O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

87

O Sr. Leonel:—^Tenho a participar á Camará que a Commissão de Legislação se dividiu em duas Sessões, sendo Presidente da l.a o Sr. Aguiar, e Secretario o Sr. Ferreira Lima; e da Q.a Presidente o Sr. G rijo, e Secretario o Sr, Silva Sanches, devendo os Relatores ser por distribuição para cada negocio.

O Sr. César de Vasconcellos: — Mando para a Mesa um requerimento dos Ofiiciaes da Guarda Municipal do Porto, que pedem a interpretação da Lei de 5 de Março de 1838. .

O Sr. Silva. Sanches: — O Sr. João Gualberlo de Pinna Cabral por incommodado de saúde não pôde comparecer.

O Sr. Matta; — Mandou para a Mesa o Diploma do Sr. José Maria Grande,» Substituto pelo Circulo de Portalegre.

Foi á Commissão de verificação de Poderes.

O Sr. Passos (José): — Peço licença para raan-dar uma representação de 186 habitantes de S. João <_3a _13='_13' que='que' foros.='foros.' de='de' decreto='decreto' fo2='fo2' dos='dos' pagar='pagar' se='se' cortes='cortes' agosto='agosto' ern='ern' a='a' os='os' e='e' aliivie='aliivie' renda='renda' pedem='pedem' o='o' p='p' as='as' na='na' considerar='considerar' occupetn='occupetn' qual='qual' _32='_32'>

O Sr. M. A. de. P*asconcellos: — Mando para a Mesa, Si. Presidente, o Diploma da minha eleição pelo Circulo eleitoral de Ponta Delgada.

Foi á Commissão de verificação de Poderes.

ORDEM DO DIA.

Eleições de Commissoes.

O Sr. Presidente: — Corno na eleição da Cocn-rnissão de Guerra, na Sessão antecedente, não obteve maioria absoluia um Membro, vai-se proceder a segnndo escrulinio para o eleger.

Tendo-se corrido o escrutínio, e recolhido 85 listas , sahiu eleito

O Sr. Barão do Monte Pedra! com 45 votos-,

O Sr. M. A. de Pasconcellos:—Acha-se installa* da a Commissão d'Administração pública; nomeou para seu Presidente o Sr. Derramado, para Secreta* rio o Sr. J. M. Teixeira de Carvalho, e para Relator Manoel António de Vasconceilas.

O Sr. Presidente:—Vai-se proceder à eleição da Commissão de Petições.

Corrido o escrutínio, produziu 84 listas, e só alcançaram maioria absoluta

Os Srs. Teixeira de Moraes cdrn 53 votos, Queri-no Chaves com 51.

O Sr. Sousa Saraiva: — Peço licença para mandar para a Mesa o Diploma, corri que me honraram os povos da Província oriental dos Açores.

Foi á Commissão de Poderes.

O Sr. Fonseca Magalhães: — Mando para a Mesa um Parecer da Commissão de Poderes sobre o Diploma do Sr. J. Maria Grande, que a Commissão acha conforme.

Procedeu-se ao segundo escrutínio para a eleição dos Membros, que faltavam na Coramissão de^Peti-ções, e recolhidas 79 listas sahiram apurados

Os Srs. Castro Portugal com 67 votos, Sá Osório 45 , Galafura Carvalhaes '44, Sousa Pinto Basto 43, Caiado 37.

O Sr. Presidente: — Passa-se a eleger a Commissão Diplomática.

' Corrido o escruíinio recolheram-se 80 listas, e saíram apurados com maioria absoluta

Os Srs, Paulo Midosi com 51 votos, Joaquim António de Magalhães 46, António Cândido de Faria 44, José Vicíorino Barreto Feio 43.

O Sr. Presidente: — A hora deu, a Ordem do dia para amanhã e a continuação da eleição deComrnis-sões; está levantada a sessão. Eram4i horas da tarde.

NO "« O étí. *"" V. • 1 */ • ^ f> tí &•& ft cí • &.&• Presidência do Sr. J. C. de Campos.
t 1 5 ír£ 3aneir0*
duzido na Sala este Sr. Deputado,
1839.
que prestou jura>

bertura — Pouco depois do meio dia.

Chamada—Presentes 74 Srs. Deputados; entr^i-ram depois mais alguns, e falíararo os Srs. Cândido de Faria, Fernandes Coelha, Mimoso Guerra, Costa Carvalho , Bispo Conde, Varella, Queiroga, Moni%, Manoel Bento Rodrigues, Pimenta, Midosi , e L file Velho.

jlcia — Approvada.

O Sr. Celestino Soares: — Como ern consequência de moléstia não estive presente ás Sessões anteriores, quiz prevenir a V. Ex.a que estou prompto a prestar o juramento.

O Sr. Aguiar:—Fora da Sala está o Sr. José Maria Grande, e sobre o seu Diploma já a Commissão deu o seu Parecer, que peço a V. Ex.a ponha á votação.

O Sr. Presidente: — O Sr. Celestino pôde vir agora á Mesa a prestar o juramento.

Foi á Mesa presta-lo.

O Sr. Presidente poz á votação o Parecer da Commissão de Poderes sobre o Diploma do Sr. José Maria Grande, o qual, sendo approyado, foti intro-

mento, e toínou assento.

O Sr. Ávila: — Pedi a palavra para declarar a V. Ex.% e á Carnara que hontem não pude compa-racer á Sessão, porque o meu estado de saúde não me permittiu : d possível que oincomtnodo, que pade* ço, ainda me ínhiba de apparecer uma vez, ou outra, e mesmo á hora da chamada; peço a V. Ex.a se convença que e' esta unicamente a causa da minha falta, e não nenhuma outra, porque desejo ser sempre muito exacto no cumprimento dos meus deveres.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho deu conta do seguinte expediente:

Ministério-do Reino — Um officio, remettendo 16 Actas parciaes das Assembléas do Circulo Eleitoral da Feira.—-A' Commitsâo de Poderes.

Outro, acompanhando um officio do Administrador Gera! de Coimbra com documentos concernentes ao Processo Eleitoral da Freguezia de S. Barthoío-meu , e Souzellas no Circulo Eleitoral de Coimbra» — A' mesma Commissão.