O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

114

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Freguezia de Pera

Idem, notando se n'esta freguezia ainda mais miseria do que nas outras.

Este concelho abrange uma grande area, que se estende desde a esta até á serra. As freguezias do litoral (Pera, Alcantarilha, Algoz e parto da de Silves) acham-se nas mesmas condições deploraveis de Lagoa e Albufeira. As freguezias da serra, pelo contrario, pouco ou nada soffrem n'esta crise. E é o que succede a quasi todo o districto. A maneira que se caminha do litoral para a serra, observa-se que os estragos da estiagem vão progressivamente diminuindo.

Concelho de Albufeira Freguezia de Paderne

Cultura principal figueiras, que se acham em mau estado, havendo já muitas perdidas, e calcula-se que a colheita, se não se perde o pouco figo que apparece, attingirá, quando muito, a quarta parte de uma producção regular. Dos cereaes haverá apenas a semente. Os olivedos perderam toda a flor sem fructo. As amendoeiras pouca novidade mostram, e essa fica pela maior parte imperfeita. Só as alfarrobeiras estão soffriveis quanto á quantidade da producção, que será pouco inferior á do anno precedente, mas de qualidade ruim. Os serôdios totalmente perdidos, e as vinhas pouco lançadas, mas mostrando abundancia de cachos, muitos dos quaes se vão esbagoando. Ha grande falta de agua potável.

Freguezia da Guia É a freguezia mais pobre do concelho. O genero e estado da agricultura é quasi o mesmo que se dá na freguezia de Paderne. O que tem de melhor é o vinhedo das areias; o que se acha em terreno argilloso lançou mal e mostra pouco fructo.

Freguezia de Albufeira O mesmo genero de cultura das outras freguezias, e maiores estragos nas searas, especialmente nos terrenos de primeira qualidade, como são os de quarteira; e que são considerados uns dos melhores do Algarve. As figueiras pela maior parte apresentam-se quasi despidas de folhas.

Pôde dizer-se a respeito d'este concelho o que se disse com referencia ao mau estado das culturas do concelho de Lagoa. É talvez ainda mais triste o aspecto do arvoredo em Albufeira, e é n'este concelho que a miseria invade já muitas familias, especialmente nas freguezias ruraes. Informaram os parochos que algumas pessoas estavam reduzidas a tal penuria, que aproveitavam para alimento a semente cozida da alfarroba.

Em todo o concelho abundam terrenos áridos; d'aqui o maior estrago das culturas resultante da estiagem. Concelho de Loulé Freguezia de Salir Sua principal riqueza agricola consiste em cereaes, de que se espera colheita um pouco inferior á de um anno regular. O arvoredo consta de oliveiras, alfarrobeiras e figueiras, que pouco têem soffrido com a estiagem. Ainda assim a producção será inferior á de uma colheita ordinaria, exceptuando as oliveiras que nenhum fructo apresentam, tendo havido no anno passado boa colheita. Os serôdios têem melhor aspecto do que nas outras freguezias, mas não chegarão a produzir a quarta parte do anno anterior. As nascentes desapparecem, e falta bastante gado, que tem morrido á falta de pastes.

Freguezia do Ameixial N'esta freguezia ha pouco arvoredo, apenas alguns sobreiros. As searas, sua cultura principal, estão em melhores condições do que as de Salir. A producção não soffre desfalque.

Freguezia de Alte A maior parte d'esta freguezia está inculta e os melhores terrenos cultivados pertencem ao morgado de Alte. Abunda em alfarrobeiras, que em geral apresentam producção inferior á de um anno regular. As searas produzirão quando muito a semente, e os serôdios reviveram com as ultimas chuvas, podendo ainda esperar-se alguma colheita.

Freguezia de Querença Terreno montanhoso, sua principal cultura oliveiras e alfarrobeiras. As primeiras não têem fructo, as segundas pouco promettem. As poucas searas que têem estão perdidas, os serôdios maus e o gado morre em quantidade por falta de pastos.

Freguezia de Boliqueime

Sendo talvez a mais rica freguesia do concelho, é a que apresenta mais deploravel aspecto em todos os ramos da sua agricultura. Soffre todos os effeito3 da estiagem como a vizinha freguezia de Albufeira, acrescendo que a maior parte dos terrenos pertencem ao morgado do duque de Loulé, e achando-se estes arrendados por preço elevado, ficam 03 lavradores nas mais tristes condições, por que nem podem satisfazer as rendas, nem têem meios com que possam agricultar no anno proximo futuro. Falta-lhes até a palha para os gados.

Freguezia de Almancil

Quasi nas mesmas condições e grande escassez de agua potável.

Freguezia de Loulé

Quanto a searas, nas mesmas condições das outras freguezias. O arvoredo, principal cultura, alfarrobeiras e figueiras, soffrivel.

Este importante concelho está em condições similhantes ao de Silves. As freguezias da serra pouco soffrem, as do litoral acham-se em miseravel estado. A classe dos pequenos lavradores, e que constitue a maioria d'elles, luta já com grandes difficuldades, e que mais se aggravarão no proximo inverno.

Concelho de Tavira Freguezia de Santo Estevão A sua cultura principal é de oliveiras e alfarrobeiras. As primeiras nada produzem (no anno passado houve colheita regular). As segundas apresentam alguma producção, mas ruim. Tambem tem alguns figueiraes, que se acham em geral em mau estado. As amendoeiras pouco produziram, as vinhas, especialmente as velhas, tiveram poucos lançamentos; os serôdios estão perdidos e as searas produziram um terço de uma colheita regular. Abunda em pomares de regadio; mas as nascentes vão desapparecendo, e receia-se por isso a perda de muitas arvores.

Freguezia de Santa Catharina Tem os peiores terrenos do concelho. A sua cultura principal, é de oliveiras e alfarrobeiras, que se acham nas mesmas condições das de Santo Estevão. As searas apresentam melhor aspecto, esperando se uma producção media de 50 por cento, em referencia a um anno regular.

Freguezia de Cachopo É a freguezia que menos soffre. As searas estão regulares. Pouco arvoredo de fructo.

Freguezia da Fuzeta Não é das freguezias que mais soffre, não obstante achar-se situada na zona proxima da costa. As vinhas, sua cultura principal, apresentam bastante fructo; as figueiras, comquanto pouco lançadas, têem um aspecto mais sadio do que se observa nos outros figueiraes do litoral. As searas em geral produzirão a semente, e os serôdios ainda se não consideram totalmente perdidos.

Freguezia da Luz Arvoredo é a sua cultura predominante. O seu estado é similhante ao que se observa na Fuzeta. As vinhas estão menos lançadas, e as searas promettem melhor colheita do que na freguezia de Santo Estevão. Tem muitos pomares que já se resentem da secca das nascentes..

Freguezia da Conceição Nas mesmas condições da freguezia de Santo Estevão.

Freguezia de S. Bispo Confina com as freguezias de Santo Estevão e Luz, e as condições da sua agricultura são identicas.