O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 12
SESSÃO BE 14 DE MARCO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
Joaquim Gonçalves Mamede José de Mello Gouveia
Chamada—presentes 100 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Cancella, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Antonio de Serpa, Xavier Palmeirim, Cyrillo Machado, Ramiro Coulinho, C. J. Nunes, Posser, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Sousa Machado, Sousa Pinto Dasto, Lacerda (D. José), Ponte e Horta, Justino deFrcitas e Pinlo da Franca.
Não compareceram—os srs. Ferreri (Adriano), Pinheiro Osorio, Pinlo Carneiro, Sousa Azevedo, barão das Lages, Carlos Ferreri, Garcia Peres, Faustino da Gama, Filippe Brandão, Costa Lobo, F. M. da Costa, Pulido, Chamiço, F. Pinto Tavares, Blanc (Hermenegildo), Mello e Minas, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, Infante Pessanha, Dias Ferreira, Feijó, Sá Vargas, Casal Ribeiro, Andrade Moraes, Camara Leme, Luiz Teixeira de Sampaio Júnior, Almeida Júnior, Marianno de Sousa e marquez de Sousa Holstein.
Abertura—á hora e meia da tarde. Acta— approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Thiago Horta, de que o sr. Caslro Ferreri, por motivo justificado e bem conhecido, não lem podido'compa-recer ás ultimas sessões, e não o poderá ainda fazer durante alguns dias.
A camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Zeferino Rodrigues, de que o sr. Blanc (Hermenegildo) não pôde comparecer á sessão de hoje e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
3."—Do sr. Frederico de Mello, de que o sr. Infante Pessanha não pôde compar.ecer á sessão de hoje por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
4.*—Do sr. Teixeira de Sampaio, de que por motivo justificado não pôde comparecer em algumas sessões. A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIO
Da camara dos dignos pares, acompanhando uma relação Vot. U—Março—1860
das propostas de lei que lhe foram enviadas por esta camara, e ali approvadas na sessão de 12 do corrente. A camara ficou inteirada.
REPRESENTAÇÕES
1."—Da camara municipal da Lourinhã, pedindo que se faça a estrada da Lourinhã a Torres Vedras.
Foi á commissão de obras publicas.
2."—Da camara municipal da villa de Albufeira, pedindo que a estrada litoral do dislricto dc Faro passe por aquella villa ou junto a ella.
Foi á mesma commissão.
3."—Da ordem lerceira de S. Francisco, da cidade de Leiria, pedindo a concessão do cxlinclo convento de S. Francisco d'aquella cidade, e juntamente dois pequenos quintaes que lhe são annexos.
Foi á commissão dc fazenda.
4,a—Da camara municipal de Cabeceiras de Basto, pedindo que se não posponha á conslrucção de outras estradas a de Braga á Ponte de Cavez.
Foi á commissão de obras publicas.
5."—Da camara municipal de Vieira, fazendo algumas considerações sobre a directriz da estrada de Braga a Chaves.
Foi á mesma commissão.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTllSO PELA MESA REQUERIMENTOS
1—Requeiro que o governo remetia a esla camara copia dos decretos ou quaesquer diplomas que conferissem a João Mousinho da Silveira quaesquer funeções diplomáticas, consulares ou financeiras em Paris, e bem assim dos decretos ou determinações que d'ellas o demilliram. = Moraes Carvalho.
2.° — Renovo e faço meu, com toda a urgência, o requerimento feito na sessão de 14 de fevereiro ullimo pelo meu illustre collega o sr. D. Rodrigo de Menezes, para que o governo, pelo ministério do reino, remetia a esta camara o relatório da commissão de inquérito ás sementeiras do arroz, nomeada por uma resolução da camara transacta, c bem assim toda a correspondência da referida commissão com o governo a este respeito. =• Augusto Zeferino Rodrigues, deputado pelo circulo do Cadaval.
3."—Requeiro que se peça ao sr. minislro da fazenda que envie a esla camara, não havendo inconveniente, uma rela-