O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(139)

ainda pisar: quebrou a primeira cadêa dos Apostolicos: foi o Coronel Valdez quem fez marcar a separação entre a honra, e a perfidia; entre os bravos, e briosos Soldados do Sr. D. Pedro IV, e a vil Cabilda da infame = Junta Apostolica: = foi elle quem fez renascer entre a Tropa verdadeiramente leal ás suas Bandeiras aquelles generosos sentimentos depuro amor da Patria, que sempre distinguio o Caracter Naciocal: não foi feliz; um adveio fado cortou seus vóos; e, como he forçoso quasi sempre que a honra, e a valentia cèdão á força, o Coronel Valdez, encerrado ern um pequeno, e mal defendido Forte, sem meios de subsistir, vio-se na precisão de succumbir, talvez mais com vistas de salvar seus Companheiros de Armas, do que a si proprio. Depois da aggressão por Bragança apparecêo a de Villa Viçosa: o numero de Vandalos era pequeno; mas trazião diante de si Emissarios de toda a qualidade: arrojárão-se a servir do respeitavel Nome de um Principe, que bem sabiam tinham solenemente desapprovado todas as suas tentativas: ousárão invocar a Religião Sacta, que atropellão, e que não conhecem, e que he mantida na Carta com toda sua magnificencia, e grandeza; e era com tudo isto que illudião incantos Soldados, e chamavão a si Povos desapercebidos, e que os não conhecião. Sabidos são os sucessos do Alemtejo: ninguem ha que ignore o que alli praticárão as bravas Tropas fieis, e como os Traidores fôrão batidos, e perseguidos, e como passárão á Beira. Nas provincias do Norte, e no Partido do Porto tudo estava em perigo; tudo estava ameaçado; e a consternação era geral: existião porem nestas os incansaveis, e honrados Tenentes Generaes, o Digno Par do Reino Marquez de Angeja, e Stubbs. Cada um se empenhou quanto pôde em fazer desevolver a maior energia: nada lhes escapou para desconcertar os planos dos Facciosos todas as vezes, que as occasiões se lhes proporcionavão.

Eis aqui por que eu julgo que se deve fazer a seguinte classificação:

Norte: o Excellentissimo Marquez d'Angeja
Sul: o Excellentissimo Conde de Villa Flôr.
Porto: o Excellentissimo Tenente General Stubbs.

São estes os Generaes, debaixo de cujos Commandos manobrarão todos os outros dignos, todos os outros leaes, e honrados Generaes, Officiaes de todas as Graduações, e Soldados, e que defenderão corajosamente a Causa da Legitimidade, e o Throno do Senhor D.Pedro IV, e a Carta Constitucional: todos são dignos em geral dos agradecimentos da Nação Portugueza, a que pertencem, e a quem salvárão; todos os merecem, mas he aos Generaes, que mencionei, a a quem se deve dirigir, para elles, em nome da Nação, em nome dos seus Representantes unidos nesta Camara, lhos tributarem, e lhes fazer conhecer as nossas justas intenções. Individuar em taes casos he sempre perigoso.

Notemos, Srs., como o Conde de Villa Flôr marchou precipitadamente desta Capital; como por meio de marchas forçadas chegou ao seu destino; ponderemos os rigores da Estação; os frios; as chuvas; os incómmodos; as privações de toda a especie; sem soccoros; sem armazens; n'uma palavra, observemos todo o processo da sua marcha; como procurou os Facciosos; como os batêo nas Visinhanças d'Alegrete, onde se defendião com desesperação, obrigando-os a fugir para a Hespanha, e a abandonar tudo. Passou então para a Beira; ahi soffrêo iguaes, ou maiores inclemencias : he doloroso pensar as privações , que padecêo, e toda a sua Tropa; até que assomou o dia 9, em que sobre os Rebeldes desfechou o golpe fatal! Muitas cousas concorrerão para a gloria deste immortal Guerreiro! Faça-se menção das tres, ao meu ver, mais principaes: 1.ª o Heroe Voluntario, Conde da Taipa, com os outros Fidalgos, que tão corojosamente batêrão os inimigos, sustentando só a Causa da Patria, mas mostrando aos o quanto se interessão em manter a Legitimidade do Senhor D. Pedro IV , e a Carta Constitucional: 2.ª os Estudantes de Coimbra, essa porção da Mocidade Portugueza, que, instigada pelo amor da patria,se reunio como subditos fieis, e honrados, e não como Corpo Academico organizado: Vendo em perigo immminente aquella cidade, aonde chegará ha pouco o Coronel Pinto, voárão a elle, e se offerecêrão a tomarar as armas, que logo lhes fôrão entregues; e, debaixo do, seu Commando, marcharão sobre a Beira, salvando Coimbra da invação, que lhe estava tão proxima, e espalhando sobre os povos a maior influencia moral na sua marcha, fazendo-os capacitar da justiças da causa, que defendião, e da injustiça, e traição dos Facciosos: a 3.ª he a chegada das agueridas Tropas Inglezas, nossas antigas, e fieis Alliadas, a esta Cidade de Lisboa: ellas tambem contribuirão muito por sua influencia moral, posto que nada influa nos honrosos Serviços do nosso Exercici o fiel, que tantas provas havia dado já de seu valôr, e que se ainda não tinhão batido inteiramente os Fracciosos, era porquer estes sempre se havião evadido, fugindo aos seus encotros. Tudo isto concorrêo: porem assim mesmo, quanto não he admiravel a acção do dia 9? Os Fracciosos occupavão as posições mais fortes: conhecião que estavão perdidos; e nada lhes restava senão baterem-se como deseperados. A br avura porem dos que defendião a Legitimidade era incomparavelmente maior: cantando o Hymno Constitucional, accomettêrão os Rebeldes: elles os desalojárão, os fizerão fugir, deixando no Campo 60 mortos, e 200 feridos, e mais de 1000 debandados; perda consideravel, Srs., perda, que poz os rebeldes em estado de nunca mais pararem, nem de quererem ver quem os seguia: por todos estes motivos, de quantos agradecimentos não he digno o immortal Conde de Villa Flôr!
O Digno par Marquez d'Angeja no Minho tem feito os mais relevantes Serviços ao Rei, a quem verdadeiramente ama: tem sido incançavel; tem sahido cem vezes de Braga; aonde apparece o perigo, aonde apparece a desconfiança da Rebelião, elle apparece; e basta a sua presença, bastão as providencias, que dá, para acalmar tudo, para chamar os Povos á obediencia, e conte-los nos limites dos seus deveres. A fortuna não o collocou em uma posição brilhante, em que podesse combater os inimigos da Carta, como o Conde de Villa Flôr, com a espada na mão; mas seus Serviços são de grande importancia; com seu saber, e prudencia tem salvado a Provincia do Minho, e a tem conservado fiel ao Legitimo Soberano; e a sua ultima marcha sobre Traz-os-Montes, no principio

18. A.