão, Gouveia Osório, António Luiz de Seabra, Mazziotti, Lopes Branco, Vicente Peixoto, Augusto Pei xoto, Zefenno Rodrigues, Barfto da Torre, Barão do Rio Zezere, Freitas Soares, Bernardo de Albuquerque, Francisco de Abranches, Almeida e Azevedo, Ce-ario, Cláudio Nunes, Rebello de Carvalho, Junino da Costa, Coelho do Amaral, Diogo de Sá, Borges Fernandes, Franeinco Luiz Gomes, Francisco Manuel da Ooata, Augusto de Barros, H. de Castro, Mártens Ferrão, Noronha e Monezes, Torres e Almeida, Coelho de Carvalho,., Newtel, Or%ílo, GalvSo, José Bernardo, Infante Pe^anha, Alve.s Chaves, Feijó, D, José de Alaroílo, (Josta e Silva, Fra^ão, Rojão, Sieuvc, Silveira e Menezes, Toste, Nascimento Correia, José PaeB, Freitas Branco, Luiz de Yasconoellos, Manuel Firmino, Sousa Júnior, Mucta, Pereira Dias, Miguel Osório, Cunha e Abreu, Pitta e Siíii&o de Almeida.

Mttraram durante a semão — Qa w». Adriano Pequito, Mer*»s Carvalho, Alves Martin^, Correia Caldeira, Gonçalves de Freitas, A. Pinto de Magalhães, Arrobas, Fontes, Breyner, António ^Pequito, Antí»nio de S«rpa, Xavier da Silva, Barão das Lages, Busilio Cabral, Oliveira c Castro, Carloa Bento, Ferreri, Cvriílo Machado, Pinfo Coelho, Conde da Torre, Conde de Valle de Reis, F. da Gama, Fernando de MagalhSes, Drago, Fortunato de Mello, Bivar, Bicudo Correia, Pulido, Gaspar Pereira, Blanc, SanfAuria e Vas-concellos, Gomes de Castro, JoSo Chrysostomo, Macedo, AragHo, Calça e Pina, Simus, Mattos Correia, Rodrigues Camará, J. Pinto de Magalhães, J. -A. Maia, Veiga, J. A. Gama, José Guedes, Figueiredo Faria, Casal Ribeiro, José de Moraes, Oliveira Baptista, Mendes Leal Júnior, Júlio do Carvalhal, Camará Leme, Afíbnseea, Alves Guerra, Piato de Araújo, Vaz Preto, Monteiro Castello Branco, Vel-loso de Eforta,, Thoraás Ribeiro, Teixeira Pinto, Ferrer e Visconde de Portocarrero,

Não compareceram — Os srs. Ánnibal, Carlos da Maia, Ferreira Pontes, Pereira da Cunha, Pinto de Albuquerque, David, Aristides, Palmeirim, BarSo de Santos, Garcez, Conde de Azambuja, Domingos de Barros, Poças FalcSo, Barroso, Abranches Homem, Fernandes Costa, F, S. Lopes, Vianna, Chamiço, Gaspar Teixeira, Carvalho e Abreu, Mendea de Carvalho, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Almeida Pessanha, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Ferreira de Mello, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Magalhães Coutinho, José Estevão, Luciano de Castro, J. M. de Abreu, Alvares da Guerra, Batalhoz, Gamar» Falcão, Moura, Rocha Peixoto, Sousa Feio, Modesto Borges, Ricardo Guima-

r?ies, Charter», Moraes Soares, Nogueira Soares, S. J. Coelho de Carvalho e Visconde de Pindella.

Abertura-—Á. meia hora da tarde.

Acta —Approvada,

1." Uma declaraçSo do sr, J. Coelho de Carvalho, de que o sr, Carlos da Maia nHo pôde comparecer á sessão dó hoje por motivo justificado» — Inteirada.

2,° Do sr. Thomág Ribeiro, 4ô que nslo compareceu & m$tâQ de honjteai por lacomas^do ifó saúde. —Inteirada.

3.° Um oflloro do WfS.B. O» ^ GAMOS, participando que por motivo justificado nS& tora pod$a tomar parte nos trabalhos da camará, o qu& fará brevemente.—Inteirada,

4.d Do ministério 4o retfto, participando que nEo pôde por om ser satisfeito'o requerimento do sr. Cyrillo Machado, em que se pede uma relaçSo dos bens e capitães que possuem os diversos estabelecimentos de beneficência, do reino, porque nSo estão ainda collígido» inteiramente n'este ministério os esclarecimentos pedidoa, que opportu-namente enviará. — Para a secretaria

5.* Do mesmo ministério, acompanhando os doeutn«mt«9 pedidos pelo sr. Cyrillo Machado relativo* á misericórdia da villa de S. Sebastião, da ilha Terceira; e pedindo qtre lhe sejam devolvido**, logo que nlto" sejam precisos na câmara.— Para a secretaria.

