O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 13

SESSÃO DE 25 DE JANEIRO DE 1896

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Costa Santos

Secretarios - os exmos. srs.

Amandio Eduardo da Motta Veiga
José Eduardo Simões Baião

SUMMARIO

Approvada a acta e lido o expediente, são introduzidos na sala das sessões e prestam juramento ou srs. deputados José Correia de Barros e José Teixeira Gomes. - O sr. Carneiro de Moura apresenta uma representação da camara do S. Thiago do Cacem. - Os srs. Côrte Real e ministro das obras publicas trocam explicações a respeito do estado da viação no districto de Aveiro.

Na ordem do dia (primeira parte) elege-se a commissão do recrutamento.

Na ordem do dia (segunda parte) vota-se sem discussão a resposta ao discurso da corôa, com um additamento apresentado pelo sr. D. Luiz de Castro. - Antes de se encerrar a sessão tem a palavra o sr. João Arroyo, que apresenta uma proposta para ser concedido o posto de general de brigada ao coronel Galhardo, commandante da expedição a Moçambique. - Responde o sr. ministro da guerra, acceitando-a, resolvendo-se remettel-a á commissão de guerra para que dê parecer.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada, 60 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho (Sobrinho), Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio Candido da Costa, Antonio de Castro Pereira Corte Real, Antonio José Boavida, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Velloso da Cruz, Arthur Alberto de Campos Henriques, Carlos do Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Pinhel, Francisco Xavier Cabral do Oliveira Meneada, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jayme Arthur da Costa Pinto, José Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Pereira Charula, João Lopes Carneiro de Moura, João Marcellino Arroyo, João da Mota Gomes, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Bento Ferreira de Almeida, José Coelho Serra, José Eduardo Simões Baião, José Freire Lobo do Amaral, José Gil Borja Macedo e Menezes (D.), José Joaquim Aguas, José Joaquim Dias Gallas, José Marcellino de Sá Vargas, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Osorio da Cunha Pereira do Castro, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Bravo Gomes, Manuel Joaquim Fratel, Manuel José de Oliveira Guimarães, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Quirino Avelino de Jesus, Romano Santa Clara Gomes, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomas Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banho, Visconde de Ervedal da Beira, Visconde da Idanha, Visconde do Leite Pery e Visconde de Nandufe.

Entraram durante a sessão os srs.: - Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio Adriano da Costa, Antonio Hygino Salgado do Araujo, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Fidelio de Freitas Branco, Jacinto José Maria do Couto, João Alves Bebiano, Joaquim do Espirito Santo Lima, José Adolpho de Mello e Sousa, José Correia de Barros, José Dias Ferreira, José Mendes Lima, José Teixeira Gomes, Julio Cesar Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz do Mello Correia Pereira Medello, Manuel Pedro Guedes, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira e Visconde de Tinalhas.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho da Cunha Pimentel, Alfredo do Moraes Carvalho, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Augusto Victor dos Santos, Bernardino Camillo Cincinato da Costa, Condo de Jacome Correia, Conde de Tavarede, Conde de Villar Secco, Diogo José Cabral, Diogo de Macedo, Francisco José Patricio, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, Jayme de Magalhães Lima, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Maria Correia Ayres de Campos, João Rodrigues Ribeiro, José Antonio Lopes Coelho, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, Licinio Pinto Leite, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Francisco Vargas, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel do Sousa Avidos, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Visconde de Palma de Almeida e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da marinha, remettendo um requerimento em que o capitulo tenente Julio Alves de Sousa Vaz, capitão do porto de Leixões, pede a revogação do decreto n.° 8, de 1 de fevereiro de 1890, pelo qual foi supprimido o abono de subsidio de embarque aos officiaes da marinha militar em serviço nas capitanias dos portos do continente do reino e ilhas adjacentes.

Para a commissão de marinha.

O sr. Presidente: - Consta-me que se acha nos corredores da camara, o sr. deputado José Correia de Barros. Convido os srs. Teixeira do Sousa e Carneiro de Moura a introduzil-o na sala, a fim do prestar juramento.

Prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: - Creio que tambem se acha nos corredores da camara o sr. deputado José Teixeira Gomes. Convido os srs. José Joaquim Aguas e Manuel Bivar a introduzil-o na sala a fim de prestar juramento.

Prestou juramento e tomou assento.

O sr. Carneiro de Moura: - Mando para a mesa

13