O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

225

Por tanto, Sr. Presidente, eu não quero incomino-dar mais a Camará ; e mesmo porque a hora já deu; declaro que o meu adiamento.não é para aCommis-são Iractar indefinidamente desta matéria ; muito ao contrario e para a traclar com toda a proficiência possível; porque ella tem summa gravidade e importância na divisão dos trabalhos (Apoiados)' portanto creio, que lenho explicado ú Camará, que as minhas intenções não eram, por modo nenhum, o querer r.m adiamento indefinido: neste sentido e que eu fiz as minhas reflexões.

O Sr. Presidente:—A. hora já deu; entretanto esta questão está acabada ; porque terminou a inscri-pção ; e por tanto intendo que deve votar-se sobre ella (/Ipoiqdos); mas acabo agora de ser informado, de que se acha nos corredores o Sr. D. Francisco de Almeida para prestar juramento; e por tanto parece-me que a Camará quererá, em primeiro logar, proceder.a este acto (Apoiados}.

Foi introduzido na Sola o Sr. D. Francisco de Almeida, que prestou juramento, e tomou assento. : O Sr. Nogueira Soares: — Com o adiamento discutiu-se ao mesmo tempo a matéria, e eu creio que nós perdemos muito, se esta questão ficar para amanhã: por-isso parecia-me conveniente,'que se proro-gasse a Sessão, para se votar, primeiro o adiamento, ti depois a these geral da Proposta (Apoiados}.

A Camará resolveu que KC proragasse a Scssáo ate findar esta questão.

O Sr. Dias e Sousa: — li u. desejo que V. Ex.* tenha a bondade de me declarar, sem o que eu não

posso votar, se acaso a approvação da Proposta in-volve a approvação dos termos ou melhodo a seguir para as Secções ?

O Sr. Presidente:—A minha idea era, que a these geral não involvia a approvação dos termos ou rnelhodo a seguir para as Secções (Apoiados), (f^o-zcs:—Votos, votos). Ha quem peça votos ;'uias eu não posso deixar de dar a palavra aos Senhores que a pediram, porque não é esse o meio de pedir que termine uma-discussão.

( /Jlguna Srs. Deputados cederam da palavra).

O Sr. Jerem/sas Mascarenhas:—Cs Srs. -Deputados que estavam inscriptos para fallar, cederam da palavra, e por tanto eu peço a V. Ex.u que lenha a bondade de consultar a Camará, se a matéria está suflicienlemcnltt discutida.

Julgou-se discutida.

O Sr.- Presidente:—O» Srs. Deputados, que forem de opinião, que a Camará deve dividir-se em Secções, sem entrarmos por ora no methodo, porque ha de ?er dividida, tenham a bondade de levantar-se.

Foi appr ovado.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para áma-riliã é a discussão na especialidade da Proposta do Sr. Derramado, e o mais que houver. Está levantada a Sessão. —Eram quatro horas e um quarto da tarde.

O RKDACTOU,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N: 16.

21

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanc/ics.

'hatnada. — Presentes 80 Srs. Deputados. Abertura^—Ao meio dia. Acta. — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFLCI.OS: — I." Do Sr. Deputado Conde da Ponte (D. João) participando que não podia comparecer á Sessão de hoje por motivo de moléstia.—Inteirada.

.2.° Do Sr. Deputado eleilo Francisco António 'Barroso, communicahdo ler chegado á cidade do Porto, e que em consequência do máo tempo não tem podido soguir viagem. — Inteirada.

3.° Do Presidente da Commissão dos possuidores de Títulos de Divida Fundada, acompanhando exemplares impressos das Representações dirigidas ao Governo e á Junta do Credito Publico, sobre o Decreto de 3 de Dezembro ultimo, para serern distribuídos pelos Srs. Deputados. — Mandaram-se distribuir.

O Sr. Secretario ( Rebellodc Carvalho) : —Ha um Cilicio do Sr. Arnaldo Vanzeller, dirigido á Junta Preparatória, em que elle renuncia o logar de Deputado.— Rcrnelte-se agora á Cornmissão de Verificação de Poderes. ••

C Sr. Presidente: —Ha na Mesa alguns Rcquc-Voi- 1..°—J AN [-IRO— 1052.

rimentos para segunda leitura, mas o Sr. Ferre r' pediu a palavra como Relator da Commisòão de Verificação de Poderes, naturalmente para apresentar algum Parecer sobre o diploma de algum Sr. Deputado, e por isso tem a palavra com preferencia.

O Sr. Ferrcr: — Leu o seguinte

PARECER N.° 5 — A. —A primeira.Commissãòde Verificação de Poderes examinou, e achou conformes ns diplomas dos Srs. Deputados João Feio Soares de «Vzevedo c por Braga, Francisco José Vanini de Castro e por Chaves, Joaquim Rodrigues Ferreira Pontos por Moncorvo; e de parecer que sejam proclamados Deputados da Nação Portuguczn : o mesmo em quanto ao Sr. José' Manoel Ferreira po'r Bragança, Barão das Lages por Pena fiel, Manoel de Almeida Pessanha por Bragança, c João Pedro de Almeida Pessanha por Moncorvo.

Sala da Cornmissão, (3l de Janeiro de 1.852.— José Caetano de Campos—y. Ferrcr — /. de Mello Soares e Pasconccllos—António Maria Ribeiro da Costa Hultrcnum.

l''oi logo dpprovtido—E cm seguida proclamados Deputados os Srs. Soares de Azevedo, Vanini de Castro, Ferreira Pontes, J. M. Ferreira',' Barão das Lages, Pessanha (Manoel), Pessanha (João Pedro).

É introduzidos na Sala com as formalidades do estilo, ellcs e o Sr. Mendes Leal, prestaram o juramento e tornaram assento.

O Sr. Presidente: — Vai agora proceder-se á se-