O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

242

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

A camara duvida de que fossem extraordinarias e afflictivas as circumstancias que estiveram e estão a ponto de arruinar a provincia do Algarve? De certo que não. A camara é muito illustrada para compartilhar as apprehensões que a este respeito possam existir no publico, e tem noticias muito exactas do que aquella provincia tem soffrido para ter a menor duvida ácerca dos grandes males e das grandes miserias de que o seu povo tem sido victima. O que é, pois, que a camara quer occultar? Quer a camara occultar o que seria até para o governo um elogio? Parece-me que não quer nem póde.

Eu, como individuo particular, agradeci immediatamente depois dessas medidas ao sr. ministro das obras publicas e ao governo, e como membro do parlamento não posso fazer senão o que fiz.

O que proponho sobre a provincia do Algarve fa-lo-ia se alguma das outras provincias do reino estivesse em iguaes circumstancias; em que comprometto eu portanto a camara que a commissão de resposta não a possa tambem comprometter? Em dizer que as providencias que o governo tomou hão de merecer a sua adopção?,

A commissão e a maioria estão no seu direito em se reservarem, eu não tenho senão que respeitar os seus juizos e resignar-me a ver prejudicada ou rejeitada a substituição que offereci com a boa fé, com a lealdade e com a lisura que sempre preside a todos os meus actos (apoiados), e sem ter n'isto pretensão pessoal, nem ácerca dos membros da commissão de resposta, nem ácerca das medidas que o governo tem de nos apresentar, direi que me reservo, assim como a camara, o direito de approvar ou rejeitar, conforme a minha consciencia me dictar, essas medidas no dia em que ellas forem submettidas ao nosso exame.

O sr. Barros e Cunha: — Não quero prolongar esta discussão. Tomei outra vez a palavra n'este assumpto, quando o illustre representante do circulo de Faro que se acha presente, veiu dar rasão á minha proposta.

S. ex.ª declarou que achava justas e acertadas as providencias que o governo tinha adoptado, e eu não ponho na minha substituição outra cousa, senão que a camara toda diga o que disse o illustre deputado, que não pertence á opposição e sim á maioria.

Agora desejava que a mesa me dissesse que destino vae ter essa minha infeliz substituição, com a quarto dos estão de accordo, mas que ninguem quer tomar a responsabilidade de adoptar na resposta ao discurso da corôa.

Faço esta pergunta, porque se houver votação sobre ella hei de proceder de uma maneira, se não a houver tenho de proceder de uma maneira diversa.