O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 26 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Approvada a acta, foram introduzidos na sala e prestaram juramento os srs. Miguel Antonio da Silveira e Manuel Maria de Brito Fernandes. - Lê-se um officio do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 200 exemplares da collecção de documentos mandados publicar sobre a ultima negociação com a Santa Sé. - O sr. Ferreira de Almeida apresenta varios requerimentos dos escripturarios do arsenal de marinha, renova a iniciativa do projecto de lei apresentado na sessão de 31 de dezembro de 1884 e apresenta um projecto de lei determinando a separação de quadro dos officiaes da armada dos que não têem as habilitações das escolas do paiz. - São aggregados á commissão de marinha os srs. Pedro Guilherme dos Santos Diniz e João Eduardo Scarnichia. - O sr. Antonio Ennes manda para a mesa duas propostas, uma para que em todas as sessões se destine uma hora, contada da abertura da sessão, para tratar de assumptos ácerca dos quaes o regimento permitte pedir a palavra antes da ordem do dia; e outra para que antes da ordem do dia haja uma unica lista de inscripção, concedendo-se a palavra pela ordem do pedido. Sobre este assumpto fallaram os srs. presidente, João Arroyo, José de Azevedo Castello Branco, Francisco de Campos, Avellar Machado, Consiglieri Pedroso e Antonio Ennes, sendo a final approvadas as duas propostas que se haviam apresentado. - Justificaram faltas os srs. Thomás Bastos, Jorge O'Neill e Gabriel Ramires.

Na ordem do dia continúa a discussão do parecer sobre a eleição do circulo de Alijó, tomando assento á barra para defender a sua eleição o sr. Joaquim Teixeira de Sampaio, deputado eleito. - Usam da palavra os srs. José de Azevedo Castello Branco, que apresenta uma moção de ordem, conde de Villa Real, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, relator, e fica a discussão pendente. l

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 80 srs. deputados. São os seguintes: - Alfredo Brandão, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Antonio Candido, Antonio Villaça, Antonio Ennes, Gomes Neto, Tavares Crespo, Pereira Carrilho, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Augusto Pimentel, Bernardo Machado, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Eduardo de Abreu, Eduardo José Coelho, Estevão de Oliveira, Fernando Coutinho (D.), Firmino Lopes, Francisco de Barros, Gomes Monteiro, Francisco Matoso, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Lucena e Faro, Henrique de Mendia, Sá Nogueira, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Correia Leal, Silva Cordeiro, Oliveira Valle, Simões Ferreira, Avellar Machado, Ferreira Galvão, José Castello Branco, Barbosa de Magalhães, Pereira e Matos, Ferreira de Almeida, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, Ferreira Freire, Alpoim, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Julio Graça, Julio Pires, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Marçal Pacheco, Miguel da Silveira, Pedro Victor, Estrella Braga, Visconde da Torre e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Campos Valdez, Oliveira Pacheco, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Moraes Sarmento, Mazziotti, Jalles, Santos Crespo, Victor dos Santos, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Francisco Beirão, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilherme do Abreu, Cardoso Valente, Scarnichia, Sousa Machado, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Jorge O'Neill, Alves de Moura, Barbosa Cellen, Dias Ferreira, Abreu Castello Branco, Oliveira Matos, Simões Dias, Abreu e Sousa, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Pinheiro Chagas, Marianno Prezado, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Pedro Diniz, Tito de Carvalho, Vicente Monteiro, Visconde do Monsaraz e Visconde de Silves.

Não compareceram à sessão os srs.: - Antonio Centeno, Antonio da Fonseca, Antonio Maria de Carvalho, Fontes Ganhado, Augusto Fuschini, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Elvino do Brito, Goes Pinto, Feliciano Teixeira, Matoso Santos, Freitas Branco, Francisco Ravasco, Soares de Moura, Severino de Avellar, Guilhermino de Barros, Vieira de Castro, Alves Matheus, Pinto de Mascarenhas, Mancellos Ferraz, Marianno de Carvalho, Pedro Correia e Thomás Bastos.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 200 exemplares dos documentos mandados publicar este anno por este ministerio sobre a ultima negociação com a Santa Sé.

Á secretaria para mandar distribuir.

PARTICIPAÇÕES

1.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que está constituida a commissão de marinha, sendo presidente José Bento Ferreira de Almeida e secretario o sr. Augusto Victor dos Santos.

Requeiro que lhe sejam aggregados os srs. Pedro Guilherme dos Santos Diniz e João Eduardo Scarnichia. = Ferreira de Almeida.

Foi approvado.

2.º Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que se acha constituida a commissão do ultramar, tendo por presidente o sr. Antonio José Ennes e por secretario o sr. Alfredo Pereira.

Requeiro que lhe sejam aggregados todos os deputados pelo ultramar que tomaram assento na camara n'esta sessão com diploma da legislatura anterior. = Ferreira de Almeida.

Foi approvado.

3.ª Participo a v. exa. e á camara que se acha constituida a commissão de instrucção primaria e secundaria, tendo eu sido eleito secretario e o sr. José Simões Dias presidente. = Pedro Antonio Monteiro.

Para a acta.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS.

1.ª Participo que o sr. deputado Thomás Frederico Pereira Bastos, por motivo de doença, tem faltado a algumas sessões e ainda faltará a mais algumas. = Francisco de Barros Coelho e Campos.