O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(140)

de Janeiro, tem, sido acompanhada de bastantes difficuldades.

O General Stubbs he credor dos maiores agradecimentos: elle tambem incansavel, ora visitando as posições do Minho, ora no centro da Cidade do Porto, nada lhe tem escapado para a defender das avarentas visitas dos Facciosos: muito se deve ao seu valôr, saber, e patriolismo. Apoio por tanto a Moção do Sr. Sarmento, restringindo a sua generalidade, e sendo de parecer que os agradecimentos se dirijão a estes Generaes em Chefe, para elles os manifestarem a todos os que combaterão sob as suas Ordens. (Apoiado.)

O Sr. Henriques do Couto: - Sr. Presidente, estou muito prevenido pelo Sr. Soares Franco sobre o objecto para que pedi a palavra; mas ainda acrescentarei alguma Cousa, dizendo em primeiro lugar, que não me parece muito a proposito que nesta Moção se nomeem pessoas; mas somente se votem agradecimentos a todo o Exercito; e para este fim basta lembrar-nos da intrepidez, e valor com que estes nossos amantes, do Rei, da Carta Constitucional, e da Patria baterão os Rebeldes, quando nos primeiros encontros estes esperavão que os nossos se voltassem ao seu partido, e todos juntos viessem fazer a nossa infelicidade, como meditavão os incautos.

E quando me parecesse justo o personalizar, então eu quisera que não ficasse em silencio o dirigirmos em primeiro lugar os nossos votos de agradecimento a Sua alteza a Serenissima Senhora Infanta Regente, pela grandissima energia, com que tem feito sustentar as nossas Instituições Politicas, dadas pelo sr. Augusto Timão, nosso Amavel Rei, o Senhor D. Pedro IV, e pelo cuidado, com que a Mesma Serenissima Senhora de Determinou que de Sua Excellencia o Sr. D. Francisco de Almeida, Ministro dos Negocios Estrangeiros, viesse a esta Camara propôr a requisição de uma Força que, segundo os Tractados, viesse auxiliar-nos, o que foi logo realizado, e a cuja vista uma Força moral se espalhou em todo o nosso Exercito; fazendo logo expulsar os Rebeldes ate ás fronteiras da Hespanha.
Tambem quizera então, que em taes circumstancias não ficassem em silencio muitos Heroes Portuguezes, que, animados do melhor espirito pelo amor da Patria, correrão ás Armas, e cheios de um inaudito valor tem arrostado o fogo inimigo.
Não merecem menos attenção os EXcellentissimos Generaes Governadores das Armas das Provincias, pelo excessivo cuidado, e patriotismo, com que tem procedido ao Recrutamento para a primeira, e segunda linha do Exercito. Voto por tanto agradecimentos, na forma que tenho expandido.

O Sr. Leite Lobo: - Eu creio que esta Camara desejaria não lhe esquecer nenhum dos Benemeritos, que ser tem empenhado na defeza da Patria, e por isto eu lembro o Sr. Governador de Valença, José Maria de Moura, e o nosso Collega o Sr. Raivoso.

O Sr. Serpa Machado: - Qual será o Portuguez Honrado que não una os seus votos aos do Sr. Sarmento, votando tão merecidos agradecimentos a tão distinctos, e dignos Varões? Porem nato he esta a questão: a questão he se devem ser dirigidos individualmente a pessoas, ou aos Generaes, e Commantes; e parece-me que se deve preferir o segundo methodo, até para evitar a contestação, que já aqui se suscitou sobre o merito de um digno Official, cujo nome se não tinha mencionado. A Camara deve ser muito circumspecta em se exprimir de maneira que não offenda o pundonor de alguem.

Eu não sei se he da attribuição desta Camara o fazer elogios desta natureza; he verdade que já temos o exemplo de os dirigirmos ao Sr. D. PEDRO IV, e a ELRei de Inglaterra; mas isto dão exemplos Augustos, que não sei se vem para o caso; e por isso eu chamo a attenção desta Camara, para que se decida se os votos de agradecimento hão de ser em geral, ou individuaes.

O Sr. Conde de Sampaio: - O Coronel Valdez fez os mais importantes Serviços á Causa da Patria; ninguem ha que os possa avaliar: o modo porque se defendêo he admiravel nos annaes da Guerra; foi elle quem inspirou os verdadeiros sentimentos a um Exercito, pelo qual cheguei eu proprio a tremer; foi elle quem lhe inspirou a resolução de se bater contra os inimigos da Carta, infundindo-lhe aquelles sentimentos verdadeiramente Portuguezes: cedêo he verdade ; mas cedêo a uma força muito superior, batendo-se primeiro contra grande número, tendo pouco mais de trezentos homens: voto pelos agradecimentos, na forma proposta peio Sr. M. Sarmento, entrando tambem o bravo Coronel Valdez.

O Sr. Presidente: - Sentimentos iguaes de gratidão animâo todos os Membros desta Camara a favor dos Honrados Militares, que nos tem defendido; como porem as opiniões tem divergido, parecia-me que seria mais conveniente nomear-se uma Commissão Especial para propôr á Camara o meio mais proprio, para se verificar este acto de reconhecimento.

O Sr. Sarmento: - Nós estamos, he verdade, em falta de habitos parlamentares, Como muito bem já disse uma vez o Sr. Guerreiro, occupando a Presidencia. Vejo que O Sr. Serpa Machado, fallando acerca da minha Moção, exige que haja moderação; pela minha parte posso offerecer um exame sobre as minhas opiniões, e creio que se achará que eu sempre fui amigo da moderação ; porem julgo que, se se tentasse de julgar criminosos, então seria bem apropriada a moderação, mas para o objecto de premiar a virtude, tonge de nós a moderação: distingua-se, como he de justiça, o Militar esforçado, o Patriota decidido, que não andou a fazer calculos do resultado, que terião as cousas, para assim caminhar; fique em desprezo, e abominação essa classe de individuos, que procedêo marchando por ziguezaues. He chegado o tempo de abrirmos para a Nação Portugueza uma estrada direita de luz, de honra, de verdade, e de vergonha. Em Inglaterra nada mais lisongêa aos Militares distictos como os agradecimentos votados pelas duas Casas da Legislatura. As Camaras, depois de votados os agradecimentos, determinão que os seus Presidentes os dirijão directamente aos individuos, a quem se votão. A Carta do Presidente de cada uma das Camaras he um monumento da maior Honra Nacional, e he transmittida á posteridade, ou aos Parentes, como a mais preciosa herança. O Duque de Marlborough, o Scipião Inglez, o Duque de Wellington, que chegou ao fastigio das maiores distincções, e cujo peito se acha coberto com vinte e nove, ou mais Ordens Militares, tributo da