152
DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS
tagem com qualquer outra com que forças inimigas fossem armadas.
Para a escolha d’esta arma, sobre que por vezes foram consultados os homens e corporações competentes, mandei novamente ouvir a commissão de aperfeiçoamento da arma de artilheria, a qual agora, como então, concluiu por dar preferencia á espingarda Martini-Henry com as ultimas modificações; escolha fundada nas condições balisticas e de serviço, e por motivos da mais alta conveniencia.
Sobre este objecto, e tomando aquella arma por typo, submetterei á vossa approvação uma proposta de lei com o fim de ser habilitado a satisfazer ao encargo a que similhante compra conduz; ficando depois o armamento que possuimos para o serviço da segunda linha, quando tivermos que a organisar.
Por esta occasião direi ainda que, no numero das noventa e seis bôcas de fogo com que estão armadas as dezeseis baterias dos regimentos do artilheria n.ºs 1 e 3, entram vinte e quatro peças de bronze do antigo systema francez, de carregar pela boca. Estas peças exigem municiamento e exercicio diverso das de aço de 8 e 9 centimetros do carregar pela culatra, e são tambem inferiores nos effeitos do tiro, e por isso julgo necessario e indispensavel mesmo fazer desapparecer uma tal desharmonia.
Para satisfazer aos encargos da acquisição d’este tão preciso material de guerra, submetterei tambem á vossa approvação a respectiva proposta de lei.
As bôcas de fogo de bronze existentes e as que se intenta manufacturar d'este metal, mas de carregar pela culatra, ficarão constituindo a reserva.
Os nossos importantes estabelecimentos fabris, nos quaes se tem já feito valiosos melhoramentos, precisam ainda de outros que auxiliem a producção, e bem assim de acommodações apropriadas para devidamente se conservarem os artigos de reserva.
Construiu-se um grande armazém em Beirolas para deposito do cartuchame que já possuimos e do que se for manufacturando.
Despendeu-se 1$500$000 réis em apropriar o local para uma nova abegoaria no deposito do material de guerra, a fim de que a antiga e seus annexos fossem transformados n'um armazém com a capacidade precisa para receber as viaturas de artilheria que se achavam accumuladas em logares improprios. Para esta obra foi destinada a verba de 2:200$000 réis.
Era indispensavel tratar sem demora de activar quanto possivel a manufactura de grande numero de bôcas de fogo de que temos inteira precisão para o artilhamento das praças e dos fortes que hão de constituir as nossas linhas de defeza de Lisboa e Porto; o modo seguido desde epochas as mais antigas de fundir a artilharia de bronze enterrando as formas no solo, tornava as fundições morosas e muito dispendiosas; fizeram-se pois as necessarias modificações na cova, para que a fundição corresse livre do inconveniente apontado, e já se realisaram duas fundições pelo novo methodo, uma no dia 26 de novembro, outra em 31 de dezembro ultimo, e espero que assim continuará de futuro, fazendo-se uma, pelo menos, em cada mez. Para esta obra foi destinada a quantia de 1:700$000 réis.
Havia apenas um forno para a fundição de peças de grosso calibre, e era de urgente necessidade, proceder á construcção de outro; a fim de preencher esta falta ordenei a remoção para a respectiva officina de um forno de manga para fundição de ferro, que existia na casa dos fornos de fundição de bronze, no que se despendeu a quantia de réis 1:500$000; e com a construcção do novo forno haverá ainda a de 4:600$000 réis. Todas estas obras estão em andamento. Dotar a fabrica de canhões com uma officina de serralheria e armazens para guardar a areia de moldar, lenha, coke, caixas, etc., era melhoramento ha muito reclamado, e por isso mandei abonar para estas obras a quantia do réis 6:000$000.
Os reparos de madeira têem sido por toda a parte substituidos pelos de chapa de ferro, visto que aquelles são insufficientes para resistirem a um fogo aturado, pelos grandes ângulos de elevação a que as bôcas de fogo estriadas se prestam. O armamento de Elvas, forte da Graça, Monsanto, etc., exige reparos d'esta natureza, e por isso foi montada na fabrica de armas uma grande serra para cortar a chapa de ferro, e espera-se a chegada da machina de vapor que lhe ha de dar movimento, a qual, com outras que estão já na alfandega, sobem ao valor de 3:757$500 réis, alem de 2:600$000 réis despendidos na acquisição da chapa de ferro vinda do França.
Na officina pyrotechnica foi montada uma machina hydraulica destinada ao carregamento das espoletas, foguetes e mais artificios que dependem de fortes e regulares compressões.
Um estabelecimento importante pelo lado economico e militar chamou tambem particularmente a minha attenção. Refiro me á fabrica de polvora em Barcarena.
Os melhoramentos que até hoje se tinha diligenciado obter, tanto na quantidade de pólvora como na sua qualidade eram pouco sensiveis, senão por vezes negativos; fazer pois um esforço, a fim de melhorar aquelle estabelecimento, utilizando os fundos que as camaras tinham votado e, foram conferidos ao governo pela carta, de lei de 9 de fevereiro de 1870, tal foi o meu intuito.
De tempos antigos houve o pensamento de annexar a officina, do refino do salitre á fabrica da polvora; este pensamento reviveu na organisação do arsenal do exercito de 23 de dezembro de 1808, e não foi de todo abandonado na de 13 de dezembro de 1809; mas a sua realisação era julgada assás dispendiosa, pelo que ficára sem effeito. Pude porém leval-a a execução mediante rasoavel despeza, incluindo transportes, construcção do armazem para o salitre bruto, apropriação da antiga estufa para officina do refino com quatro caldeiras, casas para a socca do salitre ao ar e com lume, gabinete para a escripturação, etc..
Este facto consummado permittiu dispôr do antigo e grandioso edificio de Alcantara, para onde se estão mudando os papeis dos archivos do ministerio a meu cargo e os do archivo dos extinctos conselhos de guerra, que estavam na Ajuda, ficando ainda espaço para outros usos.
Como é sabido, a irregularidade do motor hydraulico para os quatro engenhos de encadear que possuimos, tornava muito incerta, a producção das massas. O movimento por meio do vapor havia sido estudado, tinham-se feito mesmo varias propostas, e até adquirido alguns terrenos; mas; a realisação do que se pretendia, ficara sustada. Mediante a approvação do diversas propostas e a compra de uma locomovel, tudo na importancia de 6:775$000 réis, vae-se dar começo a um ensaio que espero se torne definitivo. Construiu-se uma casa para aquella machina e estabeleceu-se um eixo de movimento para os quatro engenhos, podendo porém mover se cada um d’elles, em separado, quando convenha. A transmissão do movimento da mesma machina para o eixo geral faz-se por meio de um cabo telo-dynamico comprado ha pouco em França.
Espero em breve tempo conhecer a possibilidade de se poder dar completo desenvolvimento ao fabrico da pólvora, que tão precisa se torna como objecto de commercio, assim como para o serviço do exercito.
A fim de completar os melhoramentos precisos, está feito o estudo das construcções necessarias para ampliar as accommodações de que necessita ainda o refino do salitre; fazer voltar ao seu antigo emprego as casas da fabrica, onde existiam quatro engenhos de encascar, isolando-as, porém, do resto dos edificios, para que um sinistro que n’ellas decorresse se não communicasse; e emfim construir novas officinas para os diversos processos, taes como, granizar, peneirar, lustrar, etc. Todas as machinas concernentes a estes trabalhos poderão ser movidas por agua ou por vapor, como convenha.