O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Inédidas, senão começando desde urna época fixa, e vendo que nenhuma época se offerecia mais importante para esse empenho do que o principio do segundo semestre do anno económico , o Governo então visto que a base de todas as esperanças futuras estão na Organisação da Fazenda , abalançou-se a regular.,o methodo de arrecadação; ponto essencial, e decretou a reforma das Contadorias, (e Desta própria Casa se tinham feito votos para-que as Contadorias fossem reformadas), refornjou às.Conta-dorias; e entendeu que as reformou pelo melhor modo que se lhe antolhou; e se a reforma não-foi tão boa como poderia ser; e corntudo positivo que o systema d'arrecadaçâo ficou por inodo muito diffe-rente , do que estava ; e' necessário conhecer o qoe eram as. Contadorias antes, e o que os factos tem âernonstrado , para-poder-conhecer .que essas Contadorias tinham muitos defeitos, e que não podiam tle modo algum subsistir..... (í^o^es: — Deu a

hora). Eu vejo que a Camará está cançada da dis«. cussâo de hoje, porque tem fixado a sua attenção nos eloquentes discursos quê se tem feito. Eu agradeço a attenção benévola que me prestam , mas vejo que não -e possível por cinco horas fixar a atlenção -sempre para o mesmo objecto, e muito mais depois da Camará ter ouvido discursos, tão importantes como os que se tem feito; assim eu peço -á Câmara que haja de me conservar a palavra para amanhã,; e-a.V. Ex.a que consulte a Camará se assim o perrnilte. ,

A Camará decidiu a/firmalioamente.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para amanhã é a continuação da de hoje. Está levantada a Sessão. Erath qna-si cinco horas da tarde.

O REDACTOR INTERINO -t X.ESSA.

N.° 14

Presidência do Sr. Gorjão Henriqu&s.

-.Chamada. — Presentes 78 Srs.-Deputados.

Abertura. — Ao meio dia. :

Acta. •*— Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

•k* ~Um Orneio do Ministério dos Negócios-Es-;tr-ange-iros-, rernettentío Í40 exemplarjjs do Relatório e Contas do «je^aio Ministério , .relativa ao anno económico de 1841—-42.-—Mandaram-se dis-tnbuir.

2.° Outro do Ministério dos Negócios Ecclesias-ticos e-de Justiça , ^reuietlendo a informação do.-Pre-. si.detite da -Hela.çào de Lisboa acerca do Processo formado pelo homicídio de Domingos Luiz Palhada , cominellido na Vi Ha de Mon chique,— Para a Secretaria. .

3.° Da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa, remettondo 113 exemplares de uma Representação que a mesma dirige á Camará. — Mandaram-se distribuir. . ^

4.° Uma Representação da Sociedade Pharrna-ce-ulica .-Lusitana-, pedindo uma Aula especial de Pharmacia.—-Jí"1 Commissão de Saúde Publica. • 5.V Outra da mesma Sociedade, pedindo a antiga fiscal i sacão das Boticas, e outras medidas.—~ *d'mesma Commissão.

>6.° Outras dos Pharmaceuticos de Évora, Ta-vira, Aívilo-, Niza,-totlas no sentido da precedente.— A' incarna Commissão. .

•7.9 Outra da Camará Municipal de Mangoalde, pedindo a appiovaçào do Projecto do Sr.-Francisco Joaquim Maia, para a abolição do Contracto das Sá boa r ias.-— tf Co m missão de Fazenda.

8,° Outra em igual sentido da Camará Municipal de Miranda do Douro. — À* mesma Commissão.

y.° Outra doa Officiaes Picadofes do Exercito, i pedindo serem considerados como Oíficiaes Combatentes.— A" Cónmríssâo de Guerra.

10.° Outra da Camará Municipal de Tondella , pedindo a approvaçãp do Projecto apresentado,pelo-

1843.

Sr. Mousiuho de Albuquerque , sobre estradas.-— À" Commissão-de Administração Publica.

O Sr. Secretario Peixoto:— .Coulrmínicou á Ca-uiara a instalação da Commissão de Instrucçâo Publica, a qual nomeara para seu Presidente o Sr. Silvestre Pinheiro, para Relator o Sr. Rodrigo da Fonseca Magalhães,, e para Secretario'o Sr. Frederico de ,-Vxeve.ie Faro'e Noronha.—Inteirada.

Ò Sr. Vau Preta ; — Sr. Presidente, o illuslre Deputado pela -Estremadura., o Sr. Cardoso Cas-tel-Branco, meu amigo pessoal, fez-um-Requerimento.'á Camará, para que se mandasse pôr em, "execução'um Decreto de dias de Maio de 1834, as-signado por Sua Mageãtade Imperial o Senhor Duque de Bragança , de saudissima memória , acerca do provimento dos Benefícios Eccleaiasticos por con-curso;, perante os Bispos. E em quanto este Decreto não tivesse execução, nem por elle sé mandava, prover os benefícios, mas só conhecer da idoneidade dos:0ppòsilores , e se ordenava, que os Bispos , feito o exame ^ fuessem subir ú Augusta Pré» sença da Soberana o processo "das habilitações lit-terarias, moraes,- documentos de serviços, co.rn a opinião e parecer do Ordinário, para que o Thro-no bem informado decidisse, CO.TI conhecimento de causa,; corritucio, coaio l«vo dito, este Decreto não-teve execução.