O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

v 0 J 9
SESSÃO DE 15 DE MAIO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
[Joaquim Gonçalves Mamede José de Mello Gouveia
Chamada — presentes 83 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Lacerda (Antonio), Azevedo c Cunha, Arrobas, Fontes, Rodrigues Sampaio, Santos Lessa, Antonio do Serpa, Telles dc Vasconcellos, barão das Lages, Freitas Soares, Abranches, Carlos Bento, Pinto Coelho, C. J. Nunes, Diogo Forjaz, Folque, F. F. de Mello, F. C. do Amaral, F. J. da Costa e Silva, F. P. Pinto Tavares, Soares Franco, Posser, Palma, Silva Andrade, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Mello e Minas, Nogueira' e Menezes, Coelho de Carvalho, Pinto de Magalhães, Maia, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo dc Faria, Feijó, C. da Fonseca, J. M. dc Abreu, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Frazão, Nogueira, Justino dcFrei-tas, Rebello da Silva, Camara Leme, Rocha Peixoto, Pinto Martins, Dias da Silva, Moraes Soares, Thiago Horla, Blanc Viriato) c visconde de Porlocarrcro.
Não compareceram — os srs. Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Avila, Pequito, Sousa Azevedo, Ramiro Coulinho, Paiva Pinlo, Gavieho, Bicudo Correia, Pulido, Batalha, Blanc (Hermenegildo), Aragão, Silva Cabral, Infante Pessanha, Guilherme Pacheco, J. M. da Costa c Silva, Mendes dc Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior c Simão de Almeida.
Abertura—á meia hora da tarde. Acta— approvada.
DECLARAÇÕES DE VOTO
l.a — Declaro que sc estivesse presente á votação nominal de hontem, votaria contra os artigos 2.° c 3.° do projeclo de lei n.° 22.=Freilas Soares.
2.a—Declaramos que se estivéssemos presentes na sessão de hontem, leríamos rejeitado os artigos 2.° e 3." do projecto de lei n.° 22.=Placião de Abreu=Fcrreira Pontes.
3."—Declaro que live juslo motivo para faltar á sessão dc hontem; que votei a favor da generalidade do projecto de lei n.° 22 e que rejeitaria os arligos 2.° e 3." do mesmo projeclo dc lei n.° 22, sc eslivesse presente. = Gaspar Pereira.
4."—Declaro que teria votado conlra os arligos 2.° e 3.° do projeclo n.° 22 em discussão, se eslivesse hontem dentro da sala quando aquelles artigos se volaram.—Eleutério Dias =Ázevedo e Cunha.
5."—Declaro que se estivesse presente na sessão de hontem, votaria pelos artigos 2.° c 3.° do projeclo que se discutia. =José Estevão.
6.a—Declaro que sc estivesse presente na sessão de hontem, quando se votou o artigo 3.° do projeclo n.° 22, votaria a favor do artigo.—Antonio Feio. ' Voe IV—Maio—1860
7.*—Declaro qne se estivesse presente na sessão de hontem, teria votado os arligos 2.° e 3.° do projecto que se discutia. —Jacome Correia.
8.a— Declaro que se estivesse presente á sessão de hontem, quando se volaram os arligos 2.° c 3.8 do projecto n.° 22, teria votado a favor.= D. Rodrigo de Menezes —D. José de Lacerâa = Mariano Joaquim de Sousa Veio.
Mandaram-se lançar na acta.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIO
Do ministério das obras publicas, participando, em resposta a um requerimento do sr. Dias de Azevedo, que os estudos das estradas de Lisboa a Torres Vedras ainda não estão concluídos, c por consequência não é possivel por emquanto enviar os esclarecimentos pedidos.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
l.a—Dos lavradores e proprietários do concelho de Estremoz, conlra as medidas financeiras apresentadas pelo governo.
Foi á commissão de fazenda.
2.a—Das religiosas do convento de Nossa Senhora de Sub-serra, da Castanheira, adherindo á representação das religiosas dos conventos de Lisboa, conlra a desamorlisação dos bens das freiras.
Foi á commissão de fazenda, ouvida a ecclesiastica.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTO
Requeiro que, pelo ministério das obras publicas, se peça ao governo que com a maior brevidade que for possivel informe a esla camara:
]. Qual o numero de kilometros que lêem sido construídos na estrada que vae a Bragança, por Villa Real e Miran-della, depois da publicação da carta de lei de 7 de junho de 1859 alé ao dia 30 de abril do corrente anno.
11. Que obras tèem sido construídas na ponte de Mondim de Baslo.