O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 56 —

toda a Europa: não é possivel admittir, que os Empregados Administrativos creados pelo Governo, reajam contra o memo Governo, que os elegeu: (Apoiados) estes Empregados formam parte do Governo, porque o representam, por isso repito, que se não póde admittir que elles influam contra o proprio Governo que os creou: isto sempre se seguiu, e o illustre Deputado sabe, que em tempos anteriores eram obrigados a trabalhar nas eleições, e para esse fim, isto é, para as vencer, se empregaram os meios mais violentos: por consequencia, digo eu, que o Governo procurando por todos os meios licitos e beneficos, e não tendo empregado ameaças, nem violencias, porque se não póde provar uma só, obter uma eleição que sanccionasse as medidas que adoptou e julgou apropriadas para fazer a salvação do Paiz, está no seu direito, fez o seu dever: os proprios réos no Jury costumam recusar os seus Jurados, porque havemos de querer collocar o Governo abaixo do réo?

Fallou-se finalmente em demissões: a este respeito direi, que me parece que o Governo tem sobejas rasões para isso, porque alguns Empregados imprudentemente abusaram da sua posição administrativa contra o mesmo Governo; em Coimbra, por exemplo, o Governo não leve que luctar com os Cidadãos; teve que luctar contra Regedores, e contra alguns Administradores de Concelho: (Apoiados) entretanto o Governo conservou esses Empregados, e conserva ainda, por conseguinte se ha alguma cousa de que accusar o Governo, é de demasiada tolerancia por ter conservado Empregados, que trabalharam e votaram contra elle.

Por ultimo veio a Questão Prévia; estimei que a Junta a decidisse, da maneira que a decidiu, para continuar a ter o gosto de vêr os illustres Deputados por Béja que eu conto certamente no numero dos ornamentos da Camara.

O Sr. Presidente: — A hora está muito adiantada, portanto vou levantara Sessão: ficam inscriptos para fallar sobre a materia os Srs. Nogueira Soares, Cunha Sotto-Maior, Alves Martins, Avila, Mello e Carvalho, e Corrêa Caldeira. A ordem do dia para Segunda-feira (24.) é a continuação da de hoje, e mais os Pareceres N.ºs 2 e 3. Está levantada a Sessão.

Eram quasi quatro horas da tarde.

O 1.º Redactor

J. B. Gastão