O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(210)

e até que fizeram o que deviam eu pela minha parte muito lh'o agradeço.
Meia hora de prorogação.

O Sr. Presidente - Vai nomear-se a Commissão das infracções. As listas deverão conter sete nomes.

Com as formalidades do Regimento se lançaram as listas na respectiva urna, e depois, de contadas, achando-se setenta e oito, se apuraram os votos, e saíram eleitos.

Os Srs. Francisco de Paula Aguiar Ottolini com 48 votos.
Antonio Clemente Geão » 44 »
Joaquim Fllippe de Soure » 41 »
José Marcellino de Sá Vargas » 41 »
José Antonio Maria de Sonsa Azevedo » 41 »
Alexandre Alberto de Serpa Pinto » 38 »
Rodrigo da Fonseca Magalhães » 30 »

O Sr. João Elias - Pr Presidente O estado em que se acha o hospital das Caldas, que deve no mez de Maio começar a receber as conductas dos militares, e de todos Os pobres do reino, que ali vão procurar remedio as suas enfermidades, é o mais deploravel que pode imaginar-se, em consequencia nas ruinas que lhe fizeram os rebeldes, deixar de se abrir este anuo seria uma calamidade publica, e mesmo não sei se daria motivo a dizer-se alguma cousa, porque no tempo da usurpação nunca deixaram os pobres o uso daquellas aguas, por se achar fechado é pois necessario prover-se a isto, e com a brevidade que se exige, ali falta tudo, faltam cobertores, falta panno de linho, faltam, emfim, a maior parte dos mesteres indispensaveis, porque tudo foi roubado pelo exercito miguelista, quando ali teve o deposito dos seus doentes ora o parecer da Commissão, pelo qual, d'alguma forma, se dão providencias para oppor-se o deficit, está prompto, e ainda que o objecto é do maior interesse, todavia a sua discussão não poderá ser muito demorada peço por tanto a V. Exca. se sirva dallo paia ordem do dia da seguinte secção, aliás não haverá tempo para se acudir a tão necessaria e interessante materia.

O Sr. Ministra da Fazenda: - A manutenção do hospital das Caldas depende, em grande parte, da venda dos bens nacionaes, não obrante, para acudir ás despezas, que proximamente ha ali a fazer-se, ainda se poderão apromptar alguns meis. Em razão d'isto, peço a V. Exca. que sem metter-se outro objecto de premeio, passemos a discutir o projecto da venda dos bens nacionaes.- Apoiado.

O Sr. Silva Sanches: - Não me oppondo á discussão do projecto da venda dos bens nacionaes, mas lembrarei que tendo toda a connexão com a materia, que acaba de discutir-se, na sua generalidade, o projecto da exclusão dos miguelistas dos empregos que ainda occupam, muito se aproveitaria discutindo-se immediatamente Parece-me que tanto por esta razão, como porque tem sido já dado para ordem do dia, e sobre tudo por sua importancia, que deve ser dado primeiro que outro qualquer.

O Sr. Presidente: - Na seguinte secção nomearemos uma das Commissões que faltam, e continuaremos com o projecto da venda dos bens nacionaes, e com os numeros 89 e 82 - Está levantada a secção. Eram quasi quatro horas da tarde.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino.

Excellentissimo e Reverendissimo Sr - Por virtude de decisão d'esta Camara, tomada em secção de 3 do corrente, tenho a honra de devolver a Vossa Exca. a copia do officio do prefeito interino do Algarve, que acompanhou o se Vossa Excellencia, datado de 30 de Janeiro ultimo, que versa sobre mu ter sido eleito, na do Algoz do Concelho de Silves, o respectivo juiz de paz, dando-se por motivo não haver ali actualmente um só homem, que saiba ler, afim de que o Governo dê provisoriamente o remedio, na forma da lei, cumprindo-me dizer a V. Exca., tambem em consequencia de decisão d'esta Camara, que alguns dos Deputados para aquella provincia ponderara não ser exacto, o que se diz na representação da Camara de Silves, a qual o referido prefeito se refere, a respeito de não haver na citada freguezia individuos, que saibam ler, para poderem pleitos juizes de paz.

Deus guarde a V Exca. Palacio das Cortes, em 5 de Fevereiro de 1835 - Excellentissimo e Reverendissimo Sr. Bispo Conde, Fr Francisco, Ministro e Secretario d'estado dos Negocios do Reino - Francisco Xavier Soares d'Azevedo. Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Excellentissimo e Reverendíssimo Sr. - Requerendo um dos Membros d'esta Camara que se communicasse a V. Exca. que haviam aqui objectos a tratar, para cuja illucidação minto conviria que V. Exca. se achasse presente, e anuindo a isto a Camará em secção d'hontem, assim tenho a honra de o participar a V Exca. para seu conhecimento.

Deus guarde a V. Exca. Palácio das Côrtes, em 5 de Fevereiro de 1835 - Excellentissimo e Reverendissimo Sr Bispo Conde, Fr. Francisco, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 6 DE FEVEREIRO.

Ás dez horas e tres quartos disse o Sr Presidente = Está aberta a secção.
O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo verificou, pela chamada a que procedeu, acharem-se presentes noventa e um Srs. Deputados, faltando com justificado impedimento dezenove - a saber--os Srs. Elias d'Oliveira - Pereira do Carmo - Vieira da Mota - Augusto de S. Paio - João d'Oliveira - Soure - Lardier - Joaquim da Silva - Avilez Zuzarte - Morão - Pinto Basto - Figueiredo Freire - Silva Pereira - Neves Mascarenhas - Campean - Bandeira de Lemos - Mouzinho da Silveira - Cardoso Castello Branco - Northon.

O Sr. Deputado Secretario Souza Queiroga leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Geâo - Sr. Presidente, mando para a meza a declaração do meu voto, na secção d'hontem, que e a seguinte:

"Declaro que na secção d homem fui de voto, se approvasse, na sua generalidade, o projecto das indemnisações apresentado pela Commissão, e se discutisse, quanto antes, na sua especialidade Palacio das Cortes 6 de Fevereiro de l855 - O Deputado Sousa Geão.

O Sr. Aguiar leu a seguinte declaração.

"Na secção d'hontem de parecer que se pozesse á votação o projecto discutido, na sua generalidade, sobre a indemnisação dos prejuizos causados aos subditos fieis da Rainha, em consequencia de sua fidelidade, e de sua adhesão a Carta Constituicionaal, e declarei que o approvava, reservando-me para fazer as emendas e limitações, que a discussão especial mostrasse deverem ter logar. Sala das secções, em 6 de Fevereiro de 1835 - Joaquim Antonio de Aguiar - Francisco de Paula Azevedo - José Teixeira de Aguiar - Antonio Joaquim Barjona - Francisco Affonso Chaves e Mello - Antonio José Lopes Alheira - Jeronimo