O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

262 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Refere-se esta renovação ao seguinte

Projecto do lei

Senhores. - Seja-nos permittido, no goso de um direito que nos assisto, chamar a vossa esclarecida, attenção para o estado em que se encontra a arma da cavallaria, e uso propor medidas do maior alcanço, porque as circumstancias do thesouro e não permittem, mas simplesmente as alterações que do justiça é fazer á organisação de 1884, a fim do que esta arma não constitua uma excepção, odiosa como todas as excepções que não se desculpam, entre as outras armas do exercito. Referimo-nos á maneira como está constituído o pessoal superior doa regimentos do cavallaria.

Ninguem ignora quo a arma de cavallaria, que parecia condemnada a desempenhar, na arte da guerra, um papel secundario, em seguida á adopção das armas portateis e de artilhem com o alcance do tiro que estas armas actualmente têem, se rehabilitava mais tarde, reoccupando o antigo e preponderante logar que outr'ora desempenhou. Os mais esclarecimentos escriptos militares são hoje unanimes a esse respeito.

As famosas expedições dos hulanos, durante a guerra franco-pruasiana, foram o prenuncio d'essa rehabilitação, a qual mais se accentuou na ultima campanha turco russa, ficando registadas como lendarias as arrojadas correrias do general Gurko que, pouco depois dos russos atravessarem o Danubio, transpunha os Balkans, aventurando-se até ás portas de Andrinopla, com surpresa geral de quem acompanhava com interresse as peripecias d'aquella campanha. Foram ainda a habilidade e rapidez, com que operou a cavallaria, que evitaram que Plewna fosse abastecida, o deputado da rendição d'esta praça, cuja defeza heroica, por parte de Osman-Pachá, está na memoria de todos, foi tambem essa arma que preparou o prompto aniquilamento da defeza turca.

Estas provas praticas, cujus effeitos foram escrupulosamente estudados, chamaram a attenção para aquella arma, e as nações previdentes ampliaram os seus exercitos com mais corpos d'essa indole, dotando-os com melhoramentos attinentes a que a sua mobilisação seja, para assim dizer, instantanea. D'este modo, a França, por exemplo, onde são destinados seis dias para que a artilheria, e a infanteria passem de pé de paz ao pé de guerra, reserva apenas quarenta o oito horas para identica operação na cavallaria.

E comprehende-se esta desigualdade, doado que é esta arma que inicia as hostilidades, por vezes apoiando a artilheria, e sempre adiantando-se em correrias, preparando a invasão.

Entre nós, triste é dizel-o, muito ha que fazer para que a cavallaria esteja á altura da sua missão, quer com elemento essencial invasor, quer cobrindo as retiradas, já batendo-se a cavallo, já combatendo a pé, como com frequencia a isto póde ser forçada, o que tem dado margem a que seja designada infanteria a cavallo. Indicar e propor os meios para que ella attinja esse desideratum, taxar-se-ía n'esta occasião de ocioso, porque as despezas a realisar seriam avultadas, porventura iriam muito alem dos nossos actuaes e parcos recursos financeiros. Mas nem por isso se deve deixar de procurar, dentro de modestos limites, quo só caminho para o aperfeiçoamento, nivelando desde já, pelo que respeita ao numero dos officiaes superiores, as differentes armas.

Reconhecer que dois majores são indispensaveis para a instrucção, administração e boa organisação nos corpos de infanteria, de artilheria montada e até de engenharia e de artilheria do posição, e fazer excepção para a cavallaria, cujo serviço é tão complexo e demanda, para bem cumprido, muita intelligencia, applicação e actividade, não se justifica, nem sequer desculpa.

Em 1884, quando se procedeu a reforma do exercito, se poderia ter imperado, para que se decretasse aquella anomalia, o facto, que no nosso para tanto se tem, infelizmente, em linha do conta, da promoção em cavallaria estar mais adiantada do que na infanteria, embora estivesse já mais atracada do que no estado maior, na engenheria e artilhem.

Mas ha tempo que desapparecem este obice, se obice se póde denominar a desigualdade de então. É a arma do cavallaria aquella em que, pelo seu trabalho violento, a saude e a vida mais se gastam, e todavia é ella a que actualmente está mais atrazada em promoção.

As seguintes informações, referidas a l de janeiro do corrente anno, dito d'isso perfeita idéa.

É em presença d'estas considerações que nós temos a honra do submetter á vossa esclarecida apreciação o seguinte projecto de lei:

Artigo 1.º A organisação do exercito de 30 de outubro de 1881 é modificada na parte relativa ao quadro dos officiaes superiores de cavallaria, sendo este augmentado com mais dez majores, a fim de que cada um regimento d'aquella arma tenha dois officiaes d'essa patente.

Art. 2. Fica revogada a legislação em contrario.

Lisboa, 3 de janeiro de 1888. = Sebastião Baracho - Marianno Presado = D. Jorge de Mello = Francisco Ravasco = F. J. Machado = José Gonçalves Pereira dos Santos.

Relação nominal do ultimo major em cada arma e no corpo de estado maior, relação referida a l de Janeiro de 1888

[Ver tabela na imagem.]