O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 35

— 55 —

N.º 12.

11.A SESSÃO PREPARATÓRIA

EM 19 DE JANEIRO.

4855.

PRESIDENCIA DO Sr. ROUSSADO GORJÃO, Decano.

Chamada: — Presentes 74 Srs. Deputados. Abertura: — A meia hora da tarde. Acta: — Approvada.

Não houve correspondencia.

O Sr. Presidente: — Os Pareceres das Commissões de Poderes hontem apresentados foram mandados imprimir com urgencia; mas ha pouco chegou um portador da Imprensa participando que só depois da uma hora podiam vir alguns; em consequencia, não tendo a Assembléa outra cousa de que tractar, convido os Srs. Relatores de qualquer das Commissões a apresentarem alguns trabalhos que tenham promptos para se lhes dar expediente. (Pausa.)

Como ninguem pede a palavra, está interrompida a Sessão até que venham da Imprensa os Pareceres para se distribuirem.

Sendo uma hora e meia da tarde, disse

O Sr. Presidente: — Continúa a Sessão.

O Sr. Santos Monteiro: — O Sr. Relator continúa a estar trabalhando na Commissão, e por isso não veiu apresentar este Parecer. (Leu os Pareceres sobre as eleições dos circulos comprehendidos nos Distritos da Guarda, Vizeu e Leiria.)

(Continuando): — Resta unicamente um Parecer que é o de Lamego, mas a Commissão não o póde apresentar hoje, nem o apresentará ámanhã.

O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Mando para a Meza dois documentos relativos á eleição de Lamego, e por esta occasião declaro que o Sr. Corrêa Caldeira e eu, já entregámos á mesma Commissão varios outros documentos sobre esta eleição.

O Sr. Presidente: — Vou propôr á Junta se approva que estes dois documentos sejam remettidos á Commissão encarregada do exame deste circulo eleitoral.

O Sr. Avila: — Não é caso de votação: perdôe-me V. Ex.ª, mas não se póde fazer dependente da eleição da Junta a remessa de documentos á Commissão, que são precisos para esclarecimentos de objectos sobre que a Commissão tem de dar um Parecer. Por consequencia, peço que V. Ex.ª uzando da sua propria auctoridade os mande á Commissão.

O Sr. Presidente: — Eu sou o primeiro a conhecer que todos os documentos que possam conduzir ao esclarecimento da verdade se devem admittir, principalmente n'um objecto desta magnitude, mas sou o primeiro; tambem a «ter escrupulos sobre a maneira porque devo proceder nestes casos.

Eu vou fazer esta Proposta n'outro sentido.

O Sr. Avila: — Peço a V. Ex.ª que dispense essa votação. Supponha V. Ex.ª que a Junta Preparatoria decide o contrario; aqui está uma resolução que não é regular, e ahi fica a Commissão impossibilitada de poder formar uma opinião segura a respeito de um objecto tão importante; por consequencia peço a V. Ex.ª que não faça tal pergunta á Junta, e resolva V. Ex.ª a remessa dos documentos á Commissão.

O Sr. Presidente: — Eu vou fazer agora a Proposta n'outro sentido; isto é, se a Junta approva a idéa do Sr. Deputado. À Junta approvou.

O Sr. Presidente: — Como disse, não desejo tomar sobre mim resolução alguma, O Sr. Relator da

Página 36

— 36 —

2.ª Commissão declarou que ainda ámanhã não póde apresentar o Parecer do Circulo de Lamego, que é o que lhe falla: ámanhã por consequencia não ha nada a fazer, mas eu nem quero interromper as Sessões regulares, nem tambem desejo incommodar os Membros da Junta obrigando-os a vir aqui sem haver que fazer. Por tanto vou consultar a Junta se quer que ámanhã se abra a Sessão não obstante não haver trabalho algum de que tractar.

Resolveu-se affirmativamente.

O Sr. Avila: — Pedia a v. Ex.ª que désse as suas ordens para que, como d'ora em diante se começam a contar as 48 horas para o exame do Parecer da 1. Commissão de Poderes, se possam franquear na casa da respectiva Commissão, ou onde a Meza intender, os papeis respectivos ás eleições desses Circulos para os Srs. Deputados eleitos que quizerem, os poderem examinar.

O Sr. Presidente: — Estão dadas as providencias para todos os Srs. Deputados eleitos que quizerem examinar os documentos relativos ás differentes eleições, o poderem fazer nas casas das Commissões.

A Sessão ámanhã deve começar ás 11 horas. Está levantada a Sessão. — Eram quasi duas horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. Gastão.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×