O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

212 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

cobrado pelas alfandegas de Lisboa e do consumo, no anno civil de 1887.
Á secretaria.

REPRESENTAÇÕES

Dos amanuenses de secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos e de justiça, pedindo para serem equiparados em vencimento e promoção aos seus collegas do ministerio da fazenda.
Apresentada pelo sr. deputado E. J. Coelho, enviada ás commissões de legislação civil e de fazenda, e mandada publicar no Diario do governo.

Do comicio realisado no concelho de Paredes de Coura, protestando contra a lei que estabelece as licenças para o exercicio de certas industrias, e bem assim contra as novos addicionaes.
Apresentada pelo sr. deputado Miguel Dantas, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio da marinha, me seja enviada copia dos seguintes documentos:
1.° Copia de todos os telegrammas trocados entre o actual governador de S. Thomé e o governo da metropole, relativos ao protectorado sobre a costa de Dahomey, bem como de todos os officios respeitantes a esses mesmos telegrammas, em especial dos officios confidenciaes, trocados em outubro de 1886, e julho do 1887;
2.° Copia dos documentos authenticos a que se refere o relatorio do governo, de 19 de dezembro ultimo;
3.° Nota dos serviçaes dahomotanoa introduzidos em S. Thomé, durante os annos de 1885, 1886 e 1887;
4.° Nota dos saques effectuados sobre a metropole pela junta de fazenda do S. Thomé, durante os annos economicos de 1884-1885, 1885-1886, 1886-1887, e os primeiros seis mezes do anno economico de 1887-1888, e indicação da applicação d'essses saques;
5.° Copia do officio dirigido em julho de 1887 ao ex-governador de S. Thomé, Custodio Miguel de Borja, pedindo-lhe explicações sobre o tratado de Ajuanjun, e o estabelecimento do protectorado;
6.° Resposta do referido ex-governador, e copia de quasquer documentos a que elle se refira n'essa sua resposta;
7.° Copia do relatorio do major Antonio Cortez da Silva curado, datado de 7 de novembro de 1885, sobre os acontecimentos de Cotonum;
8.° Copia do relatorio do major Silva Ourado, sobre a sua ida a Abomey, em abril e maio de 1886, e a acta lavrada em Ajuda, sobre o resultado d'essa sua missão;
9.° Termo de protesto lavrado contra as pretensões de França sobre Cotonum, por emissarios do rei de Dahomey em Ajuda, aos 11 de setembro de 1885.
10.° Acta lavrada em Ajuda, tambem era setembro de 1885, em que se estipulou o statu que em Cotonum, até á decisão definitiva do gabinete francez e portuguez. = Manuel Pinheiro Chagas.
Mandou-se expedir,

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

Do tenente coronel reformado José da Costa Vieira Barbosa, pedindo que seja approvado por esta camara, quando a ella vier, o projecto de lei apresentado na camara dos dignos pares em sessão de 9 do corrente, pelo digno par o ex.mo sr. D. Luiz da Camara Leme, que tem por fim melhorar a sua reforma.
Apresentado pelo sr. deputado Sousa e Silva, enviado á commissão de guerra, ouvida a de fazenda.
Do tenente reformado Antonio Felicissimo Velloso, fazendo igual pedido.
Apresentado pelo sr. deputado Augusto Ribeiro e enviado á commissão de guerra, ouvida a de fazenda.

Do capitão tenente reformado da armada, Domingos Leonardo Vieira, fazendo igual pedido!
Apresentado pelo sr. deputado visconde de Silves e enviado á commissão de guerra, ouvida a de fazenda.

Do tenente coronel reformado Anacleto José de Sousa, fazendo igual pedido.
Apresentado pelo sr. deputado Francisco de Barros Coelho e Campos, e enviado ás commissões de guerra e de fazenda.

Do major reformado Antonio Ferreira da Cruz, fazendo igual pedido.
Apresentado pelo sr. deputado Miguel Dantas, e enviado ás commissões de guerra e de fazenda.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

Declaro a v. exa. que faltei a algumas sessões d´esta camara por motivo justificado. = O deputado, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco.

Participo a v. exa. e á camara que os srs. deputados Antonio Luiz Gomes Branco de Moraes Sarmento, João José Dias Gallas e Joaquim Maria Leite, têem faltados ás sessões d'esta camara por motivos justificados. = O deputado, João Augusto de Pina.

Tomo a liberdade de participar que, por falta de saude, não me foi possivel comparecer á sessão de 21 do corrente. = José de Saldanha Oliveira e Sousa.

Participo a v. exa. e á camara que, por motivos justificados, faltaram a algumas sessões os meus particulares amigos e distinctos collegas os srs. deputados José Guilherme Pacheco, João de Sousa Machado, Wenceslau de Sousa Pereira Lima, José Luiz Ferreira Freire. = O deputado, João Pinto.

Participo a v. exa. e á camara que, por justos motivos, faltaram a algumas sessões da camara os srs. deputados Albano de Mello Ribeiro Pinto, conde de Fonte Bella e João Monteiro Vieira de Castro. = O deputado, João de Menezes Parreira.

Declaro a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, não tenho comparecido As sessões d'esta camara. = O deputado por Felgueiras, Francisco Pinto Coelho Soares de Moura.

Participo á camara que o sr. deputado Dantas Baracho faltou á sessão do sabbado e á de hoje, e terá ainda de faltar a mais algumas por motivo de doença. = João J. d'Antas Souto Rodrigues.

Declaro que, por incommodo de saude, deixei de comparecer a algumas sessões d'esta camara. = O deputado, Estevão Antonio de Oliveira Junior.
Para a secretaria.

O sr. João Pinto: - Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa uma proposta.
Eu tinha sido aggregado á commissão de inquerito parlamentar, e vim depois a camada pedir escusa a d'esse encargo, porque tinha dito anteriormente que não podia fazer parte d'essa commissão. A camara, de certo, por at-