O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 21 DE JANEIRO DE 1885 213

á minha indole do que offender e importunar alguem, seja quem for. Não tenho odios. Nunca, no meu espirito, a opposição ás doutrinas. se transformou em desamor pelas pessoas. Se a minha palavra podesse ter illuminações e cores, ella só as teria quando podesse, dentro do coração, embeber-se da luz dos meus mais puros affectos e das mais fervorosas dedicações.

Mas terei alguma rasão pessoal contra o sr. Fontes? Não. Admirei sempre a sua grandeza parlamentar, e tive, desde que o conheço, a mais viva sympathia pelo seu porte correcto e distincto. As minhas relações pessoaes com este eminente estadista datam desde pouco, e já me deu a honra de palavras, que não posso esquecer.

Então por que é que nomeio sempre o sr. presidente do conselho, e o cito a todo o momento, nas pequenas e grandes cousas, deixando no silencio e no escuro os seus collegas do governo?

Devo dizer, em primeiro logar, que o meu silencio a respeito dos illustres ministros que se sentam ao lado do sr. Fontes não significa, de modo algum, a minha approvação de todos os seus actos; significa apenas, que os colloco, como devo, inferiormente ao seu chefe na ordem da importancia, como no grau das suas responsabilidades. (Apoiados.)

Nomeio em primeiro logar o sr. Fontes, e cito-o a todo o momento, porque a sua qualidade de primeiro ministro lhe permitte preponderar no governo, e o feitio especial da sua personalidade o leva a projectar a sua sombra em tudo e sobre todos! E a tão insolita extensão de influencias e poderes tem correspondido a mais completa inanidade de pensamento e de intenções politicas. (Muitos apoiados.)

Governa ha quinze annos este paiz, e a anarchia moral em que vivemos aggrava-se cada vez mais, e avoluma e engrossa de dia para dia esta torrente devastadora do sentido das palavras, da significação das idéas, do prestigio das pessoas, da dignidade das instituições, da descriminação dos partidos e até da integridade da patria! (Muitos apoiados.)

Se ámanhã se retirar da vida publica, não póde levar na consciencia a satisfação d'um grande dever cumprido ou dum alto destino realisado!! Que tem feito de tantos talentos, que a natureza lhe concedeu, da confiança da corôa, tantas vezes concedida, da docilidade parlamentar, tantas vezes assegurada, dos mil acasos felizes da sua fortuna prospera?

Nada, nada, nada! (Muitos e repetidos apoiados.)

É ver:

Collocou-se diante do throno como ante-mural e defensor, da monarchia, e a idéa republicana, que era um sonho, torna-se um partido, nasce, cresce, desenvolve-se, augmenta de importancia a toda a hora, e assume a innegavel importancia que hoje tem. (Muitos apoiados.) Põe. é seu pensamento na politica colonial, e o seu penultimo ministerio ficou, assignalado pelo tratado da India, como este ha de ficar marcado pela perda do Zaire. (Muitos apoiados.) Quiz resolver a questão da fazenda, e eis o credito do paiz na amargura em que o vemos! (Muitos apoiados.) Lembrou-se do realisar, elle! as reformas politicas, arrancou-nos a bandeira, que era nossa, mas essa bandeira ha de caír lhe das mãos, ou tem de a levar a uma victoria, que será triste, nefasta, desgraçada para a sua reputação de homem publico, para a segurança das instituições e para o futuro do paiz! (Muitos apoiados.)

A responsabilidade cresce na medida do poder e da liberdade. Ninguem tem sido tão poderoso como o illustre presidente do conselho, ninguem tem governado tão livremente em longos e successivos ministerios. É por isso que eu não posso, sem grande e profunda commoção do meu patriotismo, vel-o cercado das ruinas em que se tornaram os principios, os interesses e as instituições em que tocou, sereno, impassivel, aprumado, não como o heroe da poesia, antiga, que era a personificação das consciencias estoicas, mas como a moderna fórma sensivel da indifferença politica e do scepticismo moral. (Muitos e repetidos apoiados.)

Vozes: - Muito bem, muito bem.

(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados e por varios dignos pares que estavam na sala.)

O sr. Presidente: - Vae ler-se a moção de ordem do illustre deputado.

Leu-se na mesa e foi admittida, ficando em discussão com o parecer.

O sr. Manuel da Assumpção: - Subindo á tribuna s. exa. orou largamente, respondendo ao discurso do orador precedente, e defendendo, na qualidade de relator, o projecto de resposta ao discurso da corôa.

(O discurso será publicado quando s. exa. restituir as notas tachygraphicas.)

O sr. Presidente: - A ordem do dia para sexta feira é na primeira parte a eleição das commissões especiaes de reformas politicas e do bill de indemnidade, e na segunda parte a continuação d'esta discussão.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Redactor = S. Rego.