O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

139

SESSÃO DE 24 DE JANEIRO DE 1873

Presidencia do ex.mo sr. José Marcellino de Sá Vargas

Secretarios—os srs.

Francisco Joaquim da Costa e Silva

Ricardo de Mello Gouveia

SUMMARIO

Terceira leitura do projecto de lei do sr. Luciano de Castro, para a reforma da carta; não é admittido á discussão, em votação nominal— Continua a discussão do projecto de resposta ao discurso da corôa: falla o sr. deputado Santos e Silva.

Chamada — 69 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs. Adriano Machado, Adriano Sampaio, Agostinho de Ornellas, Agostinho da Rocha, Rocha Peixoto (Alfredo), Braamcamp, Cerqueira Velloso, Pereira de Miranda, Cardoso Avelino, Correia Caldeira, Barros e Sá, A. J. Teixeira, Antonio Julio, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Falcão da Fonseca, Augusto Godinho, Sousa Lobo, Zeferino Rodrigues, Barão do Rio Zezere, Carlos Ribeiro, Claudio Nunes, Pinheiro Borges, E. Tavares, Vieira das Neves, Francisco Mendes, Correia de Mendonça, Francisco Costa, F. M. da Cunha, Pinto Bessa, Guilherme de Abreu, Quintino de Macedo, Silveira da Mota, Perdigão, Frazão, Santos e Silva, Candido de Moraes, Assis Pereira de Mello, Barros e Cunha, J. J. de Alcantara, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Mamede, Matos Correia, Lobo d'Avila (Joaquim), Bandeira Coelho, Dias de Oliveira, Guilherme Pacheco, José Luciano, Lobo d'Avila (José), Moraes Rego, J. M. dos Santos, Sá Vargas, Menezes Toste, Nogueira, Mexia Salema, Teixeira de Queiroz, José Tiberio, Luiz de Campos, Affonseca, Pires de, Lima, Rocha Peixoto (Manuel), Alves Passos, Paes Villas Boas, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, D. Miguel Coutinho, Pedro Roberto, Ricardo de Mello, Visconde da Arriaga, Visconde de Montariol.

Entraram durante a sessão — Os srs. Osorio de Vasconcellos, Teixeira de Vasconcellos, A. J. Boavida, Arrobas, Barjona de Freitas, Saraiva de Carvalho, Carlos Bento, Conde de Villa Real, Van-Zeller, Melicio, Dias Ferreira, Rodrigues de Freitas, Costa e Silva, José de Mello, Pinheiro Chagas, Pedro Jacome, Placido de Abreu, Visconde de Moreira de Rey, Visconde dos Olivaes, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Não compareceram á sessão — Os srs. Albino Geraldes, Soares de Lencastre, Francisco de Albuquerque, Gonçalves Cardoso, Lampreia, Bicudo Correia, Silveira Vianna, Palma, Jayme Moniz, J. A. Maia, Baptista de Andrade, Klerck, Figueiredo de Faria, Lourenço de Carvalho, Thomás de Carvalho, Visconde de Valmór.

Abertura — Á uma hora e meia da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officios

1.° Do ministerio da guerra, enviando 120 exemplares das contas do mesmo ministerio relativas á gerencia de 1871-1872 e do exercicio de 1870-1871.

2.° Da santa casa da misericordia de Lisboa, remettendo 100 exemplares do relatorio e contas da gerencia da mesa do dito estabelecimento, no anno economico de 1871-1872.

Para a secretaria.

Declaração

Dou conhecimento á mesa e á camara de que se acha installada a commissão de guerra, nomeando para presidente o sr. barão do Rio Zezere, e a mim para secretario, e havendo relatores especiaes para se occuparem dos assumptos que á commissão forem dirigidos. = Cunha Monteiro.

A camara ficou inteirada.

15

Requerimentos

1.° Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, seja remettida a esta camara, copia da correspondencia entre o mesmo ministerio e a direcção da companhia utilidade publica do Porto, ácerca do pagamento da contribuição bancaria.

Sala das sessões, em 21 de janeiro de 1873. = José Joaquim Rodrigues de Freitas.

2.° Requeiro que, pelo ministerio da guerra, seja enviada com urgencia nota do dia em que foi passado á reserva o furriel Alvaro Pinto de cavallaria 3, ultimamente addido a cavallaria 4.

Sala das sessões, em 21 de janeiro de 1873. = Mariano Cyrillo de Carvalho.

3.° Requeiro que, pela alfandega grande de Lisboa, seja com urgencia remettido a esta camara um mappa estatistico do rendimento annual dos relogios com caixas de oiro e prata, despachados desde 1837 inclusive, até 1872 inclusive, com designação da taxa que pagaram, assim como do seu rendimento respectivo.

Sala das sessões, em 21 de janeiro de 1873. = Zeferino Rodrigues.

Foram remetidos ao governo.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á terceira leitura da projecto de reforma da carta, apresentado pelo sr. Luciano de Castro.

Leu-se na mesa o projecto.

(Está publicado a pag. 120 a 126 do Diario da camara dos senhores deputados do anno de 1872, na sessão de 24 de janeiro.)

O sr. Santos e Silva (para um requerimento): — Requeiro a v. ex.ª votação nominal.

Consultada a camara, resolveu afirmativamente.

O sr. Presidente: — Vae fazer-se a chamada.

O sr. Adriano Machado: — Não sei como hei de votar, porque, não tendo assistido ás ultimas sessões, não estou ao facto do que se tem passado.

O sr. Presidente: — Trata-se de se admittir ou não á discussão o projecto de reforma da carta apresentado pelo sr. Luciano de Castro.

O sr. Adriano Machado: — O que digo a v. ex.ª é que não estou muito habilitado para votar, porque não sei bem como está redigido esse projecto.

O sr. Presidente: — Sobre isto não póde haver discussão. O projecto foi agora lido. Se o sr. deputado quer, lê-se de novo.

Fez-se a chamada.

Disseram approvo os srs.: —Braamcamp, Cerqueira Velloso, Pereira de Miranda, Saraiva de Carvalho, Carlos Ribeiro, Claudio Nunes, conde de Villa Real, Pinheiro Borges, Francisco Mendes, F. M. da Cunha, Pinto Bessa, Silveira da Mota, Santos e Silva, Candido de Moraes, Assis Pereira de Mello, Melicio, Barros e Cunha, J. J. Alcantara, J. T. Lobo d'Avila, Bandeira Coelho, José Luciano, J. M. Lobo d'Avila, Menezes Toste, Teixeira de Queiroz, José Tiberio, Luiz de Campos, Pires de Lima, Paes Villas Boas, Mariano de Carvalho, D. Miguel Coutinho.

Disseram rejeito os srs.: — Adriano Sampaio, Agostinho de Ornellas, Agostinho da Rocha, Rocha Peixoto (Alfredo), Cardoso Avelino, Correia Caldeira, Barros e Sá, A. J. Teixeira, Pinto de Magalhães, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Falcão da Fonseca, Augusto Godinho, Sousa Lobo, Zeferino Rodrigues, barão do Rio Zezere, Eduardo Tavares, Vieira da