O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(127)

rinha, de saude, e de policia: a gente da armada, nelle empregada, achava-se estacionada em terra; mas sendo assás numerosa para tripular um vaso de guerra, será o registo de ora em diante feito por um navio armado, pronto a fazer-se de véla, e fundeado defronte da torre de Belém, o qual será rendido por outro, quando as circumstancias o exigirem: está-se em arranjos conducentes a separar da repartição da marinha a parte do serviço encarregado ao registo, que pertence propriamente ao ministerio dos negocios do reino: este novo metodo de registo tem ainda a vantagem de poder-se por elle soccorrer qualquer navio em perigo na barra do téjo, muito mais efficaz e prontamente, do que antes acontecia.

Pelo arsenal da marinha tem-se trabalhado, desde o encerramento das Côrtes, em tres náos, das quaes uma está em construcção, e outra impropria de serviço exterior; quatro fragatas; quatro corvetas; cinco brigues; seis escunas; dois barcos de vapôr; tres hyates; um cuter, e um cahique. Quasi todos os nossos vasos de guerra estão fabricados; nos restantes continuam os trabalhos; de sorte que sendo necessario, dentro um poucas semanas poderão entrar em effectivo serviço. Por esta mesma repartição foram reedificados e aproveitados os grandes armazwns que della dependem, situados na outra banda do Téjo.

Estou persuadido, que as obras que se fazem hoje neste arsenal se poderão obter com uma despeza muito inferior áquella porque actualmente ficam adotando o sistema da divisão do trabalho, introduzindo algumas machinas em uso nos arsenaes dos outros paizes, e comprando ao mesmo tempo em hasta publica muitos dos objectos que ali se manufacturam. Obstaculos de finanças me não tem permittido intentar este grande melhoramento, unico que considero productivo de uma grande e permanente economia neste ramo de trabalhos publicos.

A aula da importante arte de construcção naval acha-se ha muitos annos em um completo abandono, em quanto que rapidos e constantes progressos tem feito esta arte nas marinhas das outras nações, onde se tem combinado a pratica com a theoria: o meio mais pronto de virmos a ter bons engenheiros constructores é o de se mandarem para os melhores arsenaes estrangeiros alguns dos mais habeis, e mais intelligentes individuos, que no nosso arsenal sé tem dado á esta prática: para este fim será preciso fazer alguma, ainda que pequena despeza, a qual viria a ser mais que compensada, pela utilidade que resultaria não só á nossa marinha militar, mas tambem á nossa marinha mercante.

O estabelecimento da cordoaria, connexa com o arsenal, é dirigido por um distincto official, que tem aperfeiçoado a fabricação, tanto de lonas como de objectos de enxarcia: o valor dos seus productos não cobriu, é verdade, as despezas neste ultimo anno; mas isto foi devido á falta de materias primas, que pela carencia de fundos, lhe não foram ministradas em sufficiente abundancia. Calcula o inspector, que não faltando ellas, poderá o estabelecimento vir a dar ao estado o lucro annual de 12 por cento de capital que se empregar. Foi ali introduzida no ultimo anno uma nova, e valiosa machina para aperfeiçoamento da fabricação de cabos.

Occupam-se neste estabelecimento perto de quatrocentas pessoas, e nelle tem achado refugio, e moderado trabalho um certo numero de soldados, a quem as fadigas da guerra, os annos de serviço, e as feridas recebidas não permittiam continuar nas fileiras, e que por falla de um asilo nacional sufficiente se veriam talvez expostos a mendigar o sustento.

Nenhuma, lei existe, que conceda reformas aos operarios do arsenal e dá cordoaria; varias pendões em recompensa de longos serviços achei terem sido concedidas, dependentes com tudo da approvação das Côrtes: a estas será apresentada a relação destas pensões, e bem conveniente será estabelecer medidas legaes e fixas sobre este objecto.

Extensos pinhaes e outras maltas valiosas se acham debaixo da inspecção do ministerio da marinha, sendo o pinhal de Leiria o mais importante de todos. Em cumprimento da lei de venda dos bens nacionaes algumas outras mattas tem sido entregues a este ministerio. A administração destes bosques nacionaes é dirigida com zelo e intelligencia. Nos ultimos annos tem-se feito grandes sementeiras, não sómente de arvores indigenas, mas tambem de varias especies estrangeiras: deve ainda promover-se a sementeira de algumas outras excellentes especies de arvores florestaes, proprias á construcção naval, e não nativas de Portugal. Muito proveitoso seria tambem semear os vastos terrenos incultos do litoral, que vão desde o pinhal de Leiria até á foz do Mondego, não só em attenção ao arvoredo que seria produzido, mas tambem porque ficariam seguras as terras cultivadas do interior contra as irrupções das áreas formadas pelo Oceano, e arremessadas pelos ventos, como no estado presente das cousas por vezes acontece.

Para aumento e bom tratamento dos nossos bosques, seria bem conveniente que se fundasse uma escola, onde se podessem formar guardas de mattas intelligentes, e instruidas neste ramo de cultura. Em França e Alemanha ellas existem, e dellas se tiram excellentes resultados. Creio com insignificante despeza se poderia manter a ma destas escolas, que ficaria a cargo do proprio administrador das mattas.

O serviço de saude naval submettido aos fisicos-móres até 1833, acha-se hoje dirigido por um conselho de facultativos: este, conselho propoz um projecto de regulamento para todo o serviço de saude naval, o qual se acha em execução em quasi todos os seus ramos; algumas das suas disposições precisam da sancção do Corpo Legislativo; e é muito para desejar, que não termine esta Sessão sem que a sorte dos cirurgiões de marinha seja fixada por modo tal, que convide esta classe de facultativos a entrarem no serviço, o que hoje não acontece em consequencia da mesquinha sorte que elles encontram na armada. O hospital da marinha tem soffrido importantes melhoramentos, de sorte que póde comparar-se com os melhores estabelecimentos desta natureza: não succede porém o mesmo a bordo dos vasos de guerra, que neste ponto estão longe do que se observa nas marinhas militares de outras nações: é por tanto digno da attenção das Côrtes um objecto tão importante para o bem estar das tripulações da nossa esquadra.

O expediente da justiça, tanto na auditoria, como no tribunal supremo da marinha, seguiu o seu curso regular durante o ultimo anno. De acordo com o ministro da guerra trabalha-se em um projecto de organisação de um unico tribunal superior para a marinha, e para o exercito, que sendo tão eficiente como os dois que agora existem, seja menos dispendioso para a nação.

Debaixo da inspecção do ministerio da marinha existem tres estabelecimentos destinados á instrucção dos mancebos, que desejam seguir a carreira naval; elles são: a academia de marinha, onde recebem os conhecimentos matheticos, e de navegação: a academia dos guardas-marinhas, onde se ensina desenho, principios de construcção naval, e aparelho dos navios; e o observatorio, no qual vão adquirir a pratica astronomica precisa aos navegantes. Na academia de marinha estudam muitos alumnos que se não destinam á vida do mar; no presente anno lectivo matricularam-se 300 estudantes. A companhia dos guardas-marinhas tem 163 praças, das quaes uma parte estuda, e outra acha-se embarcada.

Imprimiram-se no ultimo anno as ephemerides nauticas para 1836 e 1837, e continuaram as observações astronomicas.

Na margem meridional do Téjo foram feitos alguns trabalhos hydrographicos, que vão progredindo, e mandaram-se alguns officiaes de marinha servir ás ordens do official