142 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS
sempre da rhetorica da opposição, tem usado e abusado tanto d'ella, que até a sua voz, que era um orgão tão bem timbrado, já lhe tem fallecido em algumas occasiões. (Riso.)
S. exa. já não tem folego para tanta rhetorica, e em medidas financeiras já deu o que tinha a dar; e por me parecer evidente que o sr. ministro da fazenda está cansado de proferir phrases inanes e de ver gastar dinheiro aos seus collegas, é que entendo conveniente que vá descansar para ver se o contribuinte descansa também. (Apoiados.)
Vozes : -Muito bem.
(O orador for muito cumprimentado.)
O sr. Azevedo Castello Branco (para um requerimento): - Requeiro a v. exa. que consulte a camara sobre se o assumpto está suficientemente discutido.
Julgou-se discutida a materia.
O sr. Luciano de Castro: - Eu tinha pedido a palavra para um requerimento.
O sr. Presidente : - Depois da resolução da camara, ácerca do requerimento do sr. Azevedo Castello Branco, darei a palavra a s. exa.
O sr. Luciano de Castro: - Eu tinha pedido a palavra para um requerimento, a fim de que v. exa. fizesse saber aos srs. ministros que acabam de retirar-se, que precisava da sua presença ainda n'esta sessão para lhes fazer varias perguntas. Peço, portanto, a v. exa. que faça constar isto a s. exas.
O sr. Presidente: - Satisfarei o desejo de v. exa.
Estão sobre a mesa duas moçõe : uma, apresentada pelo sr. Franco Castello Branco e a outra pelo sr. Marianno de Carvalho.
A primeira, pela ordem da antiguidade e pelo modo por que está formulada é a do sr. Franco Castello Branco, é esta que em primeiro logar tenho de pôr á votação da camara.
O sr. Arroyo (para um requerimento):-Peço a v. exa. que consulte a camara sobre se quer votar nominalmente a moção do sr. Franco Castello Branco. (Apoiados.)
Decidiu-se que a votação fosse nominal.
O sr. Mariano de Carvalho (sobre o modo de propor):- Desejo simplesmente saber se v. exa. entende que a votação da moção do sr. Franco Castello Branco prejudica por qualquer forma a minha proposta.
São assumptos inteiramente diversos.
O sr. Presidente:- Qualquer que seja a opinião que possa haver demasiadamente escrupulosa no sentido de se julgar prejudicada a proposta do sr. deputado, estou na intenção de submettel-a á votação da camara.
Feita a chamada sobre a moção de ordem do sr. Franco Castello Branco
Disseram approvo os srs: Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Alfredo Barjona, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Garcia Lobo, Moraes Machado, Carrilho, Mendes Pedroso, Santos Viegas, Athaide Pavão, Pinto de Magalhães, Sieuve de Seguier, Arthur Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Lobo Poppe, Pereira Leite, Neves Carneiro, Caetano de Carvaro, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Estevão de Oliveira, Affonso Geraldes, Filippe de Carvalho, Correia Arouca, Guilherme de Abreu, Costa Pinto, João Antonio Pinto, Scarnichia, Franco Castello Branco, Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Ponces de Carvalho, Germano de Sequeira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Lobo Lamare, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, José Maria Borges, Oliveira Peixoto, José Maria dos Santos, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Reis Torgal, Luiz Osorio, Pedro Guedes, Marcai Pacheco, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Pedro Diniz, Tito de Carvalho, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos, Henrique de Mendia, Souto Rodrigues, Silveira da Mota.
Disseram rejeito os srs.: Albino Montenegro, António Candido, Antonio Centeno, Antonio José Ennes, Moraes Sarmento, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Eduardo Coelho, Elvino de Brito, Emygdio Navarro, Francisco Beirão, Francisco Vanzeller, Barros Gomes, João Cardoso Valente, Melicio, Alves Matheus, Simões Ferreira, Ferreira de Almeida, José Borges de Faria, Elias Garcia, Frederico Laranjo, Luciano de Castro, Luiz José Dias, Luiz Jardim, Mariano de Carvalho, Gonçalves de Freitas, Thomás Bastos, Visconde do Rio Sado, Consiglieri Pedroso.
Foi, pois, approvada a proposta do sr. Franco Castello Branco por 64 votos contra 29.
O sr. Presidente: - Vae proceder-se á votação sobre a moção apresentada pelo sr. Mariano de Carvalho.
O sr. Mariano de Carvalho (sobre o modo de propor): - Requeiro a v. exa. que consulte a camara sobre se quer que haja votação nominal a respeito d'esta moção.
Resolveu-se affirmativamxente.
Feita a chamada.
Disseram approvo os srs.: Albino Montenegro, António Candido, Antonio Centeno, Ennes, Moraes Sarmento, Carlos Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Eduardo Coelho, Elvino de Brito, Emygdio Navarro, Francisco Beirão, Van-Zeller, Henrique de Barros Gomes, Cardoso Valente, Melicio, Alves Matheus, Simões Ferreira, Ferreira de Almeida, Borges de Faria, José Elias Garcia, Frederico Laranjo, Luciano de Castro, Luiz José Dias, Luiz Jardim, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Gonçalves de Freitas, Thomás Bastos, Visconde do Rio Sado, Consiglieri Pedroso.
Disseram rejeito os srs.: Adriano Cavalheiro, Agostinho Lúcio, Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Alfredo Barjona de Freitas, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Garcia Lobo, Fontes Ganhado, Moraes Machado, Pereira Carrilho, Santos Viegas, Athaide Pavão, Pinto do Magalhães, Sieuve de Seguier, Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Lobo Poppe, Pereira Leite, Neves Carneiro, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Estevão de Oliveira, Fernando Geraldes, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Costa Pinto, João António Pinto, Scarnichia, João Arroyo, Teixeira de Vascon-cellos, Ponces de Carvalho, Germano de Sequeira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Lobo Lamare, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, José Maria Borges, Oliveira Peixoto, José Maria dos Santos, Luiz de Lencastre, Pedro Guedes, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Pedro Diniz, Rodrigo Pequito, Tito de Carvalho, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos, Henrique de Mendia, Souto Rodrigues, Silveira da Mota.
Foi portanto rejeitada a proposta por 59 votos contra 30.
O sr. Presidente: - O sr. Luciano de Castro, tinha pedido a palavra para um negocio urgente, antes de se encerrar a sessão. Tem s. exa. a palavra.
O sr. Luciano de Castro: - Sr. presidente, desejo chamar a attenção do governo e a da camara para um assumpto muito grave.
V. exa. e a camara têem conhecimento das manifestações imponentes que tem havido na cidade de Braga, por causa de um projecto de lei de nosso collega o sr. Franco Castello Branco, que tem por fim a desannexação do concelho de Guimarães do districto de Braga. (Apoiados.)
A camara sabe quanto têem sido solemnes e decisivas essas manifestações, (Apoiados) e eu escuso de expor perante ella o que os jornaes de hoje, de hontem, e d'estes ultimos dias têem publicado.
V. exa. e a camara sabem muito bem que a commissão que hoje chegou a Lisboa, teve á sua saida de Braga e durante o seu trajecto demonstrações importantissimas de affectuosa consideração. (Apoiados.)
Parece-me que nem a camara nem o governo podem ficar indifferentes diante d'essas manifestações. (Apoiados.)
Não discuto agora as responsabilidades do governo por