O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1*8 )

grimas delias feridas e prezai, q*ue foram soltas por 6e lhes não poder achar culpa. O acto dá eleição foi verdadeiramente um moviriíeníò militar; e um sargento da Guarda Municipal corrímándou a acção, com a espada desembainhada j postando soldados, mandando carregar armas e dirigindo todo aquefle acto.

Km Albufeira foi o plano d.e guerra menos.perigoso , mas mais seguro. Mandaram- se por todas ás Frwgiiezias que formavam o Circulo eleitoral patrulhas 4 prenderam-se os Eleitores, e vier a ui dela mesmo presos votar á Freguezia. Mas porque alguns podiam escapar destas diligencias^ tinham-se postado sentinellas em volta, e alguns que vinham isoladamente, foram-lhes extorquidas as listas e substituídas por outras do GoVerno. .

Na Lagoa falaificou.se o recenseamento; no acto da votação appareceram alguns Eleitores da Op-posição e disseram : este recenseamento não é copia exacta do que está á porta da Igreja* faltam* lhe nomes de Eleitores: confessou-se com toda a innocencia e franqueza, que effectivamente faltavam alguns, mas que era 'um pequeno numero, que só se tinham riscado dezesele nomes. O protesto que cqntra isto se fez, eslá na Acta da Lagoa*

Em Monchique saíram na véspera da eleição todos os Empregados de Administração e Justiça, e começaram a fazer arrolamentos pelas povoações j dizendo que iam arrolar para miticias, para duas decimas, para este, para aquelle tributo; e por oc-c.asião deste acto distribuíam listas com arrnas reáes, dizendo que Sua Mages'tadè ordenava, quo votassem com :aquellas listas , e que sê p não fizessem , haviam de ser victirnas de todo aquelle apparato. No acto da eleição cercou-se á urna, mandou-se carregar árma;s ao destacamento , e os Eleitores uns acceilaram as listas que lhes deram, outros fugiram. , ...'••

Em Estoy fez-sé a eleição intervindo força armada. Appareceu utn furriel com 15 soldados escolhidos de diversos corpos, e collocaram-se á porta da Igreja, fazendo alas, e quando o Presidente da Mesa Eleitoral chamava um Eleitor , o furriel repetia ò nome 4, e o Eleitor entrava na Igreja, recebia a lista da mão do furriel, e ia lança-la na urna; e assim continuou até se concluir o acto.

Em Tavira os preparativos eleitoraes foram mais custosos, e demandaram mais tempo; e como pá* rece que nesta Cidade ha um grande numero de opiniões realistas ou migueiistas(j corrio lhe quize-yetn chamar, instaurou-se um processo com devas* s.as e denuncias , cíisse-se que estava para chegar D. Miguel, e fizerarn-se ate algumas prisões^ è n* tre as quass a de urri home.rri dos .mais affectoâ áò Sjóleiúa .Representativo.. Depois foram chamados todos os Eleitores daqúelle Concelho^ sendo intimados para que votassem nas listas do Governo ; áquelles que não quizeranij foram esbofeteados^ e alguns presos.

. Em Viila Real de Santo António § finalmente j distribuiram-.se ^s listas , estando um destacamento á poria da Igreja, tendo-se dado ordern para carregar á vista do povo, e tendo o comrnandante feito uma falia em que disse, que não' havia mais . senão vot£r ou ser fusilado.'

De iodos eálés acontecimentos,: Sr. Presidente, tsão appaiece vestígio algum senão em três Actas,

que são a da Lagoa, Louié e Éstòy. Nesta appa» recém 63 votos e 53 listas. Na Acta de Louié ap» parece um protesto contra todos estes acontecimen* tos, assignadÒ por muitos indivíduos de iníportan-ciá e assaz conhecidos. Contra este protesto appa-rèce outro ássignado tarnbern por pessoas da maior importância ; é ássignado pelo Sargento da Guarda Municipal , que creio era eleitor , pelos dois Escrivães dos Juizes de Direito, e pelo Escrivão do Juiz Eleito. E este o cohtra-protesto que ápparece em Opposiçaò a um protesto ássignado por todos os indivíduos mais importantes dá cidade. Offereçq-o áquelles Srs. Deputados que têem .manifestado tanto escrúpulo pela intervenção do Poder Judiciário, para ver sé elles fazem uma excepção dos seiís princípios á respeito dos Empregados inferiores de Justiça, e se, em quanto querem que os Juizes de.Dir réito sejam mudos neste negocio de eleições, admi,t* tefti aos Escrivães o faieíéin destas correrias e diligencias» - . .„,,.,.

Sr. Presidente, pelo que toca á eleição do Porto, novas irregularidades se repeliram naqueJIa povoa» cão , que parece asiaga para o partido dominante. Em Arcò%elo tornaram á repetir-sé as mesmas sce-nas; em Arcozelo tornou á faísi ficar-se a eleição; fez-se esse acto com todas as formalidades, foram eleitos os Eleitores da Opposição , lávrarám-se ás Actas, confiarárn-se ao Presidente da Mesa, e quando os Eleitores eleitos legalmente, com todas as formalidades, quando elles foram procurar os seus Diplomas para se apresentarem no Cóllegio eleitoral do Porto, acharam que estavam nomeados outros Eleitores sem sé saber pof quem, nem porque prin* cipio. Sr. Presidente, os Eleiloíês queixosos instauraram um processo perante o Juiz Ordinário ; mas os Eleitores novamente eleitos deram-no por suspeito, e simultaneamente todos os Juizes do Porto, è cíeio que fariam o mesmo a respeito de todos os Juizes de Portugal , para quem se podesse levar o julgamento deste negocio.

Em Bouças procedeu-se aos actos elf>ilo~raes nó meio das maiores violências , é com occiípaçâo militar. As listas do Governo alli eram vr-rdes ; é en* trou com eíTeito na urna um grande numero dessas listas verdes; más depois apparecerárn as mesmas listas com os nomes da Opposição escriptos sobre as do Governo. Então houve loar uma nova

ria , uma theoria brilhante e altamente concludente. Levantou-se um indivíduo da Asst-mble'a e disse : «estas listas são do Governo, portanto o Governo ganhou a eleição , porcjue não pôde supporlar eslá injuria. 5? E assim se regulou alli á eleição por um novo direito eleitoral , o do insulto.

Sr. Presidente, na Mata o Juiz Ordinário foi espancado horrivelmente, do que sé fez o auto rorn> petente. Se esse espancamento teve por motivo as eleições,' não sei; espero que os Srs. Deputados expliquem este acontecimento.