O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

divisões em partes aliquotas; e alem dislo a incerteza do padrão que não tem, para assim me explicar, a base invariável na natureza.

Adopto pois o systerna métrico em toda a sua amplitude, salvas as denominações, que não rejeito se não pela difficuldade que trariam ; mas convenho em que senão percam de vista, que se ensinem, e para o futuro, depois de passada uma geração, quando á força de repelir-se nas escolas primarias esses nomes virem a significar ide'as, as mesmas ideas em geral, então será fácil ordenar a sua adpção, e só então o será.

Sr. Presidente, não cançarei mais a Camará com as observações que me occorreram, depois mesmo que entrei nesta Casa. Declaro que adopto, por intima convicção de que e o melhor, o systema métrico estabelecido pela Commissão; mas não desejo que a sua adopção seja rápida ; nem votarei que sem ter todos os preparatórios, a façam acceitar pelos povos; desejo que se estabeleça um praso antes mais extenso do que menos, depois do qual a lei ha de obrigar ao uso dos pesos e medidas em todas as transacções publicas. Antes da expiração deste praso deve estabelecer-se outro menor para ter logar a adopção do novo systema nas repartições do Estado e corporações scientificas.

Ha algumas e muitas omissões no projecto: tenho

vários additamcntos para lhe oíferecer, o que terá logar no decurso da discussão dos seus artigos.

O Sr. Presidente: —• Não sei se o Sr. Depula-do quer fazer alguma proposta no sentido em que f aliou.

O Sr. Fonseca Magalhães : — Este projecto .não pôde ficar assim ; não pôde conter só os artigos que tem ; porque havemos de prover em quanto ásreduc-çõe.;i. Em fim, do que se tracta é de adoptar o principio: esse adopto-o, com as condições que acabo de -expor.

Não havendo quem mais pedisse a palavra^ julgou-se a matéria discutida, e foi approvado o projecto na sua generalidade,.

O Sr. Silva Cabral: — Requeiro que se dispense o regimento quanto ao espaço, que deve mediar entre a discussão geral e a especial, para que na Sessão seguinte se discuta na especialidade este projecto.

dssim se venceu.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã, e' na primeira parte a ultima redacção da lei dos for a es — e na segunda parte a discussão especial do projecto n.° 136. Está levantada a Sessão,— Eram qnasi três horas da tarde.