O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Fez 594 despachos, sendo 492 nomeações novas.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

(O orador foi muito cumprimentado).

(Não reviu).

O Sr. Telles de Vasconcellos: - Mando para a mesa o parecer da commissão de marinha, sobre a proposta de lei n.° 5-8, que fixa a força naval para o anno economico de 1902-1903 em 5:800 praças.

Foi a imprimir com urgencia.

O Sr. Presidente: - Faltam apenas 14 minutos para se encerrar a sessão.

O Sr. José de Alpoim: - Se V. Exa. me concede a palavra, usarei d'ella.

O Sr. Presidente: - Tem V. Exa. a palavra.

O Sr. Alpoim: - Servindo-se da phrase de um dos maiores vultos da nossa terra, tambem exclama, com elle: isto dá vontade de morrer!

Com profundo sentimento vê, que o Sr. Presidente do Conselho, em contraste com as palavras, d'elle, orador, palavras de paz e de serenidade, acaba de lançar-lhe um repto, com retaliações pessoaes, perdendo a linha, lançando mão de recursos improprios de S. Exa. e do Parlamento, vindo accusá-lo falsamente de ter procedido por forma semelhante á que pôs em pratica o illustre Presidente do Conselho.

E, comtudo, elle, orador, que tão vivamente foi accusado, não fez a reforma do seu Ministerio, apesar de para isso ter auctorização, por um sentimento de escrupulo; porque não tinha maneira de a fazer sem augmentar a despesa.

Nunca se rasgou assim a mascara; nunca foi tão longe a audacia!

Gisava, desde ha muito, a dissolução do Parlamento - foi S. Exa. que o disse - e então, antes mesmo da scisão, S. Exa. pensava já em obter auctorizações que lhe permittissem levar vida larga.

Uma tal declaração é extraordinaria e precisa ser ouvida pelo país.

Elle, orador, porem, por um sentimento de generosidade é obrigado a ter pena do nobre Ministro, porque S. Exa. arranjou esse argumento, empregou-o, mas esqueceu-se de que as auctorizações que lhe foram concedidas não eram as que vinham no orçamento, foram as que o Sr. Beirão lhe apresentou e que eram muito diversas das outras.

A verdadeira razão não foi, portanto, a que S. Exa. invocou; o que o levou a remodelar serviços foi a necessidade de contentar os seus apaniguados, dando a uns largas prebendas e captivando outros com a promessa d'esse prebendado.

Lembra-lhe, porem, sem offensa para ninguem, o famoso sermão ao Padre Antonio Vieira, denominado dos peixes, quando fala dos roncadores e dos pegadores, e aconselha o Sr. Presidente do Conselho a que fuja de que o seu partido seja de pegadores e o Governo de roncadores, que são pequenos e roncam, como se fossem fortes.

Respondeu á primeira parte do discurso do Sr. Presidente do Conselho e sente-se tão fatigado que pede para ficar com a palavra reservada.

(O discurso será publicado na integra quando o orador o restituir).

O Sr. Presidente: - A primeira sessão realiza-se na segunda feira, á hora regimental. A ordem do dia é a mesma que vinha dada para hoje, e mais o projecto n.º 6.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas e trinta e cinco minutos.

Representação enviada para a mesa nesta sessão

Dos distribuidores supranumerarios dos concelhos fora de Lisboa e Porto, nomeados anteriormente á actual organização telegrapho-postal, pedindo que lhes sejam mantidos os mesmos direitos que gozavam á data das suas nomeações.

Apresentada pelo Sr. Deputado Oliveira Simões, enviada á commissão de obras publicas e mandada publicar no Diario do Governo.

O redactor interino = Affonso Lopes Vieira.