O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

200-D DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

letra e abonadas pelo mesmo Manuel de Moraes Guerra! E este senhor Guerra não é da freguezia de Curros! (Riso.)

Não tive nem tenho preoccupação de ser agradavel ao sr. presidente do conselho, nem pessoalmente a nenhum dos membros que constituiram a sub-commissões e aconselharam ao governo aquillo que eu acabei de dizer.

Mas, desde o momento em que affirmei sob a minha palavra de honra que a maioria dos habitantes d'aquellas freguesias queria permanecer no concelho e comarca de Murça, entendi que me corria a obrigações demonstrar que não era verdadeira a informação dada ao sr. presidente do conselho pela sub-commissões, quando afirmou o contrario

E que resta agora?

Eu não venho pedir ao sr. presidente do conselho que faça voltar para o concelho de Murça as freguezias de Curros e Valles, e não o peço porque seria tempo perdido. Se, porém, s. exa. se convenceu de que imperou o facciosismo politico aconselhando-o a passar aquellas freguezias para o concelho de Valle Passos, parece-me que posso pedir-lhe que, como chefe do governo, imponha a sua auctoridade e força para que sobre Murça e os legitimos interesses d'aquelles povos não seja dado mais um golpe profundo.

Votou-se n'esta casa uma auctorisação para alterar a circumscripção concelhia e judicial. Até este momento foi apenas alterada aquella. Devo informar a s. exa. que se movem as mesmas influencias que fizeram que para o concelho de Valle Passos passassem administrativamente as freguezias de Curros e Valles, trabalham para que ellas passem tambem judicialmente para a mesma comarca. Se s. exa. entende que abusaram da sua boa; fé e o informaram erradamente, convencendo-o de que a maioria d'aquelles habitantes queria pertencer ao concelho e comarca de Valle Passos, justo é que faca com que o sr. ministro da justiça o auxilie e ajude a dar até certo ponto uma reparação que me parece legitima e justa.

(S. exa. não reviu.)