O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

11.ª SESSÃO

EM 16 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente que consta de officios dos Ministerios do Reino e Estrangeiros e da administração do concelho de Montemor-o-Novo sobre o inquérito vinicola. - O Sr. Brito Camacho realiza o seu aviso previo ácerca do procedimento do administrador do concelho de Abrantes. Responde-lhe o Sr. Presidente do Conselho (Campos Henriques). - O Sr. Estevam de Vasconcellos renova a iniciativa do seu projecto de lei sobre accidentes de trabalho, acompanhando-o de largas considerações. - O Sr. Sousa Tavares justifica e manda para a mesa um projecto de lei relativo a um empréstimo para abastecimento de aguas em Beja e tambem para a construcção de um edifício para repartições publicas ou lyceu da mesma cidade. Responde o Sr. Ministro das Obras Publicas (D. Luis de Castro). - O Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros mandou para a mesa uma proposta de accumulação e a proposta de lei sobre o tratado de commercio e navegação entre Portugal e a Allemanha. - O Sr. Conde de Paçô-Vieira manda para a mesa o parecer da resposta ao Discurso da Coroa. - Participam a constituição de commissões do orçamento e fazenda, respectivamente, os Srs. Soares Branco e José Cabral. - Mandam para a mesa requerimentos os Srs. Antonio José de Almeida, Archer da Silva, Teixeira de Azevedo, Claro da Ricca e Moreira de Almeida. - Annunciam avisos prévios aos Srs. Ministros da Fazenda e da Marinha, respectivamente, os Srs. Queiroz Velloso e Brito Camacho. - Mandam representações para a mesa os Srs. Mazziotti e Alfredo Pereira.

Na primeira parte da ordem do dia elegem-se as commissões de legislação criminal, de saúde publica, de recrutamento e de guerra.

Na segunda parte da ordem do dia prosegue a discussão do assunto urgente relativo ao empréstimo de 4:000 contos de réis, concluindo o seu discurso o Sr. Egas Moniz, que havia ficado com a palavra reservada, e usam da palavra os Srs. Presidente do Conselho (Campos Henriques), Zeferino Cândido, e Ministro da Fazenda (Manuel Affonso da Espregueira).