O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 12

SESSÃO DE 1 DE FEVEREIRO DE 1898

Presidencia do exmo sr. Eduardo José Coelho

Secretários- os exmos srs.

Joaquim Paes de Alberto
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

No expediente dá-se conhecimento de dois officios o têem segunda leitura dois projectos do lei.- O sr. Alfredo de Oliveira reclama providencias que melhoram a organisação da corpos policiaes do Alentejo o Funchal, e n'este sentido apresenta um projecto do lei. - Interpellação do sr. Franco Frazão ao sr. ministro da marinha sobre alguns assumptos que respeitam a Macau, o em especial sobre uma noticia rotativa ao aprisionamento do dois barcos por uma lancha da alfandega chineza. resposta do ar. ministro. - Declaração do sr. Baracho, que apresenta em seguida uma proposta para voto do sentimento pela morto do general Jorge Candido. Associa-se o sr. ministro da guerra por parte do governo e o sr. Correia de Barros por parto da maioria- - Apresentação do um projecto do lei pelo sr. Oliveira Matos, que em seguida interroga o sr. ministro das obras publicas sobre o concurso para os obras do saneamento de Coimbra. Resposta do sr. ministro.- Representação mandada para a mesa pelo sr. Abreu e Lima.- Projecto de lei do sr. Antonio Cabral para trasladação dos rostos mortaes de Camillo Castello Branco para o templo dos Jeronymos.- Mandam para a mesa representações os ara. Baião e Adriano Anthero.

Na ordem do dia continua em discussão o projecto de lei n.º 85, do 1897 (concessões do terrenos no ultramar).-- Usa detidamente da palavra o sr. Jacinto Candido, sustentando que o projecto deve voltar A commissão. Respondem-lhe os srs. ministro da marinha o Elvino do Brito, e a estes o sr. Luciano Monteiro. -fallam segunda vez os srs. ministro da marinha o Jacinto Condido.- Tomam parte no debato os srs. Arthur Montenegro, relator, o Marianno de Carvalho.- Trocam explicações os srs. Luciano Monteiro o Elvino do Brito,- levanta-se a sessão.

Abertura da. sessão - As tres horas da tarde.

Presentes á segunda chamada, 49 srs. deputados. São os seguintes:- Abel dá Silva, Adriano Anthero do Sousa Finto, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Cesar de Oliveira, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sonsa, Augusto José da Cunha, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José do Oliveira, Conde do Alto Mearin, Conde de Silvos, Eduardo José Coelho, Elvino José de Sousa e Brito, Francisco Barbosa do Conto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Limpo do Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moneada, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Henrique Carlos do Carvalho Kendall, Jacinto Candido da Silva, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de. Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Augusto Correia de Barros, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Capello Franco Frazão, José Eduardo Simões Baião, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luiz José Dias Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro e Sebastião do Sousa Dantas Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio de Menezes o Vasconcellos, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Artur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar Claro a Ricca, Bernardo Homem Machado, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco José Machado, Francisco Antonio Viegas do Canal, Francisco Silveira Viena, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José da Cruz Caldeira, José Dias Ferreira, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregário de Figueiredo Mascarenhas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira e Lima, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Cy-priano Coelho de Magalhães, Luiz Fischer Berquó Poças falcão, Luiz Osório da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Antonio Moreira Júnior, Manuel Telles de Vasconcellos, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Não compareceram á sessão os srs.:- Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Carlos Le-Coeq, Alvaro de Castelões, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maximo Lopes do Carvalho, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde do Burnay, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Conde da Serra de Tourega, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Castro Mattoso da Silva Corto Real, Francisco Furtado de Mello, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro do Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho .do Abreu, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João António de Sepulveda, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lobo de Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, João Pinto Rodrigues dos Santos, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Bento Ferreira de Almeida, José Frederico Laranjo, José Joaquim da Silva Amado, José Maria Barbosa de Magalhães, José Mathias Nunes, Leopoldo José do Oliveira Mourão, Libanio António Fialho Gomes e Manuel Pinto de Almeida.

Acta - Aprovada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da marinha, satisfazendo aos requerimentos feitos em sessão de 14 de janeiro ultimo pelo sr. deputado Dantas Baracho.

Para a secretaria.

Da commissão central executiva do 4.° centenário do descobrimento da índia, solicitando que de entre o antigo material d´esta camara, que vae ser inutilisado, lhe sejam