151
DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS
tiam, distribuidas em dois regimentos de campanha, de oito baterias cada um, e mais duas de montanha, as quaes ficaram pertencendo ao regimento de guarnição.
O numero de officiaes e praças de pret conservou-se, por assim dizer, o mesmo do plano que anteriormente regulava, sendo comtudo creadas, alem do regimento de guarnição e das companhias dos Açores, mais duas — uma para a ilha da Madeira e outra para a praça do S. Julião da Barra. Justifica a creação da primeira, a reconhecida vantagem de se diminuir o numero dos destacamentos longinquos e demorados, como já se praticou para as ilhas dos Açores; e a da segunda, a conveniencia de haver uma força com instrucção especial para o serviço e conservação da importante artilheria Krupp de grande força, que guarnece algumas das nossas fortalezas da costa.
Por este modo, sem augmento de despeza, como era condição essencial da auctorisação concedida ao governo, fez-se a distribuição da força de artilheria em harmonia com a regularidade do serviço; sendo tambem igual circumstancia a que obrigou a dar novos quarteis, mais apropriados, a alguns dos corpos.
Alterada em parte, como fica dito, a organisação da arma de artilheria no pé de paz, não era possivel conservar a anterior para tempo de guerra; e d'aqui a necessidade de estabelecer novas bases para este caso. Tomando por fundamento a força de infanteria e cavallaria em tempo de guerra, da organisação de 13 de junho de 1864, e a relação de tres peças por mil homens, segundo as melhores e mais auctorisadas opiniões, e que será mesmo elevada a quatro, contando só com a força que d'aquellas armas poderá operar em campanha, preciso era dotar o exercito com cento e sessenta e oito bocas de fogo; objecto este que foi preenchido mediante o plano adoptado.
Para justificar esta medida, poderia citar exemplos adoptados em outros paizes, mas deixo isso á vossa sabedoria e illustração, que o apreciarão devidamente, Basta-nos só dizer, simples e lealmente, que nas circumstancias em que nos achamos e dentro dos estreitos limites prescriptos na citada carta de lei, não soubemos fazer melhor. Devo, porém, confessar, que esta organisação carece de mais amplo desenvolvimento em presença do modo como actualmente se faz a guerra; e emquanto ella se não realisa, julgo indispensavel que, desde já, se obste á consideravel e nociva falta de artilheiros de guarnição, a qual procuro remediar como adiante vereis.
Mencionarei agora outros pontos igualmente de boa valia, a meu ver, para serem expostos á vossa esclarecida consideração.
A fim de conservar sómente a força effectiva do exercito nos limites fixados na carta de lei de 6 de abril do anno passado, e cumprir com o disposto no § 2.° do artigo 2.° da lei de 5 do março de 1873, mandei licenciar ou, para melhor dizer, despedir as praças da reserva que estavam no goso de licença registada e que excediam o numero de trinta mil, contando com as praças do effectivo, e fui fazendo licencial-as posteriormente á proporção que os contingentes do recrutamento foram entrando nos corpos, como se prescreve no citado artigo.
A subsistencia do soldado tambem foi por mim considerada, procurando melhorar e variar-lhe os alimentos, sendo todavia obrigado a regular a subvenção para o rancho, afim de evitar despezas exageradas.
A instrucção e disciplina do exercito, por todos sempre reconhecida como principal elemento da sua força, não deviam ser esquecidas, e para este fim tomei varias providencias, agrupando os corpos em brigadas, e subordinando o serviço das mesmas (onde foi possivel reunil-as) a instrucções, que julguei adequadas, o que a experiencia parece haver confirmado; procurei conservar os corpos com a força indispensavel para se poderem exercitar, ordenando que em todos elles se fizessem exercicios nos mezes de setembro e outubro, e alem d'estes, outros de tiro ao alvo nas localidades onde houvesse carreira estabelecida, ou no polygono das Vendas Novas e em Tancos, para os corpos que a não tivessem.
Com o fim de tornar, quanto possivel, geral a instrucção das armas combinadas, mandei reunir no campo de Tancos uma brigada mixta, aonde alem dos exercicios parciaes para cada arma se fizeram manobras mais complexas, segundo dadas hypotheses, ensaiando-se por esta occasião, com reconhecida vantagem do serviço, os novos principios da tactica, segundo o actual modo de combater, resultado do effeito destruidor das modernas armas de fogo.
Outros exercicios não menos instructivos se realisaram tambem nas proximidades do Lisboa, tendo por fim a conveniente preparação para um outro em maior escala, no qual deveria tomar parte toda a tropa da primeira divisão, mas que, em vista do avançado da estação, não foi possivel levar-se a effeito.
As publicações a que estes exercicios deram logar, por parte dos quarteis generaes das brigadas, são muito para louvar, e concorrem poderosamente para desenvolver o estudo, e apreciar a capacidade dos officiaes.
Achando se as nossas praças de guerra inteiramente desprovidas de peças estriadas, ordenei que o forte da Graça, e praças de Elvas e Valença fossem artilhados com bocas de fogo d'esta especie e o material respectivo.
Em consequencia do novo artilhamento que receberam as baterias do Bom Successo e praça de S. Julião da Barra, ficaram disponiveis algumas bôcas de fogo, que, embora de alma liza, são ainda de grande poder, e com as quaes mandei guarnecer o forte das Maias e a praça de Cascaes, emquanto não podermos adquirir outras peças em melhores condições.
Pedirei agora a vossa attenção para objecto de maior magnitude: fallo do nosso material de guerra e dos estabelecimentos aonde se fabrica.
Este assumpto, com quanto haja merecido assiduos cuidados e desvelos, nomeadamente por parte do meu esclarecido antecessor, ainda não attingiu o desejado fim.
Continuando porém no caminho já encetado, fiz quanto em mim coube por seguir um tão util como patriotico intento.
Se nos não faltava armamento nem correame e equipamento de reserva para de prompto armar um respeitavel corpo de infanteria, era todavia ainda limitado o que respeita a arreios para os corpos montados, em relação aquella força; pelo que, dando a este objecto o devido apreço, mandei pro-seguir no empenho de completar essas reservas, mediante as quantias extraordinarias de que pude dispôr.
Tem progredido a manufactura das carabinas Snider para artilheria, achando-se os corpos d'esta arma uniformemente armados.
Para continuar a transformação das espingardas do systema de Enfield á que possuimos, mandei comprar tres mil culatras, no que se despendeu a quantia de 6:720$000 réis.
O cartuchame metallico para as armas Snider o metralhadoras tem continuado a manufacturar-se em a nova officina, que hoje está habilitada a produzir diariamente ate trinta mil cartuchos.
Para estes trabalhos foi mandado vir de Inglaterra o material correspondente, na importancia de 13:650$000 réis, que foi abonada extraordinariamente.
Se podemos considerar hoje o armamento do exercito em melhores circumstancias do que em outras epochas, é certo porém que carece de uniformidade, alem de tambem precisarmos reservas para uma segunda linha.
Em todos os paizes se usam actualmente armas de pequeno calibre, unico que se presta ás vantagens de vós conhecidas, e que têem mudado a face da tactica do combate.
Estas considerações levaram-me a julgar preciso possuirmos uma arma em circumstancias de concorrer sem desvan-
Sessão de 18 de janeiro de 1878
11**