O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

12.ª SESSÃO

EM 17 DE MARÇO DE 4909

SUMMARIO. - Approvada a acta e lido o expediente, fez-se segunda leitura de um projecto de lei do Sr. Sousa Tavares, e a renovação de um outro da iniciativa do Sr. Estevam de Vasconcellos. - O Sr. Presidente declara que se não podem realizar alguns avisos previos por ausencia dos respectivos Deputados. - O Sr. José Rebello cumprimenta a Presidencia, chama a attenção do Governo sobre o horario da linha da Beira Baixa, e pede que se conclua o troço do caminho de ferro de Villa Viçosa a Elvas. Responde-lhe o Sr. Ministro da Guerra. - O Sr. Jorge Vieira faz diversas considerações sobre a falta de milho e centeio nas provincias do norte. - O Sr. Archer da Silva requer urgencia sobre a conveniencia, attentas as declarações feitas pelo Governo na outra Camara, de se dar conhecimento das actas do Conselho de Estado. A Camara rejeita a urgencia por maioria.- Entre os Srs. Malheiro Reymão e Ministro da Fazenda trocam-se explicações acêrca de umas referencias feitas na imprensa ao Governo de que fez parte, sendo este incidente cortado de apartes. - O Sr. Queiroz Velloso requer documentos pelo Ministerio da Fazenda; o Sr. Antonio José de Almeida apresenta um aviso previo e o Sr. Malheiro Reymão manda para a mesa uma proposta a fim de ser nomeada uma commissão para averiguar das informações do Correio da Noite, a que se referira.

Na primeira parte da ordem do dia o Sr. Ministro da Guerra apresenta quatro propostas de lei e elegem-se as commissões de petições e de redacção.

Na segunda parte, da ordem do dia continua a discussão do assunto urgente relativo ao emprestimo de 4.000:000$000 réis, falando os Srs. Zeferino Candido e Lourenço Cayolla.- O Sr. Carlos Ferreira dá explicações acêrca do incidente tratado pelo Sr. Malheiro Reymão.- Encerra-se a sessão, marcando-se a immediata para sabbado, 20.