O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

132

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

los factos que se oppozeram á realisação dos meus desejos, porque na segunda feira não houve sessão, e hoje, havendo um projecto de interesse publico para discutir, v. ex.ª, com a sua reconhecida imparcialidade, preferiu, naturalmente, um projecto, que era da iniciativa do governo, a um projecto que era da iniciativa de um simples deputado...

Tambem aconteceu hoje, por um d'aquelles casos que são frequentes n'estes corpos, que um grande numero de srs. deputados tivesse vontade de discutir sobre varios assumptos, e v. ex.ª, com a benevolencia que costuma usar, adiou o momento de se entrar na ordem do dia para as tres horas da tarde.

Ora, eu desejava que por uma vez acabassem estas infelicidades que perseguem este projecto, infelicidades manifestadas até em documentos officiaes, porque em 18 de maio de 1869 já o governo de Sua Magestade estranhava, em officio dirigido ao governador civil de Santarem, a demora que havia na resolução da questão sujeita; e em 1 de setembro do mesmo anno o governo, composto já de outros cavalheiros, viu-se tambem obrigado a declarar que o processo relativo á circumscripção do concelho da Gollegã tinha tido uma demora inqualificavel.

É com estes fundamentos que eu mando para a mesa a minha proposta nos termos seguintes (leu).

Assim as cousas ficam bem postas. Não precipitámos a discussão, aguardamos a presença do sr. ministro do reino, a fim de ouvir as explicações que s. ex.ª tiver que dar, mas tambem quando s. ex.ª estiver presente não perdemos mais uma occasião favoravel a que esta questão se resolva.

Peço pois a v. ex.ª que submetta a minha proposta á decisão da camara, porque me parece que assim se porá um prego na roda das infelicidades, e terminarão os naufrágios que perseguem a pretensão da Gollegã.

Peço a urgencia da minha proposta.

Leu-se na mesa e foi apoiada, entrando em discussão a seguinte

Proposta

Proponho que este projecto seja adiado até estar presente o sr. ministro do reino, entrando em discussão logo que s. ex.ª compareça.

Sala das sessões, 21 de março de 1871. = Mariano Cyrilla de Carvalho.

O sr. Barros Gomes: — Creio que a camara está toda de accordo que se vote immediatamente a minha proposta de adiamento ou a do sr. Mariano de Carvalho, porque eu aceito a de s. ex.ª Peço portanto a v. ex.ª que me consinta retirar a minha proposta, e que em seguida ponha á votação a do sr. Mariano de Carvalho.

Foi retirada a proposta do sr. Barros Gomes.

O sr. Bandeira Coelho: — Peço a v. ex.ª que consulte a camara sobre se julga suficientemente discutida a materia do adiamento.

Julgou se discutida, e em seguida foi approvada a proposta do sr. Mariano de Carvalho.

O sr. Presidente: — A substituição apresentada pelo sr. Sampaio fica na mesa para quando se discutir o projecto.

Agora, antes de dar a ordem do dia para ámanhã, devo advertir ao sr. deputado que hoje se entrou na ordem do dia muito tarde para não privar da palavra muitos dos srs. deputados que desejavam fazer uso d'ella. Amanhã, porém, ha de entrar-se na ordem do dia á hora do costume.

O sr. Mariano de Carvalho: — Eu conheço perfeitamente que hoje se entrou mais tarde na ordem do dia de proposito para dar a palavra a todos os srs. deputados que quizessem usar d'ella. Nunca me passou pela imaginação fazer a mais leve censura a v. ex.ª

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da discussão do projecto n.º 23 e o projecto n.º 20.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Rectificações

Na sessão do dia 17, por occasião de se discutir o projecto de lei n.º 31, concedendo á misericordia da villa das Vélas, da ilha de S. Jorge, o edificio do convento de S. Francisco, o sr. deputado Pedro Roberto remetteu para a mesa uma proposta para do artigo 1.° se eliminarem as palavras = e estabelecimento de uma aula de primeiras letras a que é obrigada pelo seu compromisso =; e por essa occasião disse que = tendo havido equivoco na redacção do artigo, porquanto a misericordia não era obrigada pelo seu compromissa a sustentar uma aula de primeiras letras; e se foi obrigada a alugar uma casa para n'ella se estabelecer uma aula, foi porque o ministerio da fazenda, quando lhe cedeu o edificio, lhe impoz a condição de ceder uma sala á camara municipal para áquelle fim —.

Por esta fórma fica rectificado o que o mesmo sr. deputado disse e se acha impresso no Diario de camara do referido dia 17,

No projecto apresentado pelo sr. deputado Eduardo Tavares, sobre o monumento ao duque da Terceira, façam-se as seguintes rectificações:

Onde se 1ê = figuram distinctamente, entre outros, um vulto militar = deve ler-se = figura distinctamente, etc. =

Onde se lê = exigir-lhe grandioso monumento = leia-se = erigir-lhe grandioso monumento =.

Onde se lê = á frente das forças pouco numerosas = leia-se = á frente de forças pouco numerosas, etc.. =