O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE JANEIRO DE 1888 245

Devem ser os que foram recebidos hoje, ou hontem, referentes aos factos que tenham occorrido nos concelhos de Anadia. Mealhada e Oliveira do Bairro.
( S. exa. não reviu.) sr. Ministro da Fazenda (Marianno de Carvalho): - Eu cumpri a promessa que fiz, mandando pedir ao sr. presidente do conselho os telegrammas que tivesse ácerca de questões de ordem publica. S. exa. mandou-me dois telegrammas a respeito de Braga, referindo os factos que já eram conhecidos, e esses telegrammas foram logo apresentados ao sr. José Novaes, que foi quem os pediu.
Agora sei mais, por communicações que me fizeram os dois meus collegas presentes, que, ha duas ou tres noites, não sei quem, provavelmente malfeitores e não politicos, entraram na adega de um proprietario progressista da Mealhada, abriram as torneiras dos toneis onde havia vinho e aguardente, de que se perdeu grande quantidade.
Sei mais, e pelo mesmo modo, que uns garotos, de noite, atiraram pedras ás janellas da casa do sr. dr. Alexandre de Seabra, sogro do sr. presidente do concelho, em Anadia. Esses garotos foram presos e entregues ao poder judicial, que procederá como for de justiça, não só para os Castigar, senão tambem para descobrir quaesquer mandantes.
De resto a ordem publica não foi alterada na Bairrada.
(S. exa. não reviu.)
O sr. Franco Castello Branco: - Para mim fica bem accentuado o facto de que não foram mandados para a mesa os telegrammas que porventura o governo tenha recebido, hontem ou hoje, ácerca dos acontecimentos occorridos nos concelhos que compõem a região conhecida pela denominação de Bairrada. D'ahi concluo que o governo não recebeu telegramma algum a este respeito, nem hontem, nem hoje.
O sr. Ministro da Fazenda (Marianno de Carvalho): - Os telegrammas que se pediram foram sómente os que só referissem a questões de ordem publica. A este respeito o sr. presidente do conselho só tinha os dois telegrammas de Braga de que já fallei e de que tomou conhecimento o sr. Amorim Novaes.
O sr. Presidente: - Amanhã ha trabalhos em commissões. A ordem do dia para sexta feira é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas e um quarto da tarde.

Redactor = S. Rego.