O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

•era a propósito, pois que já se leoa ma,nifes|ádo dir versas opiniões sobre à admissão ou não admissão da renuncia, que da sua cadeira fez S. Ex.a o Si. Bispo Conde ; assim fica-se na mesma duvida, porque talvez muitos Srs, que entendem que ella ha de ser admiltida, não votarão «m S. Ex.a, e o fariam, é de crer, se conhecessem, pelo vencimento em contra* rio, que S. Ex.a continuava a ser um dos mais brj-> lhantes ornamentos desta Camará, e 'dè$\m^viceversaj esta consideração a njnguem por certo será indiffe-rente, quando pelo adiamento da eleição, ate' que a Camar^ decida esta questão, se evita este estado dç duvida. (Apoiado). ^

Agora direi lambem, Sr. Presidente, que visto que.já alguns Srs. enunciaram d' a n tem ao a sua opinião sobre a questão da admissão da renuncia doSi* Bispo Conde, emiltirei eu também a minha, que e' cm tudo conforme á do Sr. Derramado , isto é' Eu não posso dar o meu assenso a uma perda , que eu julgo irreparável para esta Camará , e para toda a fiação , ('muitos apoiados).

O Sr. Fieira de Castro: — Eu queria perguntar, Sr. Presidente, se nós pudemos votar no Sr. Bispo Conde para Membro da Commissão Ecclesiastica, . (vozes == pôde , pôde) .

O Orador j ora agora pergunto eu, porque desejo ser franco em todas as minhas acções, votando nós assim, irá a ficar implicitamente recusada a sua de-tijjssào, e sendo eístu uma das questões mais delicadas que oííorece a organização doSysteaia Representativo, parécia-rne que deveria merecer mais alguma altenção. (Foi interrompido por uma explicação) Perdoe-me V. Ex.% quando algum Deputado falia não se pôde interromper senão quando sahe da Ordem, e eu persuado-me que ainda não sahi delia.

Eu Sr. Presidente, observo, que se a Camará procedesse mais regularmente neste negocio, nomeando a Commissão sem fazer menção do nome do Sr. Bispo Conde, e quando a Camará entender que deve recusar a sua demissão, logo que elle appareça nesta Camará, eu serei o primeiro a requerer que elle seja Membro desta Commissão, isto e', o que me parece mais regular, e antes dessa questão se decidir, não pôde a meu ver recair sobre elle a nomeação.

O Sr. Presidente; — A Camará ainda não accei-tou a sua resignação, e, em quanto não aacceitar, o Sr. Bispo Conde e' membro da Camará, e pôde ser votado para esta, ou para outraqualquerCommissão.

O Sr. Leonel: — Sr. Presidente, como o escrutínio e secreto, tudo i? to íica remediado, sem gastarmos tempo em dizermos em quem se hade, ou não votar: corntudo, deve entender-se que por isto não fica a outra questão prejudicada, e assim julgo que a matéria se deve dar por discutida, e peço a V. Ex.a que consulte aCamara aesle respeito, (apoiado). — Assim se julgou.

Posto á votação o Requerimento do Sr. Gorjão, foi rejeitado, deeíarando-se que se podia incluir na Commissão Ecclesiastica o Sr. Bispo Conde, sem que isso viesse a prejudicar a deliberação futura da Camará.

O Sr. Silva Sanches

O Sr. Presidente: — Essa questão já está decidida com a votação do Requerioiento.

O Sr. Aguiar: — Sr. Presidente, o que acaba de dizer o nobre Deputado não teai applicação ao caso do Sr. Bispo Coade , porque nós não estamos tra-

'etando do paat) dfe se acceitar ou nâq a sua renuncia ao logar>;de DêpiutaçLo, estamos traetandp de nomear urna,Cojmíflissão, para 3, qual não haduvida que pode ser eleito o Sr. Bis,pto Conde, emquanto a Camará não accejtar a resignação, qi*e S. Ex,a fez'do seu logar. $' necessária que a Camará se não deixe surpreender pej,o qye disse o Sr. Deputado, que fallou contra a nomeação^do' Sr. Bispo Conde. Vote o ST. Deputado como quizer,, ou como entender, eu declaro desde já;que hei de votar no Sr, E^Upo^Conde para a Cornmissâo Scclesiastica, e que é Q primeira

Q;.Sr. Presidente: — Passa-se á eleição 4a Com> missão Ecclesiastiea. , , ,

' Procedeu-se á chamada, e tendo entrado na urna 83 listas, saíram eleitos com a maioria absoluta os Srs. Guilherme Henriques de Carvalho com 72 votos, M-anoel Bento Rodrigues com 68, Diogo de Macedo Pereira com 55, Vicente Ferrer Neto e Paiva cora 53, Joaquim Plácido Galvão Palma com 46, Manoel Joaquim Cardoso Castel-Branco com 45, e Bi&po Conde com 43.

O Sr. Fonseca Magalhães: — Mando para a Mesa um Parecer da Commissão de Poderes, a quem foi presente um ofticio do Sr. Sebastião Xavier Botelho., em que pede lhe seja applicada a Lei de 1837; e, achando a Cotnmissão conforme a Acta geral da eleição de Goa com o Diploma deste Senhor, é de parecer que lhe seja aplicada a mencionada Lei.

Sendo posto d vçtacão foi approvado.

O Sr, Ferreira de Castro: —Sr. Presidente, a Cort»missâo de Estatística acha-se installada, e nomeou para Presidente ao Sr. Pestana, Secretario ao Sr. Frederico Gomes, e Relator a rnirn. — A Camará ficou inteirada,

Q Sr. Fonseca Magalhães: -—, Mando para a Mesa outro Parecer da Commissão de Poderes, a qual acha legaes os Diplomas dos Srs. Jacintho Luiz de Amaral Frazão, Manoel António de Vasconcellos, e Luiz Ribeiro de Sousa Saraiva, osquaes acha conformes; e lendo estes últimos dous Srs. assento já na Camará, e a Commissão de parecer que devem ser convidados a vir tornar assento nesta Casa eSr. Joa-quirn Pedro Judice Samora, 2.° Substituto por Lisboa, em logar do Sr. Manoel António de Vasconcellos, que prefere pelo Circulo de Ponta Delgada, ern razão da sua naturalidade; e o Sr. Silvestre Pinheiro Ferreira, 1.° Substituto pelo Circulo de Ponta Delgada, em logar do Sr. Luiz Ribeiro de Sousa Saraiva, que prefere pela Guarda, também pela razão de naturalidade; devendo proclamar-se desds já Deputado o Sr. Frazão.

Sendo posto á votação este Parecer foi approvado; e em seguida foi introduzido na Sala o Sr Jacintho Luiz de Amaral Frazão, que prestou juramento, e tomou assento.

O Sr. Presidente: — Pas,sa-sc agora á eleição da Commissão da redacção de Leis, que é de 3 Membros.

Depois de feita a chamada, verificou-se terem entrado na urna 77 listas, e saíram apurados com a maioria absoluta

Os Srs. Rodrigo da Fonseca Magalhães com, 63 votos, José Caetano de Campos com 4-8, e Paulo Midosi com 42.