O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°^2
SESSÃO DE 9 DE FEVEREIRO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. JOÃO DE MELLO SOARES E VASCONCELLOS (DECANO)
SECRETÁRIOS OS SRS.
!Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel Francisco Augusto Furtado de Mesquita Paiva Pinto
Chamada—presentes 70 srs. deputados eleitos. Abertura—á uma hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.'—Do sr. Moraes Carvalho, de que por impedimento legitimo não pôde comparecer á sessão de hontem. A camará ficou inteirada.
2.*—Do sr. Azevedo e Cunha, de que por motivo justificado não pôde comparecer na sessão de hontem. A camará ficou inteirada.
3.'—Do sr. Mousinho de Albuquerque, de que o sr. Roberto Charters, deputado eleito pelo circulo de Porto de Moz, não se tem podido apresentar até hoje, por se achar incom-modado; mas logo que se restabeleça o fará, apresentando n'essa occasião o seu diploma; mas se o seu padecimento se prolongar, o remelterá para ser tomado em consideração.
A camará ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIO
Do ministério do reino, acompanhando o processo da eleição de um depulado, a que em segundo escrulinio se procedeu no circulo do Mogadouro, n.° 51.
Foi á commissão respectiva.
O sr. Couto Monteiro:—Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo 73, e dois pareceres sobre dois di plomas.
O sr. Justino de Freitas:—Mando para a mesa o diploma com o parecer da primeira commissão de poderes, dosr. Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu.
O sr. Presidentes—A hora está adiantada. Não se acha presente o sr. primeiro secretario, nem nenhum^dos srs. vice-secretarios; convido o sr. Sousa Machado a vir oceupar o logar de secretario.
Devo dar conta á junta de que se apresentaram Ires pareceres sobre diplomas, cujas eleições foram já approvadas. Con sulto a junta sobre se quer que estes pareceres se discutam já e se votem, para ficarem completas estas eleições.
Decidiu-se afirmativamente.
Pozeram-se pois em discussão os seguintes
PARECERES
Foi presente á primeira commissão de verificação de pode-Vol. 1—Janeiro e Fevereiro—1860
res o diploma do depulado o bacharel Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu, pelo circulo eleiloral de Cabeceiras de Basto, e a commissão é de parecer que, achando-se o diploma conforme com as actas da eleição, deve ser proclamado depulado por aquelle circulo o referido bacharel Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu,
Sala da commissão, 8 de fevereiro de 1860. —José Mar-cellino de Sá Vargas—A. R. Sampaio=Rodrigo~Nogueira Soares=Justino Antonio de Freitas. Foi logo approvado.
Circulo n.° 76—Lamego
A segunda commissão de verificação de poderes examinou com a devida attenção o diploma de sr. depulado eleito pelo circulo de Lamego, e confrontando este diploma com a respectiva acta de apuramento geral, é de parecer que osr. Antonio Pinheiro da Fonseca Osorio deve ser proclamado deputado da nação.
Sala da commissão, 8 de fevereiro de 1860.=Alberlo Antonio de Moraes Carvalho —Joaquim Gonçalves Mamede = Antonio Maria do Couto Monteiro = Carlos Ramiro Coutinho. Foi logo approvado.
Circulo n.° 88 — Gouveia
A segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o diploma do sr. deputado eleito José Maria da Costa e Silva, e achando-o conforme com a acta de apuramento, é de parecer que o dito senhor seja proclamado deputado da nação portugueza.
Sala da commissão, em 8 de fevereiro de 1860. = Alberto Antonio de Moraes Carvalho—Joaquim Gonçalves Mamede — Carlos Ramiro Coutinho—Antonio Maria do Couto Monteiro.
Foi logo approvado.
ORDEM DO DIA
CONTINUA A DISCUSSÃO DO PARECER DA PRIMEIRA COMMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE PODERES
sobre a eleição do circulo n." 28-povoa de varzim
O sr. Xavier da Silva:—Sr. presidente, no pequeno inter-vallo que decorreu depois que se fechou a sessão, eu, pelo modo por que me foi possível, fiz diligencia de examinar todos os documentos que se tinham apresentado de novo sobre esta eleição, e do exame minucioso que fiz d'esses documen-