O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

213

me as conveniências publicas; isto e sem prejuiso do serviço publico.

O Sr. Presidente: — Se me recordo bem, foi sempre esse o uso; pelo menos ha um certo tempo para cá tem sido sempre estilo approvarcrn-se estes Requerimentos, intendendo-se sempre que é, não havendo inconveniente.

O Sr. Corrêa Caldeira: — V. Ex." preveniu-me; era isso mesmo que eu queria dizer.

Não havendo quem mats pedisse a palavra, foram Kitccessivamente approvados o Requerimento do Sr. Corrêa Caldeira, e o */Jdditamen(o do Sr. Mello Soares.

REQUIÍILIMEKTO: — Requeiro que pelo Ministério do Reino se enviem a esta Camará copias das Representações e mais papeis relativos ao encanamento do rio, e meios de melhorar os campos do Mondego, que lhe foram remeltidos pelo Governo Civil de Coimbra.— Justino A. de Freitas.— R. J. Fernandes Thomaz—Fic

Foi admillido e approvado sem discussão.

Foi lido na Mesa um Requerimento do Sr. Mello Giralde.s, para ser convidado o Sr. Ministro do Reino a catar presente, quando se tractaase de dar destino d Representação da Covilhã, apresentada pelo Sr. Campos c Mello, para ouvir algumas rc-flcxôcs, que por essa oceasião queria fazer nobre a segurança publica do Districto de Caslello Branco.

O Sr. Presidente: — O que pediu hontem o Sr. Campos e Mello foi, que esta Representação fosse re-rnettida ao Governo; hoje é que tcrn Ioga r resolver-se se deve ou não ser remeltida. Ora o Sr. Giraldes Sampíiio pediu hontcm para fazer algumas observações ao Sr. Ministro do Reino, quando se tractasse de resolver sobre esta Representação, por consequência seria esta a occasiào de se fazerem estas observações, mas não estando presente o Sr. Ministro do Reino, seria melhor adiar este objecto para quando S. Ex.a estivesse presente.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Jer-vis-d'slttouguia) : — Hontcm mesmo o Sr. Ministro do Reino respondeu, segundo me parece, ao Sr. Deputado e ao que se contém na Representação; e creio quê o Sr. Deputado se tinha dado por satisfeito. Não • obstante, querendo o Sr. Depulado que o S,r. Ministro seja avisado para responder a mais alguma cousa, pôde fazer o seu Requerimento de Inlerpellação, por que o Sr. Ministro do Reino ou qualquer outro Membro do Gabinete, ha de apparecer sempre para responder a todas as Inlcrpellaçõas que qualquer Sr. Depulado lhe queira dirigir.

Se o Sr. Deputado quer que se participe ao Sr. Ministro do Reino para vir assistir A discussão, quando se tractar do objecto desta Representação, podo fazer o seu Requer i me n Io para interpellar o Sr. Ministro, que elle virá. responder.

O Sr. Mello Giraldes: — Como eu hontem pedi no Sr. Ministro do Reino para responder a algumas observações que lhe queria dirigir sobro o caso de que se tracta, e S. Ex.a se mostrou alguma cousa of* fendido, dizendo que eu puppunlui que se queria esquivar a essa Inlcrpullação, por isso continuo a insistir, em que o Sr. Ministro, quando se tractar desse negocio, esteja presente a essa discussão.

O Sr. Ministro da Marinha (Fontes Pereira de. .Mello): — O meu Collega,.o Sr. Ministro do Reino, não pôde ter duvida .alguma -MH responder ao il-

Lustre Deputado, sempre que S. Ex.a o queira interpellar; mas o quo rne parece é, que, para se observar o Regimento desta Cajá, o Sr. Deputado deve primeiramente annunciar a sua Interpellação, para se marcar o dia em que ella deva ter logar e até me parece ser esse o caracter do Requerimento do illustre Deputado; e nesse dia o Sr. Ministro apresenta-se para responder. Este e o estilo sempre seguido, e o determina o Regimento; e nem pôde ser de outro rrrodo, porque a Camará sabe bem que o Sr. Ministro não pôde estar aqui sempre; tem outros muitos objectos de serviço fora desta Casa, a que não pôde deixar de assistir.

O Sr. Presidente: — O Sr. Ministro hontem estava promplo para responder, e effeclivamente respondeu. Agora o que ha a decidir e', se a Representação ha de ser remetlida no Governo; mas visto que o Sr. Deputado insiste no seu Requerimento, fica pendente o negocio da Representação, e avisa-se o Sr. Ministro para amanhã, se poder, vir assistir a essa discussão, porque o Requerimento do Sr. Deputado não e bem uma Proposta de Interpellação; d mais uma Proposta de Adiamento para este negocio se trnctar na presença' do Sr. Ministro, do que Interpellação. Por consequência, se a Camará quer, fica este negocio da Representação adiado para quando estiver presente o Sr. Ministio do Reino.

O Sr. Derramado: — Parece-rne que esíe objecto não está ainda, bem precisado e determinado, porque o Sr. Deputado só deseja que o Sr. Ministro do Reino esteja presente, quando elle houver do fallar sobro o estado de desordem, e anarehia cm que se acha o Districlo de Castollo Branco, e dos malefícios que alli se tem prcpetraclo ultimamente ; ruas isto e uma cousa que pôde ser t radiada independentemente da .Representação.

O Sr. Deputado pôde pedir que ô Sr. Ministro ' venha prevenido para responder sobre esse objecto; o Sr. Ministro previno-se, e amanhã ou depois, ou quando declarar que está prompto para responder, ter logar essa Interpellação. Mas para isto e necessário avisar o Sr. Ministro, dar-lhe tempo a que se prepare para responder, e marcai-se depois o dia e hora em que essa Interpellação deve ter logar, sem. isso servir de embaraço ao andamento desta Representação.

O Sr. Presidente:—Se isto e uma Interpellação verdadeira, tcrn tramites marcados no Regimento; mas se o não e, então não ha a seguir outra cousa senão ficar a Representação pendente.