6.° Do ministério da guerra, acompanhando a copia das ordens que foram dadas por escripto e por este miflisiÉçrio no dia 20 do mez ultimo a ^respeito das desordens que tiveram logar na capital, — A commissào especial.

EXPEDIENTE A QUE SE í>Étí DES13-NO Í>KLA MESA

B EQUEIUMEiíTOS

l,* Requeiro que se peça ao governo, pelos ministérios da fazenda e obraa publicas, aã relações que pedi uo requerimento -approvgdo por esta camará, na sessão de 15 de julho de 18Gl.=/Síí Nogueira*

2.* Requeiro que se oíS-cie aot governo, pelo ministério do reino, para que remetia a esta camará, com urgência, os seguintes documentos:

I Copia do decreto de 9 de setembro de 1861, em virtude do qual foi annexado o concelho de Castro Marina ao de Villa Real de Santo António;

II Copia da proposta do governador civil de Faro para a annexaeao alludida;

III A acta do concelho de districto em que se deliberou a conveniência da m^sma annexaej!o, = 0 deputado por Villa Real, F. Cdorico Drago.

3.° Requeiro que ee officie ao ministério da guerra para que remetia a efcta cambra o mappa geral da força do exercito, referido ao l.° do corrente inez de janeiro. = Carlos Cyrillo Mnclwflo.

4.* lltíqueiro que PB peça ao governo, pelo ministério da guerra, um mappa dos recrutados, que em cada districto do reino c ilhas adjacentes *e têem remido do serviço militar, segundo a faruldade concedida na lei de 27 de julho de 185õ( c disposições posteriores; e bem assim uma nota da importância que tem sido recebida pelo referido ministério pelo preço dito !omir--õe.g até fim de dezembro ultimo (ou até á epocha maiw próxima de que haja os convenientes dados parti (satisfazer a este requerimento), desígnando-se as Fommas gastas e em ser; e o numero de praças engajadas em substituição dos remidos. = Carlos Cyrillo Machado.

5.° Requeiro que, pelo ministério da guerra, peja enviado a esta cansara o orçamento desenvolvido do arsenal do exercito e fabrica da pólvora, acompanhado das respectivas notas de detalhe e informações, que pela inspecção geral do referido arsenal deverfto ter sido dadas áquelle ministério. =-= GVirZflS Cyrilla Machado.

6,* Requeiro que o governo, pelas repartições competentes, mande a esta camará os seguintes esclarecimentos:

I Copia de todas an ordens mandadas expedir pelo governo ao governador civil do Lisboa, ao commandante da guarda municipal e ao commandante da 1.* dívisEo militar, relativas aos acontecimento» a que se refere o offlcio da governador civil de Lisboa de 4 de janeiro corrente;

II Copia de todas as ordens dadas sobre o mesmio objecto pelo governador civil de Lisboa, commandante, da guarda municipal o commandante da 1.* divisflo militar;

III Copia dos relatórios dos administradores dos bairro» do Rodo, Alto, Alcântara e do administrador do concelho de Belém, a que se refere o relatório do governador civil de Lisboa, de 4 de janeiro corrente;

IV Copia do auto mandado levantar contra a denominada sociedade patrioca, por portaria do ministério do reino de 8 de outubro de 1801, por ali se haver pregado abertamente o regicídio, e a conveniência de subverter a constituição do estado, lnnçaitdo-ae mão dos meios que se tinham empregado por occasião da revolução franceza de 1789; e informaçito dos termos em que se acharem quaesquer outros procedimento^ judiciaes ou administrativos, a que em cumprimento da referida portaria se procedesse. =O deputado, J. -S* Murtêns Ferrão.

Foram remettidos ao governos.

NOTA DE 1NTERPELLAÇÃO

Pretendo saber se o governo presidie firme no propósito de apresentar, durante esta s-essào legislativa e com antecipação sufficiente para poder ser discutida e approvada, a lei que liberta plenamente o commercio de rínhoã no interior de todo p&\z. = Dr. Ayres} deputado pelo Porto. Mandou-se fazer a communiçagão

SEGUNDAS LEITURAS

PROJECTO 3?B