O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(88 )

Outra dos Foreiros do extinclo Mosteiro de Santo Thyrso, que pedem não serem mais accionados pelos Foros pretéritos, ou por quaequer outros, que se vençam , em quanto não for publicada lei, que a pagar os obrigue; e que mesmo depois seja o seu Parodio sustentado pelos ditos Foros, visto serem elles originariamente destinados a este fim, e terem este ónus. — A* Commissão de Foraes, logo que esteja nomeada. .

Outra assignada por muitos ^cidadãos, feita á Camará a respeito dol>ecreto de 13 de Agosto de!832, em que pedem promptas providencias. — A* mesma Commissão.

Outra dos Officiaes da Guarda Municipal do Porto, em que pedem seja interpretado em seu favor o Art. 4." da Lei de 5 de Março de 1338. — A" Com-missão de Administração Publita*

O Sr. M. A. de f^asconcellos:— Mando para a Alesa o Diploma do Sr. Jacinlho Luiz do Amaral F razão, Deputado eleito pelo Circulo de Ponta Delgada, para ser remettido á Commissão de Poderes.

O Sr. Silva Costa : — Participo á Camará que a Commissão de Guerra se acha installada, tendo nomeado para seu Presidente o Sr. Barão do Monte Pedra!, Secretario o Sr. António José Silveiro, e a mim para Relator.

O Sr. Roma:—Pedi a palavra para apresentar um requerimento, que me foi enviado pelos Estudantes da Universidade de Coimbra, para que e*ta Camará interprete alei do Recrutamento, .porque ha duvidas a seu respeito.

O Sr. Pereira Brandão: —Mando para a Mesa uma representação da Junta de Parochia , Juiz de Paz Eleito, e mais empregados da Freguezia d'Ara-zede, Concelho de Cadima , Districlo de Coimbra sobre divisão de Território, que peço seja remetlida á Commissão de Estatística.

ORDEM DO DIA.

Continuação .da eleição de Commisssoes.

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se a segundo escrutínio para eleger três membros, que não obtiveram pluralidade absoluta noprimeiro escrutínio para a Coimnissâo Diplomática.

O Sr. Gorjão; — Hontern nomearam-se pela Mesa, como mais votados para o primeiro escrutínio, apezar de não obterem maioria absoluta, não sei se quatro , ou cinco Senhores.

O Sr. Presidente : — Quatro.

O Sr. Gorjão: — Desejaria

O Sr. Secretario Rebella de Carvalho: — Não posso agora satisfazer os desejos do Sr. Deputado, porque inuiilisei a folha, em que tinha lançado os votos ; entretanto eu costumo sempre nomear o duplo dos que faltam.

O Sr. Gorjão: — Nós sabemos muito bem que o escrutinip não é forçado, mas assim mais lato fica um pouco

Procedtfu-se ao segundo escrutínio, e, tendo entrado na urna 81 lisias, saíram eleitos os Srs. António Manoel Lopes Vieira de Castro com 40 votos, José' Joaquim da Silva Pereira com 34, Manoel da Silva

Passos com 34, e José Joaquim Lobo de Moura com 34.

O Sr» Secretario Rebello de Carvalho:—Obteve maioria o Sr. Vieira de Castro com 40 votos, e ha três Srs., que estão empatados com 34 votos cada urn, e são os mais votados, (f^o%es: — Decida-se pela idade.)

O Sr.Presidente: -—Este caso não está providenciado pelo Regimento; eu vou consultar a Camará se quer que este empate se decida pela idade.

Jíssim se resolveu, preferindo por consequência os Srs. Passos (Manoelj, e Silva Pereira.

O Sr. Presidente: — Segue*se agora a eleição da Commissão do Ultramar.

O Sr. Pestana,: — Eu pediria que, em quanto se não decide o Parecer da Commissão de Poderes a, respeito do Sr. Sebastião Xavier Botelho, se sobre-estivesse na nomeação desta Commissão; é demora de oíaLs um dia ou dous, e não se perde nada com elia.

O Sr. Presidente:—O Sr. Pestana propõe q

Foi approva,da.

O Sr. Presidentes — Então segue-se a eleição da Cotnmissão Eeclesiaslica.

O Sr. Gorjão : — Sr. Presidente, tendo sido motivo para a resolução , que a Camará acabou de tomar, a esperança bem fundada de que em breve o Sr. Sebastião Xavier Botelha virá tomar assento nesta l^íila, e que cotn suas reconhecidas IUZPS ecn todas as matérias, e especialmente nas que fazem objecto da-quella Corrnnissão, poderá prestar os maiores servi-cos, o que inculca que a Camará o' deseja votar, assento eu que se deve sobre-estar na eleição da Commissão Ecclesiasticà, para a qual ainda que ha Membros desta Camará, que pedem formar uma perfeita Commissão, com tudo, sem offensa delles, se pode dizer que a sabedoria, o gráo eminente, e todas as óptimas qualidades, que concorrem no Excel lentíssimo Sr. Bispo Conde, que todo o mundo litterario e civilisado reconhece, (apoiado^ apoiado) virão dar ainda maior força e esplendor á dita Commissão ; porém estando na Commissão de Poderes um officio , pelo qual S. Ex.a renuncia o seu logar de Deputado, sem duvida com magoa de toda estaCa-mara (apoiado, apoiado) , e sendo ainda incerto o que esta Camará seguirá a tal respeito , por isso entendo que, ainda que se não dê a identidade de razão no Sr. Bispo Conde com o Sr. Xavier Botelho, ha comtudo certa analogia, e por isso parece-me que se deve tomar igual deliberação quanto á eleição desta Commissão Ecclesiasticà (apoiado).

O Sr. Presidente:-—O Sr. Deputado Gorjão fej$ um requerimento igual ao do Sr. Pestana, para que se sobre-esteja também por alguns dias na nomeação da Commissão Ecclesiasticà.

O Sr.M.A.d£Fasconcellos:—-fL(i tenho sempre medo de requerimentos decididos logo, apenas se apresentam; porque um, ou outro indivíduo nãoestá na Caínara, não havemos por.isso ir protelar um negocio, principalmente quando para isso não ha motivo.