O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(112)

dicaçao offerecida pelo Sr. Deputado Francisco de Paula Travassos, que junto por Cópia conforme, o participo a V. Exca., para que V. Exca. possa expedir as Ordens, que julgar convenientes, a fim de serem remettidos á mesma Camara os Livros, esclarecimentos, e informações, que na Indicação se declárão. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 17 de Janeiro de 1827. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Bispo de Vizeu - F. B. Pereira.

Para o Barão do Sobral, Hermano.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor.- Passo ás mãos de V. Exca. o Requerimento da Camara, Nobreza , e Povo da Villa d'Alhandra, a fim de que V. Exca. possa subministrar á Camara dos Srs. Deputados da Nação Portugueza os necessarios esclarecimentos , de que carece, na forma do Parecer da respectiva Commissão das Petições, apresentado, e approvado em Sessão de 15 do corrente, que remetto igualmente por Cópia conforme. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 16 de Janeiro de 1837. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Barão do Sobral, Hermano - Francisco Barroso Pereira.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. (O mesmo que o Officio supra, com a differença de que se remettêo o Requerimento de Diogo Hartley.)

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Havendo a Camara dos Sr.. Deputados da Nação Portuguesa approvado em Sessão de 17 do corrente a Indicação feita pelo Sr. Deputado José Antonio Guerreiro, que junto por Cópia conforme, o participo a V. Exca., a fim de que V. Exca. possa remetter-me o Mappa, e esclarecimentos, que na mesma Indicação se declarão. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 17 de Janeiro de 1837. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Barão do Sobral, Hermano - Francisco Barroso Pereira.

Para o Ministro e Secretario do Estado dos Negocios Ecelesiasticos e da Justiça.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. -Em conformidade da Resolução tomada pela Camara dos Srs. Deputados da Nação Portuguesa em Sessão de 15 do corrente, sobre o Parecer da Commissão de Petições a respeito do Requerimento de D. Maria Ignez d'Almeida , remetto a V. Exca. o mesmo Requerimento, assim como, por Cópia conforme, o Parecer da dicta Commissão, a fim de que V. Exca. possa subministrar as informações, e esclarecimentos necessarios. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 16 de Janeiro de 1827. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Luiz Manoel de Moura Cabral - Francisco Barroso Pereira.

SESSÃO DE 18 DE JANEIRO.

Ás 9 horas e 40 minutos da manhã, pela chamada, a que procedêo o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa, se acharão presentes 90 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão, II; a saber: os Srs. Mendonça Falcão - Leite Pereira - Bettencourt - Trigoso - Isidoro José dos Sanctos - Ferreira de Moura - Campos Barreto - Guerreiro - Gerardo de Sampaio - Rebello da Silva - e Luiz José Ribeiro - todos com causa motivada.

Disse o Sr. Presidente que estava aberta a Sessão, e sendo lida a Acta da Sessão precedente foi approvada.

Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa de um Officio do Sr. Marquez de Tancos, Secretario da Camara dos Dignos Pares do Reino, remettendo 132 Exemplares da Resposta, que a Deputação da mesma Camara offerecêra ao Discurso do Throno, na Sessão Real, e da que a Serenissima Senhora Infanta Regente se Dignou dar-lhe, e são as seguintes:

Serenissima Senhora.

A Camara dos Pares, de novo chamada pela Lei ao exercicio de suas Funcções, procurará desempenha-las com o desvelo, e exactidão, que lhe cumpre.
As Leis Regulamentares, de que depende a inteira e perfeita execução da Carta, serão objecto da maior attenção da Camara, que não poupará fadigas, nem omittirá meio algum para que correspondão aos seus importantes e saudaveis fins.
A Camara dos Pares exulta de prazer com a esperança , que Vossa Alteza se Dignou dar-lhe, de que dentro em pouco tempo não haverá mais que uma opinião entre os Portuguezes sinceros; e confia que as sabias medidas, que da prudencia de Vossa Alteza espera, saberão dissipar o erro dos incautos, convencendo-os de que as actuaes Instituições Politicas não só são diversas, mas oppostas áquellas, que uma Facção produzio no desgraçado anno de 1822.

O novo penhôr da antiga Alliança, e Amizade da Grã-Bretanha, as boas deposições das outras Nações Europeas a respeito de Portugal, affianção feliz resultado ao nosso actual empenho , e um lisongeiro futuro, que enche d'alegria , e fortifica a constancia dos bons Portuguezes.

A Camara dos Pares não se afastará um só instante do caminho, que a consciencia, e a honra lhe aponta, sustentando com zêlo a justa liberdade, e combatendo os excessos com firmeza, e valôr.

Os Pares, fieis ao Juramento que prestarão, não hesitarão em dar as mais decisivas, e energicas provas de que a Religião Catholica Apostolica Romana, unica verdadeira, he, e será sempre a nossa; de que pertendem promover a restituição, melhoramento, e consolidação das antigas Instituições da nossa Patria; que desejão conservar a integridade do Reino, ser inabalavelmente leaes ao Soberano, e fazer o Bem geral da Nação, quanto couber em suas Attribuições.
Taes são os sentimentos da Camara dos Pares, que