O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

166

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

parte ainda não realisada será emittida quando se offereçam circumstancias que permittam fazel-o com vantagem para o thesouro.

A situação economica do paiz, levemente perturbada pelos effeitos da crise bancaria de 1876, vae-se restabelecendo d’este abalo, e deixa nos esperar que em breve assumirá a sua normal actividade.

Continuou-se a dar impulso aos melhoramentos iniciados nas provincias ultramarinas. A exploração das grandes riquezas, que offerecem os nossos vastos dominios n'aquellas regiões, não póde deixar hoje de constituir um capitulo importante no programma de todos os governos; e os homens illustrados do paiz, formando associações scientificas destinadas principalmente ao estudo dos assumptos coloniaes, estão prestando n’este intuito patriotica cooperação aos poderes publicos.

A transição do trabalho servil para o trabalho livre tem-se operado, sob a vigilancia da auctoridade publica, sem os conflictos e as desordens lamentaveis, que assignalaram em outros paizes esta conquista grandiosa do christianismo e da philosophia.

Acham-se já n'aquellas regiões quatro expedições technicas de obras publicas, organisadas no reino, e mandadas para Moçambique, Angola, Cabo Verde e S. Thomé. Opportunamente havereis noticia dos seus trabalhos para ficardes habilitados a prover á continuação d'elles, como tanto convem ao melhoramento d'estas provincias.

Pelo ministerio da marinha e ultramar se vos dará conta das providencias de caracter legislativo, que para o regimen d'aquellas possessões foram adoptadas no intervallo da sessão parlamentar.

Têem igualmente merecido a particular attenção do meu governo os melhoramentos dependentes das obras publicas, especialmente das que têem por fim o desenvolvimento da viação ordinaria e accelerada.

Pelo ministerio das obras publicas, commercio e industria vos será apresentado um relatorio circumstanciado dos trabalhos executados desde a creação d'aquelle ministerio até 30 de junho. D’elle vereis que as sommas entradas no thesouro, producto de emprestimos contrahidos nos ultimos vinte e cinco annos, foram todas empregadas nos melhoramentos que augmentam a riqueza e desenvolvem a prosperidade do paiz.

Da apreciação que fareis d'este documento e da que vos ha de suggerir a vossa esclarecida experiencia conhecereis de certo que ainda não pouco nos resta a fazer para dos melhoramentos realisados se tirar o resultado economico e financeiro, que a nação tem direito a esperar como justa compensação dos seus sacrificios.

O largo desenvolvimento da viação ordinaria não póde mais adiar-se, principalmente nas provincias, ás quaes o caminho de ferro levou elementos de vida, que ficarão infecundos se os não alimentar a circulação barata, dos fructos que se accumulam e depreciam nos centros de producção.

No dia 4 de novembro ultimo inaugurou-se a ponte sobro o Douro, e com ella a 5.ª secção do caminho de ferro do norte e leste.

Esta solemnidade, a que tive o prazer de presidir, foi saudada pelo paiz com o mais vivo enthusiasmo, tanto pelo elevado merito artistico do commettimento, como pelas vantagens que d'elle resultam para a facilidade e barateza das communicações.

Com o fim de pôr o serviço dos correios em harmonia com as necessidades do commercio decretou o governo reformas importantes n'este ramo de serviço, usando para esse fim da auctorisação que lhe dera a carta de lei de 10 de fevereiro de 1870, e das quaes vos dará conta em relatorio especial.

Melhoramentos, de que avaliareis o alcance, se iniciaram na quinta regional de Cintra com a introducção da

[continua na página seguinte]

foi realisada na primeira tentativa, o seja proximamente e em circumstancias favoráveis ao thesouro.

A situação economica do paiz carece de ser estudada com prudencia, e certamente o será pelo governo de Vossa Magestade e pela camara, no intuito de animar e fomentar as transacções bancarias, em proveito do commercio e da industria,

Todos os cuidados que o governo de Vossa Magestade empregar no desenvolvimento moral e material das provincias do ultramar, a cujo estudo e progresso votam hoje cuidados especiaes muitos homens illustrados e associações respeitaveis do paiz, serão a expressão de uma necessidade, o reconhecimento de um interesse e o pagamento de uma divida, que não podem mais protrahir-se.

Para este grande e patriotico emprehendimento o passo difficil está dado: a transformação do trabalho servil em trabalho livre, o que a religião aconselhava como santo, a philosophia como justo, a economia como util.

Muito se espera, e com rasão, dos trabalhos, que já devem ir adiantados, em alguns pontos da Africa, das quatro commissões de obras publicas ali estacionadas, e que do reino lhe foram organisadas com zêlo digno de louvor. A camara aguarda com interesse o relatorio dos trabalhos d’estas commissões, para a continuação dos quaes votará os meios necessarios; assim como apreciará as providencias de caracter legislativo, decretadas no intervallo das sessões, para o ultramar, e as tomará na devida consideração.

Os melhoramentos materiaes, especialmente a viação accelerada e a ordinaria, se estão ainda longe de satisfazer ás nossas necessidades, são já bastantes para nos mostrarem praticamente as prosperidades que promettiam. Proseguir, pois, nos trabalhos emprehendidos, e emprehender os que se recommendam pela sua utilidade evidente, pela sua necessidade impreterivel, parece á camara de immediata necessidade, e n’esse intuito, para a sua realisação, envidará os seus esforços.

Foi dia de regosijo, para todo o paiz, aquelle em que se inaugurou, com assistencia do Vossa Magestade e de toda a familia real, a ponte do caminho do ferro sobre o Douro, ponte que é uma gloria da arte e da industria. Ficou assim terminada a 5.ª secção do caminho de ferro do norte, emprehendimento que tantas difficuldades creou, por longos annos, á companhia, aos governos, aos parlamentos.

As reformas annunciadas e já começadas a realisar, no serviço postal, feitas dentro das auctorisações legaes, são beneficio para os povos, e tanto basta para merecerem o attento exame, da camara,

Tambem são sempre, bem cabidos quaesquer melhoramentos agricolas n'um paiz como o nosso essencialmente

[continua na página seguinte]