O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

174

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Telles de Vasconcellos, proferido na sessão de 20 de janeiro, que deveria ler-se a pag. 111, col. 2.ª

O sr. Telles de Vasconcellos: — Mal pensava eu, quando entrei hoje, n'esta casa, que tinha de tomar a palavra antes da ordem do dia. A camara sabe que me tenho conservado silencioso, e que não sou dos que mais usam da palavra n'esta assembléa, e confesso que me mantinha no firme proposito de não tomar parte, presentemente, nos debates; mas n'esta occasião sou chamado por um amigo, o sr. Osorio de Vasconcellos, e já me fez essa honra no sabbado, quando fallou, referindo-se a estes mesmos acontecimentos de Fornos e outros, o que me levou a inscrever-me na discussão de resposta á falla do throno, occasião em que espero tratar esta questão mais detidamente, e levantar as accusações feitas, talvez na melhor boa fé, pelo illustre deputado.

O meu illustre amigo veiu fazer conhecer á camara um facto que lhe foi communicado pela camara municipal de Fornos, com respeito a uma desordem que teve logar na occasião em que a mesma camara fazia uma vistoria em propriedades particulares, e sem ter, segundo se me affirma, mandado intimar o dono ou senhorio d'essas propriedades, e perguntou o meu illustre collega ao sr. ministro do reino quaes as providencias que tomou.

Sr. presidente, quando o illustre deputado, depois de revelar o facto, disse, que os motores da desordem estavam entregues ao poder judicial, por certo preveniu a resposta que ò governo lhe podia dar, resposta que não podia ser outra, senão que, não tinha providencias que tomar, e ti-