O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 158 .)

clivaraente constituídos no Continente e Ilhas Adjacentes.— A' Commissão de Instrucção Publica.

Outro do mesmo Ministério: — Acompanhando iodos os trabalhos, concernentes á uniformidade

Outro do mesmo Ministério: — Em que cora m u-nica que brevemente serão enviados a esta Camará os esclarecimentos reclamados pelo Sr. Silva Lopes, concernentes ao movimento dos expostos nos annos -de 1840 e 1841, e que ficam expedidas as convenientes ordens a alguns Governadores Civis, que ,faHam ainda a prestar os precisos esclarecimentos para a formação dos mappas exigidos. — A' Secretaria. --.-'.

Outro do mesmo Ministério: — Acompanhando vários papeis, relativos á emigração, que tem ha-\vido em diversos pontos do Reino e Ilhas adjacentes— eollegidos com outro processo sobre o mesmo .objecto. — A' Secretaria.

Outro do Ministério da Marinha e Ultramar: — "Acompanhando cem exemplares daConta Geral da Marinha peio anno económico de 1840 a 1841.— Mandados distribuir.

Uma Representação:— De vario» Farmacêuticos

. O Sr. (Castilho: -=— Julgo-que essa Representação «deve ir á Commissão de ínstrucção Pu'b!ica ; porque o que requer a Academia Lusitana , e que Ilie seja conferido um gruo académico, e por isso julgo q«e e' objecto pertencente a eóta C<_ p='p' de='de' á='á' e='e' missão='missão' saúde='saúde' não='não' publica.='publica.' m='m'>

O Sr. Secretario Peixoto: — O costume e estas Representações irem á Cornmissão de Saúde Pu-Wica. .

~ O Sr. Castilho': — Mas eu julgo* que a h Mi a duas ordens de Requerimentos apresentados peia Sociedade; ha mu em que pede a reforma dos estudos 'e que se crie alli unia Aula especial corno a Escola Med-ico-Cirurgica , e que se lhe confira urn gráo .académico, è outro pedindo varias providencias.

O Sr. Secretario Peixoto: — Isto é um objecto, que versa sobre Boticas, e e por isso que é remet-t.ida á Comrnissão de Saúde Publica.

*rf- Canwra decidiu que fosse r eme t tida á Commissão de Saúde Publica.

Cinco Re'i>resentaçÕes : — Dos 'Farmacêuticos de Braga, Viila do Conde , Villar de Frades, Vidi-gneira-, e Caldas da Rainha, todas tendentes a pedir que se alleivda á Representação da Sociedade ^Farmacêutica Lusitana , rel-aliva á prelenção do Conselho de Saúde Publica do Reino,, sobre emolumentos das visitas ás Boticas, —/í' Commissão de Saúde Publico.

Outras cinco:— Dos habitantes dos Concelhos de Por.talegre , Crato , Veiros», Niza , e- Alpalhâo, apfessntadas pelo Sr. Brandão e Sousa, nas quites ,pe,dem que se. converta ern Lei o Projecto apresentado pelo Sr. Mousinho d'Albuquerque , sobre melhoramentos da cornmunicações internas. — /?' Commissão d' Administração Publica. •' Qul.ra : — Do& Sargentos Ajudantes, Sargentos

ço dos primeiros postos na sua arma, ou o direito ao despacho d'Alferes por antiguidade em concorrência coni .os Officiaes d'lufauU;ria.— A* Commissão de Guerra,

Outra: — Da Camará Municipal doConcelhoda Covilhã, apresentada peio Sr. J. M. Grande, na qual pede a adopção do Projecto sobre a exiinccão das Contadorias. — A Commissão de Fazenda. .

Outra: — Da Junta de Paroclúa e vizinhos da Freguesia de S. Jeronymo, apresentada pelo Sr. Barão de Leiria, na qual pedem o Convento e Ct?r-ca de S. Faustino. •—/f Commissão de Fa%enda.

Outra:—Dos Empregados'reformados do Arsenal de Marinha e da Real Cordoaria, apresentada ^ pelo Sr. Amaral, pedindo que s« lhes pague pelas suas respectivas "Repartições. —A'-Commissão de Fazenda. -

O Sr'. .Barão de Leiria: — É para mandar para a Mesa o Parecer da Commissào de Guerra, sobre a Proposta apresentada pelo Sr. Deputado Ferreri : eu não sei se e costume ler estes Pareceres , ou se se mandam somente para a Mesa. (Publicar-se-ha quando entrar em discussão}.

O Sr. Presidente:— Basta lerem-se na Mesa.

O Orador: — Aproveito esta occasiào para em nome da mesma Commissão pedir d Camará, que conceda que se reunam a ella os Srs. Queiroga, e Pereira Pinto. . > •

O Sr. Presidente:—Tenha a bondade de mandar para a'Mesa por escripto o seu Requerimento.

(Leu-se na Mesa o seguinte)

RIÍQUEIUMENTO. — Requeiro, por parte da Commissão de Guerra, que se lhe reunam os Srs. Deputados Queiroga , e Pereira Pinto. — Barão de Leiria. • -

A Camará approvou o Requerimento.

O Sr. Barão de Leiria: — E para enviar para a Mesa uma'Representação do Presidente da Camará Municipal e trtoradores do Concelho -de Valladares, reclamando contra a Proposta feita pela Junta Geral do Distriçto de Vianna, sobre a e.xtlncção da-quellè Concelho, ^ :

O Sr. Presidente: —^Fica na Mesa a Representação para se lhe dar o competente destino. Igualmente vou dar a palavra aos Srs. Deputados que a tinham pedido para antes da ordem do dia.

O Sr. João Elias : — Participo á Câmara , que por doente não pôde comparecer hoje á Sessão o Sr". Alheira. • .

O Sr. Per és da Silva:—Com magoa minha, Sr. Presidente ,, me levanto para fazer uso da palavra que pedi. Digo com magoa minha, porque eu ti* nhã assentado nem accusar, nem censurar, riem queixar-me do procedimento do Governo, por mais iliegal, .e injusto que fosse; visto a experiência de quatro annos ler-rne ensinado que ora inútil esta via, e que o único meio que restava era contemporizar , esperando que a Providencia se lembrasse dos Povos do Ultramar, porque a Carta ou Constituição ate o presente era um papel escripto, ou o cymbalum tiniens.