O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 23 DE JANEIRO DE 1888 225

quaesquer outros meios, mas principalmente pelos seus jornaes, propaga noticias de tal natureza, que incitavam e amiudavam as desordens.
(Interrupção.- Susurro.)
Vozes: - Que noticias são essas?
O Orador: - São as noticias das sentinellas apunhaladas, são outras que taes; são os gritos de avante e outros. (Apoiados.)
Pois é rasoavel, é legitimo vir para aqui pedir que se mantenha a ordem, apresentarem só aqui como mantenedores da ordem publica, e lá fóra os jornaes do seu partido trazerem expressões que dão um resultado diverso? (Muitos apoiados )
Em que relações estão os illustres deputados com os jornaes do seu partido? Governam os ou renegam-os ? Digam. (Muitos apoiados)
(Grande agitação. - Interrupções, apartes e respostas que não se perceberam.)
O sr. Presidente: - O sr. deputado, se quer continuar a usar da palavra tenha a bondade de não responder ás interrupções. Lembro lhe que já deu a hora.
O Orador: - V. exa. faz-me urna censura, que eu acceito, e acato, mas que me parece que v. exa. devia ter dirigido para aquelle lado da camara, porque eu, a não tapar os ouvidos, vejo me obrigado a responder ás interrupções, ou então quando quizer fallar, tenho que fazer o que se costuma fazer na França, quando se quer entrar para a academia; isto é percorrer um a um os logares dos não sei quantos immortaes, pedindo-lhes por favor que me não interrompam; mas como v. exa. disse que já deu a hora, peço que me reserve a palavra para ámanhã.
Vozes: - Muito bem.
(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados.)
O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã é a que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram mais de seis horas da tarde.

Redactor = S. Rego.