O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

206

José Vax, Preto Giraldes, João de Mello Soares e Vasconcellos, João Nimo Silverio Corqueira Gomes <_ rodrigo='rodrigo' carlos='carlos' de='de' aguiar='aguiar' vicente='vicente' moreira='moreira' lucas='lucas' silva='silva' fslevão='fslevão' branco='branco' augusto='augusto' fernandes='fernandes' júlio='júlio' do='do' pinto='pinto' monix='monix' carvalho='carvalho' sampaio='sampaio' costa='costa' trindade='trindade' ferreira='ferreira' cunha='cunha' fonseca='fonseca' basto='basto' roque='roque' passos='passos' leite='leite' joào='joào' ju-liào='ju-liào' robello='robello' ribeiro='ribeiro' gomes='gomes' giraldes='giraldes' honoralo='honoralo' sousa='sousa' freitas='freitas' derramado='derramado' manoel='manoel' nogueira='nogueira' evarislo='evarislo' ferrcr='ferrcr' valente='valente' mendes='mendes' plácido='plácido' jacinlho='jacinlho' luiz='luiz' puiva='puiva' joaquim='joaquim' bencvides='bencvides' mai='mai' vieira='vieira' mexia='mexia' sourejoaquim='sourejoaquim' maria='maria' leitão='leitão' campos='campos' salema='salema' sandc='sandc' lourenço='lourenço' casal='casal' pestana='pestana' coelho='coelho' caetano='caetano' lima='lima' abreu='abreu' vallongo.='vallongo.' netto='netto' bourbon='bourbon' e='e' magalhães='magalhães' garrett='garrett' josé='josé' sebastião='sebastião' thornaz='thornaz' castelio='castelio' antónio='antónio' farinlio='farinlio' filippe='filippe' p='p' ígna-eio='ígna-eio' larcher='larcher' azevedo='azevedo' almeida='almeida' mattos='mattos' justino='justino' mello='mello' pereira='pereira' soares='soares' sinches='sinches' da='da' visconde='visconde'>

Concluído o Juramento, passaram a occupar os seus logaroã o Sr. Presidente, e os Srs. Secretários.

O Sr. Presidente:—A Camará dos Deputados da Nação Portugueza está definitivamente conUituida.

Agora parece-mo que serei fiel interprete dos sentimentos (lu Clamara, declarando q m; o sou piimeiio actu seja o de votar agradecimentos á Mesa Provi-í!.-iiu, tanto a que tem funeoionado antecedentemente «,01110 aqui hoje funccionoii polo bem que se houve nu desempenho dus suas (micções ( /Ipoiados gcrue*). Forniu rolados os agradecimentos unanimemente.

O Sr. Presidente:—Agora tem de se nomear uma Deputação pura ir participar u Sua Magestade a Ivainha a Constituição definitiva da Mesa desta

Camará ; creio que e estilo o Presidente r Secretários fazerem parto desta Deputação. Depois do nomeada esta Deputação está esgotada a ordem do dia que havia paru hoje, e também a hora está muito adiantada, e por i-so ainda que houvesse mais alguma cousa a tractar, pouco se poderia adiantar. Por consequência depois de nomeada a Deputação levantarei a Sessão, marcando para ordem do dia Segunda-feira, em primeiro logar, a eleição da Commisífio da Resposta ao Discurso do Throtio, que tem necessariamente de ser eleita, independentemente da Pró-posta do Sr. Derramado; em segundo logar a eleição da lista quintupla para a nomeação dos Sup-plcnles á Presidência ; e em terceiro logar u discussão doj dois Pareceres acerca dos Srs. D. Francisco de Assis de Almeida, e Mendes Leal, que ficaram para ser discutidos depois de constituída a Camará (./íjtoia-dos).

O Sr. Derramado: — Aproveito a orcasião para ler um líeqiierimenlo ( Lcu-o). Devo declarar que islo t: para la/er depois oulro RcquiM-imonto, ou alguma Pio|)

O Sr. Presidente: — Fica para segunda leitura.

A Deputação que com o Presidente tem de declarar a Sua Mageslade a definitiva constituição díi Camará co m põe-se dos Srs. — Farinho, Fonseca Monix, Mexia, José Joaquim da Silva Pereira, Mello Giraldes, Mello o Cíirvaihn. Ollolini, Pé, i a lia. Conde de Villa lioal, e Custodio Rebello do Carvalho.

F st ú dada a ordem do dia para Segunda-feira ; c esta levantada a Sessão. — Uram trcs hora» c wtc/Vi da tarde.

O RED ACTO u, JOSÉ DE CASTRO FREIRC DE MACEDO.

N." 1.4

Presidência do Sr. Silva Sanches.

. — Piesentes 00 Srs. Deputados. /Ibcrtura. — Ao meio dia. Acta. — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIO. — Da Direcção do Banco de Portugal, que remette uma Representação sobre o Decreto de ÍÍ de Dezembro, e exemplares da mesma Representação para serem distribuídos pelos Srs. Deputados.

O Sr. Secretario (Rebello de fJarval/io): — Esta Representação é contra o Decreto de 3 do Dexem-bro ultimo, e deve sor remettuía a uma Cornmissão ; mus corno estas ainda não estão nomeadas, parece-me que- deve ficar sobro a Mesa paaa se lhe dar destino em tempo competente.

O Sr. Presidente : — Quanto á distribuição pedida, é uso e estilo fazer-se logo, por isso não haverá inconveniente em se mandar distribuir (^ípoiadoa).

SEGUNDA I.EITCUA.

R KQi;r.iu.M K.NTU-. — ti Roqueiro que se peça uo GO-

1852.

vcrno, pelo Ministério da Just'ça, uma relação de todas as Comarcas do Continente do Reino, que se achavam sem Juizes de Direito em exercício, em Abril de 1851, a data c causas desta falta, quem eram os Substitutos que serviam em seu logar com as qualificações scientificas, c civis, destes.

E outrosim, urna idêntica relação das Comarcas, que actualmente se acham comprehendidas no primeiro quesito, r — Derramado.

Foi (idmittido—E logo approvado.

O Sr. Ferrer; — O Claustro Pleno da Universidade de Coimbra discutiu um Projecto de Lei sobre a reforma da sua Legislação; foi mandado ao Governo durante a Legislatura passada, e como então não foi convertido cm Lei, vou mandar porá a Mesa um Requerimento, pedindo que pela Secretaria do Reino se remetia cópia daqtiolle Projecto, porque perlendo tomar a Iniciativa sobre elle. O Requerimento vai assignado pelos Srs.—Justino de Freilas, Roque Fernandes Thomax, e .Ferrer.

Ficou para segunda leitura.