O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

. N.°15
SESSÃO DE 15 DE MARCO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS ÕS SRS,
José de Mello Gouveia
Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 62 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Dias de Azevedo, Telles de Vasconcellos e Pinto Coelho.
Não compareceram — os srs. Moraes Carvalho, Braamcamp, Alves Martins, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Coulinho e Vasconcellos, Correia Caldeira, Dias da Silva, Avila, Barros e Sá, Arrobas, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Pinheiro Osorio, Pinlo de Albuquerque, Ro-ballo de Azevedo, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Pinto Carneiro, Aristides Abranches, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, barão das Lages, Garcez, Carlos Bento, Carlos Ferreri, Cyrillo Machado, Ramiro Coulinho, C. J. Nunes, condeda Torre, GarciaPeres, FauslinodaGama, FilippeBran-dão, Paiva Pinto, F. J. da Costa e Silva, Cosia Lobo, Pulido, Chamico, F. Pinto Tavares, Batalha, Soares Franco, Posser, Pereira da Silva, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Hermenegildo Blanc, Palma, Sousa Andrade, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Caslro Portugal, Aragão, Sousa Machado, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Mamede, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Silva Cabra], Infante Pessanha, Sousa Pinlo Basto, Dias Ferreira, Alves Chaves, Feijó, Chrispiniano da Fonseca, Sá Vargas, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Frazão, Ponte e Horta, J. P. Antonio Nogueira, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Camara Leme, Freilas Branco, Mendes de Vasconcellos, L. Pinto Tavares, Teixeira de Sampaio Júnior, Rocha, Peixoto, Almeida Júnior, Mariano de Sousa, marquez de Sousa Holslein, Pinto Martins, Plácido de Abreu, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thomas de Carvalho e Ferrer.
Abertura—aos tres quartos de hora da tarde. Acta — approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. visconde de Pindella, de que o sr. Antonio Carvalho não comparece á sessão de hoje por incommodo de saude.
A camara picou inteirada.
2.'—Do sr. Frederico de Mello, de que osr. Aragão Mascarenhas por incommodo de saude não pôde comparecer á sessão de hoje.
A camara ficou inteirada. Vol. 11—Mabço—1860
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do sr. Castro Ferreri, participando que hontem fal-leceu seu irmão, Adriano Mauricio Guilherme Ferreri, minislro e secretario de estado dos negócios da marinha, e que se ha de sepultar hoje ás quatro horas da tarde no cemitério do Alto de S. João; e não podendo mandar convite especial a cada um dos srs. deputados, pede ao srj presidente a bondade de os convidar para honrarem esse acto.
A camara ficou inteirada.
2."—Do presidente do conselho de ministros, participando que em consequência da grave doença em que se acha o ministro dos negócios da marinha, Adriano Mauricio Guilherme Ferreri, houve por bem Sua Magestade, por decreto de 12 do corrente, encarregar interinamente da mesma pasta ao ministro 3o reino Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello.
A camara ficou inteirada.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS
1.°—Requeiro se peça ao governo que, pelo minislerio da marinha e ultramar, remetia a esla camara, para serem da-volvidos, depois de satisfeito o fim para que se pedem, os balancetes dc receita e despeza dos differentes cofres da provincia de Cabo Verde, desde abril da 1858 em diante, que .existirem no ministério dá marinha e ultramar. Sala das sessões da camara dos srs. deputados, em 14 de março de 1860. = O deputado por Cabo Verde, Antonio MariaBarreiros Arrobas.
2.°—Requeiro que se peça ao governo, pelo ministério da marinha e ultramar, remetia a esta camara uma synopse de toda a correspondência, não confidencial, expedida do ministério da marinha e ultramar para o governo geral da província de Cabo Verde e para a junta de fazenda da mesma provincia, desde o 1 .* de janeiro dç 1858 até á data em que for satisfeito esle requerimento; bem cómoda correspondência recebida d'aquellas repartições, desde abril de 1858 em diante. Sala das sessões da camara dos srs. deputados, em 14 de março de 1860.=0 deputado por Cabo Verde, Antonio Maria Barreiros Arrobas.
O sr. Presidente:—A camara acaba de ouvir ler o officio do sr. Castro Ferreri, relativamente ao triste acontecimento que teve logar, e lodos nós deplorámos. Certamente ha de