O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 96)

a mesma proposta também tinha ou|r$ parle pela qual foi convidado o Sr. Sinval, q^e pa,reee }he disputa o logar, para lambera vir á, barra s ou inundar os documentos. Ora, etn virtude desta decisão ofncíei a ambos estes senhores, e entendo que a Cangara não pôde tomar decisão alguma sem o Sr. Sjnva! «ir á barra, ou mandar os doc-umentos.

O Sr. Ferreira de Castro: — Eu quisera saber- se ba tempo para o Sr. Siuval ter recebido a participação.

O Sr. Secretario ÍLebello de Carvalho: — Eu n^an» do saber á. Secretaria o dia era que se lhe fez a par*^ ticipacâo. •.-•

O Sr, Aguiar*. •**• Peço que se pergunte também , se consta q»ie eíle a tenha recebido.

O Sr. Alberto Carlos: — Eu não estava na Camará $' quando se tomou essa decisão, mas e certo que fosse eoffio fosse, deve ter uín termo, porque elle pôde não responder, e não havemos de esperar sempre : e preciso que o Sr. Secretario informe quando provavelmente pôde vir a resposta , e dar . p^.ra ardera do dia a decisão, porque está abi o Sr. José Vaz ba 40 dias á espera.

O Sr. Secretario R. de Carvalho: — A participação foi no dia 11 deste mez.

O Sr. Aguiar : —Ê' necessário que a Caçoara não seja coníradictoria; não sei se se deliberou bem ou mal y mas resolveu-se que se participasse ao Sr. Sin-Val que se quisesse podia vir aqui advogar seus direitos, ou mandar documentos, e então e' necessário dar um terRpo rasoavel para que elle venha.

O Sr. Ferreira de Castro: — Eu convenho tam* beua que e necessário dar um tempo rasoavel para o Sr. Sinval poder responder, e entendo que elle não podia ainda responder, até porque me consta que não escrevei! sobre tal assumpto aos que costumam receber suas cartas, e que não deixariam de recebe-las quando se tractava d'um negocio ião importante^ For consequência convenho etn que se espere ale' ao correio seguinte.

O Sr. Aguiar: — Nesse caso, declaro que o Sr, Deputado não convém comigo, porque não quero que se espere ate ao correio que vem; quem sabe se elie está no JPorto, ou se recebeu a carta? Por consequência o primeiro passo necessário é certificar-nos de que elle recebeu a participação, c depois fixar um prazo , o mais curto, para eiía poder,chegar á Capitai.

O Sr. Passos (Manoel): —Eu estsvè nqscorredo-rea com o Sr. José Vaz Lopes ; n§.o ha já nenhuma dúvida do facto, e então a questão vem a reduzir-se a este ponto: se urn empregado inamovível, que tem a residência de' anno e dia , ruas que durante elle esteve ausente do íogar onde exerce o emprego, com licença do Governo, se por esse facto perdeu o direito de residência. Collocada assim a questão, não ba necessidade nenhuma de elíe. vir.

-O Sr. Cosia Cabral: *-*- Parece- me que. não-e agora occasião de discutir este negocio: traçta-se de saber o modo de executar uma decisão tomada pela Gamara; decidiu-se que se chamassem esses senhores á barra, ou que mandassem documentos ou Procuradores: é preciso, como djsse o Sr. Aguiar, que se saiba £e o Sr. Sinval recebeu o Oíficio, e se quer vir ou não. Por consequência espero que se decida na conformidade do que disse o Sr. Aguiar, e não se íracle úa, questão principal.

O Sr, Alberto Cario,*'. — Não quero impugnar a decisão da Gamara, mãe que se nao^^stencia de um. modo absurdo- E' necessário haver um prazo dentro do qual se espere; porque pôde o Sr. Deputado não ciar resposta, e esta Gamara não ha de andar por esse Reiao atraz de una Deputado. Parece-me, que se podia fixar o dia $5 , que dá tempo de sobejo para elle responder; e se ejle cá não estiver então, não faz falta porque a quesito, como disse o Sr. Passos ( Manoel) não precisa da sua presença» porque o§ factos são conhecidos. ( /^bses—vetos j^yolos)

O Sr. Presidenta : -r- Eu vouprop$f $ requerimento do SF. Alberto Carlos, que pede que ۤt,e negocio fique adiado par$ se tractar delle no 4in 25.

Assim se resolveu.

O Sr. César de Vasçoncellos: — O Congresso Constituinte tinha -estabelecido ura systema, quanto aos requerimentos particulares para serem lançados na caixa; não sei qual será o.systema que esta Gamara quererá adoptar este anno: eu te.nho alguns requerimentos e sem a Camará decidir este negocio, não me attrevo a apresenta-los.

A Camará resolveu que fossem lançados na caixa.

O Sr. Midosi: — Reparei que na acta estou da-do como tendo faltado será causa justificada: creio que V. Ex.* e a Camará me fazem a justiça de suppôr que não faltaria se motivos muito justificados ^me não obrigassem a faltar. Aproveito esta occasião paradeclarar que se estivesse hontern presente teria assignado, e votado o Parecer da Commissào de Poderes sobre o Sr. Bispo Conde ; estimei muito ver que a Camará decidisse com a costumada circumspecção e prudência a respeito de um de seus mais dignos ornamentos. Mando uma declaração neste sentido para ser lançada na Acta.

O Sr. Agostinho Líbano: — A Commissào de agricultura acha-se installada, tendo nomeado para seu Presidente, o Sr. Joaquim Filippe de Sotire, Secretario o Sr. Queiroga, e Relator, Albano.

O Sr. fascònceílos Pereira:— A Commissào de Marinha nomeou para seu Presidente o Sr. Barão de Monte Pedra!, Secretario o Sr. Grijó, Relator, Vasconcelios Pereira.

^O Sr. Ferreira de Castro:—Quantas Coirtmis» soes restam a nomear ?

O Sr. Presidente: — Resta unicamente a das vi-* nhos,

O Sr* Ferreira de Castro:—Cíeio que ha outra de muita importância, que é a de izafracções de Constituição.

O Sr. Presidente:-*-*-Vou^^ propor á Camará, se quer, que se nomeie uma Commissào d'Infracçôes de Constituição.

Assim se resolveu.

ORDEM DO DIA.

Eleição de Commissães.

O Sr. Presidente: — Vai-se nomear a Commis» especial de vinhos ; as listas devem conter 9 nomes.

Correu-se o escrutínio, e tendo entrado na urna 86 listas, obtiveram maioria absoluta