O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

172 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ceram ainda o estabelecimento da republica do Brazil, e aguardam que o parlamento se pronuncie para então deliberarem sobre o reconhecimento official d'aquillo que o voto do parlamento e a expressão dos sentimentos do paiz, julgar mais consentaneo e mais harmonico com os interesses do mesmo paiz.
Até lá, parece-me que no seio do parlamento portuguez e por parte do governo deve haver espectativa, (Apoiados.) aguardar os contecimentos, e esperar que a nação brazileira se pronuncie, (Apoiados.) e desde o momento em que o voto da nação esteja assegurado e reconhecido, o governo portuguez ë o parlamento não terão a menor duvida em reconhecer o estabelecimento da republica.
É por isso que, sem nas minhas palavras apreciar os acontecimentos politicos do Brazil, sob qualquer luz ou qualquer aspecto, me parece que, seria pouco consentaneo com o procedimento adoptado por outras nações, tomar qualquer resolução, discutir por qualquer fórma a proposta do illustre deputado o sr. Manuel de Arriaga.
É mais prudente e avisado deixar que o parlamento do Brazil se pronuncie, para tomar então a altitude que se julgar mais consentanea e mais em harmonia com os interesses do paiz. (Apoiados.)
(S. exa. nãoo reviu as notas tachygraphicas.)

ORDEM DO DIA

Eleição da commissão de legislação civil

Fez-se a chamada, e corrido o escrutínio, sendo escrutinadores os srs. Matheus de Azevedo e barão de Paçô Vieira, verificou se terem entrado urna 60 listas, saindo eleitos com o mesmo numero de votos os srs.:
Amandio da Mota Veiga.
Aristides Moreira da Mota.
Augusto da Cunha Pimentel.
Augusto José Pereira Leite.
Eugenio Augusto Ribeiro de Castro.
Francisco Antonio da Veiga Beirão.
Joaquim Germano de Sequeira.
Joaquim Teixeira de Sampaio.
José Maria Pestana de Vasconcellos.
Manuel d'Assumpção.
Manuel Thomás Pinto de Castro.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para segunda feira é a mesma que estava dada e mais o projecto n.º 105, resposta ao discurso da corôa.
Está levantada a sessão.
Eram cinco horas e um quarto da tarde.

O redactor = Rodrigues Cordeiro.